PUCRS é considerada a melhor Universidade privada do Brasil

Ranking Universitário da Folha S. Paulo analisou as 40 instituições de ensino com o maior número de estudantes

13/11/2023 - 09h48

O Ranking Universitário da Folha (RUF) reconheceu a PUCRS como a melhor Universidade privada do Brasil. Realizado pela Folha de S. Paulo, o RUF é um dos principais da categoria no País, e é amplamente utilizado como referência na área de Educação, utilizando dados nacionais e internacionais, e pesquisas de opinião do Datafolha em cinco aspectos: pesquisa, ensino, mercado, inovação e internacionalização 

Foram analisadas 40 instituições como universidades, centros universitários, e faculdades com o maior número de ingressantes no país (de acordo com o último Censo da Educação Superior disponível), com base nos aspectos ensino e mercado. Além do reconhecimento enquanto Universidade, a PUCRS tem dois cursos de graduação presencial na primeira posição no ranking: Medicina e Comunicação.

Confira a colocação dos outros cursos* 

Segundo lugar
  • Propaganda e Marketing  
  • Computação  
  • Engenharia Química  
  • Filosofia  
  • Física  
  • Letras  

*Em relação às universidades privadas 

Terceiro lugar
  • Geografia  
  • Enfermagem  
  • Engenharia de Produção  

*Em relação às universidades privadas 


Ao comemorar a conquista, o reitor da Universidade, Ir. Evilázio Teixeira, destaca que a relevância do Ensino Superior frente às mudanças complexas e constantes na sociedade dependerá da capacidade de assumir um compromisso com a construção de um mundo melhor.
 

“Quando falamos em qualidade, nos referimos ao que hoje as instituições de excelência oferecem: educação para o trabalho, para o empreendedorismo e inovação, desenvolvimento científico e formação cidadã consciente dos desafios locais e globais. É isso que temos buscado. Nessa perspectiva, as universidades devem ser mais dinâmicas, fazer diferente para obter resultados diferentes. É nesse impacto real e positivo que a PUCRS, que em 2023 completa 75 anos de atuação, acredita. Essa conquista é resultado da dedicação diária de uma comunidade universitária engajada no desenvolvimento da educação superior”, ressalta.  

A PUCRS é destaque nacional e internacional 

O RUF avaliou 57 cursos da graduação presencial. / Foto: Giordano Toldo

No ano que completa 75 anos, a Universidade esteve presente em diversos rankings, nacionais e internacionais de ensino. Além do RUF, no Brasil, a PUCRS foi reconhecida como a segunda melhor Universidade privada do país pelo Ministério da Educação (MEC) e teve 11 cursos com nota máxima pelo Guia da Faculdade do Estadão. 

Nos rankings internacionais, a Universidade se destaca como melhor privada do Sul do país (Times Higher Education (THE) World University Rankings 2024); como uma das melhores universidades da América Latina (Times Higher Education (THE) Latin America 2023); melhor instituição privada de ensino superior da região Sul (QS World University Rankings 2024); se destacou internacionalmente no curso de Medicina, Filosofia, Ciência da Computação e Sistemas de Informação (QS World University Rankings by Subject 2023); e foi classificada como uma das melhores universidades privadas do mundo (Center For World University Rankings). 

Vestibular de Verão  

Ainda dá tempo de estudar na melhor Universidade privada do Brasil. A PUCRS está com as inscrições abertas para o Vestibular de Verão. A prova acontece no Campus, no dia 18 de novembro, presencialmente para todos os cursos da graduação presencial.  

ingresse NA GRADUAÇÃO EM 2024

Mestrado e Doutorado

Já terminou a graduação e quer seguir na carreira acadêmica? A PUCRS está com processo seletivo aberto para programas de mestrado e doutorado em diferentes áreas, como Ciências Sociais, Ciência da Computação, Economia, Medicina, Odontologia, História e Letras. Com a melhor pós-graduação do Brasil, de acordo com a Capes, a PUCRS conta com programas reconhecidos nacional e internacionalmente e possui uma estrutura completa que valoriza e incentiva a pesquisa e o conhecimento científico. As inscrições podem ser realizadas até o dia 1º de dezembro.

Faça mestrado e doutorado na PUCRS

Especialização e MBA  

Está buscando algo que se encaixa à sua rotina? A PUCRS conta com cursos de Especialização e MBA na modalidade presencial e online. A Pós-Graduação Lato Sensu é indicada para profissionais que estão buscando uma recolocação no mercado ou que querem se especializar em uma área específica.  

MATRICULE-SE NA ESPECIALIZAÇÃO E MBA


Leia Mais Veja todas