PUCRS figura em ranking internacional como a melhor universidade privada do Sul do Brasil

Entre as instituições de ensino superior privadas, Universidade é elencada como a melhor da Região Sul e segunda melhor do País

27/10/2023 - 17h29

A PUCRS é a melhor Universidade privada do Sul do Brasil avaliada pelo ranking. / Foto: Giordano Toldo

Mais uma vez, a PUCRS é destaque entre as universidades da região Sul e do Brasil: foi divulgado, nesta quinta-feira (26), um novo levantamento Times Higher Education (THE) World University Rankings 2024. Nele, a Universidade aparece como a 11º melhor do Brasil, tendo a posição mais alta entre as seis instituições gaúchas que aparecem no ranking – além disso, ocupa o 2º lugar entre as melhores universidades privadas do País. Já na região Sul, ocupa o 3º lugar na posição geral e o primeiro lugar entre as instituições privadas do Sul. 

Nesta edição, o THE analisou 1.904 universidades em 108 países, sendo 67 instituições brasileiras. Os critérios de avaliação do ranking se baseiam em uma metodologia chamada WUR 3.0, que leva em consideração o desempenho das instituições avaliadas em cinco áreas: ensino, ambiente de pesquisa, qualidade de pesquisa, indústria e perspectivas internacionais. 

De acordo com o reitor da Universidade, Ir. Evilázio Teixeira, o reconhecimento vai ao encontro do contínuo aprimoramento do trabalho desenvolvido nestas áreas e reforça o compromisso da instituição com o impacto positivo na sociedade, a produção de conhecimento e o ensino de excelência. 

“O que os rankings apontam é sempre o potencial da nossa comunidade universitária que cada vez mais gera impacto não apenas na nossa cidade, mas no País e no mundo. Baseado em resultados de 2022 e apontando crescimento, este ranking também é mais uma prova da nossa dedicação em manter a excelência no ensino e na pesquisa”, reforça. 

PUCRS é destaque em diversas áreas do conhecimento 

Além da pesquisa de colocação geral, a Universidade também marcou presença no World University Rankings by Subject 2024: trata-se de uma derivação do ranking geral, porém que avalia áreas de conhecimento individualmente. A metodologia global é recalibrada para cada disciplina/área, com as ponderações alteradas para se adequarem às suas peculiaridades. Além disso, esse ranking abarca não exclusivamente os cursos de graduação ou programas de pós-graduação, mas sim considera indicadores do ensino e da pesquisa juntos. 

Entre as onze áreas avaliadas pelo ranking, a PUCRS é destaque em oito: Negócios e Economia, Clínica e Saúde, Ciência da Computação, Educação, Engenharia, Ciências da Vida, Psicologia e Ciências Sociais. Além disso, a Universidade ocupa o primeiro lugar entre todas as instituições privadas do Brasil em três dessas áreas: Clínica e Saúde, Educação e Ciências da Vida.

Saiba mais sobre o ranking do Times Higher Education  

O Times Higher Education (THE) é um ranking britânico considerado um dos mais relevantes do mundo. A revista inglesa, que publica notícias e artigos referentes a educação superior, é afiliada ao jornal The Times, que anualmente elabora um conjunto de rankings considerado um dos mais abrangentes, equilibrados e confiáveis. O Brasil teve 65 instituições participantes. O ranking é elaborado com base em cinco indicadores principais e as instituições recebem uma pontuação para cada critério, que têm pesos diferentes para a nota final. Confira os resultados e a metodologia de avaliação utilizada em 2023. 

Leia mais 


Leia Mais Veja todas