Tudo que você precisa saber para a volta às aulas em 2024

Alunas e alunos da graduação presencial da PUCRS começam um novo semestre nesta segunda-feira (26)

23/02/2024 - 11h00
novo semestre, volta às aulas presenciais

Volta às aulas terá programação especial para calouros e veteranos. / Foto: Igor Bandera

Um Campus cheio de possibilidades: é isso que calouros e veteranos irão encontrar ao chegar na PUCRS na próxima segunda-feira (26). O início das aulas do primeiro semestre de 2024 marca um momento especial para encontros, reencontros e descobertas. Listamos todas as informações necessárias para iniciar essa trajetória na PUCRS. 

Cronograma de Volta às Aulas

Para o retorno das aulas, a PUCRS preparou uma programação especial, com talks acadêmicos e de carreira, exposições culturais, aulas de violão para iniciantes, oficinas de meditação e mindfulness, e muito mais. Confira aqui!

Carteirinhas de estudante

Item essencial do/a aluno/a PUCRS! A entrega das carteirinhas será realizada na Coordenadoria de Atendimento ao Aluno (CRA), no prédio 15.

Cadernos PUCRS

O caderno desse ano foi pensado para você conhecer um pouco mais as possibilidades que a PUCRS oferece, além de trazer aquele toque de personalidade única que você poderá colocar nele!

Anote na agenda:

 Onde retirar: balcão de atendimento do Living (prédio 15) – em frente à PUCRS Store​

 Quando retirar: a partir de segunda, dia 26/2 até 29/3​

 O que preciso para retirar: carteirinha de estudante PUCRS ou número de ID de estudante para comprovação

 Quem pode retirar: alunos da graduação, mestrado e doutorado. Alunos de lato senso presencial irão receber o caderno nas Escolas.

Primeiros passos  

Busque os canais da sua Escola para a programação completa relacionada ao seu curso. / Foto: Igor Bandera

Calouro, não sabe como se achar no primeiro dia de aula? A gente te ajuda! No nosso site, na aba Sou Aluno, você encontra todas as informações sobre a Universidade, como o mapa do Campus, o calendário acadêmico, o Portal do Aluno e a plataforma Moodle, por exemplo. Você pode acessar clicando aqui.   

Veja a programação da sua Escola   

A PUCRS conta com sete Escolas diferentes e cada uma delas terá um cronograma específico de integração, que você pode conferir no site. Para mais informações a respeito de eventos estudantis, oportunidades acadêmicas e anúncios, o principal ponto de contato é a sua Escola. Acompanhe:  

Vai vir de carro?  

Para acessar o estacionamento da PUCRS, alunas e alunos precisam utilizar a carteirinha da Universidade, e o pagamento acontece mediante saldo disponível na própria carteirinha. A PUCRS conta com terminais de pagamento e recarga para adicionar saldo no cartão, além da possibilidade de recarga online – neste link. Lembre-se: estudantes credenciados pagam menos.   

O estacionamento pode ser acessado pela Av. Ipiranga (portões 1, 14, 16), Rua Professor Cristiano Fischer (4, 11), Av. Bento Gonçalves (9) e Rua Nelson Duarte Brochado (10). Acesse aqui mais informações sobre o estacionamento ou entre em contato com a Indigo pelo telefone (51) 3353-6331.   

Conheça os serviços PUCRS  

novo semestre

Foto: Igor Bandera

A PUCRS conta uma das maiores bibliotecas da América Latina. Com 14 andares e um acervo de 1,5 milhão de materiais, o espaço pode ser acessado também remotamente. Você encontra mais informações sobre a biblioteca aqui. 

O Campus também possui diversas opções de cafés, hambúrgueres, pizzas, sushis, lanches e buffet. Além do Restaurante Universitário que pode ser acessado exclusivamente por alunos/as e colaboradores mediante a apresentação da carteirinha. 

Leia também: Para além da sala de aula: conheça os serviços do Centro de Apoio Discente da PUCRS 

Conheça o espaço da ediPUCRS   

A editora da PUCRS fica localizada na sala 206, no prédio 5. Além da publicação de periódicos científicos, a ediPUCRS publica livros científicos e de literatura, nos formatos POD (print-on-demand) e digital, e também relatórios, anais de eventos e cartilhas. Não esquecendo que alunos/as da PUCRS tem 30% de desconto nos produtos da EdiPUCRS    

Orientações gerais de retorno ao campus  

Informações sobre matrícula, troca de curso, solicitação de documento, mensalidades, financiamento estudantil, ProUni, entre outros assuntos, fale com a Central de Atendimento ao Aluno. A Central fica no térreo do Living 360° (Prédio 15), e funciona das 8h às 21h; ou entre em contato pelo WhatasApp (51) 98443-0788.  

Precisa de alguma coisa?   

O Centro de Apoio Discente conta com serviços disponíveis a todos os alunos da Graduação e Pós-Graduação, nos turnos manhã, tarde e noite, de segunda a sexta-feira. Se você entende a importância de respeitar o seu tempo, sua forma de aprender e o momento de compartilhar dúvidas, sentimentos e emoções, estes serviços são para você.

O Centro pode ser acessado presencialmente, no prédio 15 (Living 360°), 3º andar, sala 302; pelo telefone 051-3353-6036; pelo e-mail [email protected] e/ou Instagram: @apoiodiscentepucrs. 

Além disso, a PUCRS conta com uma estrutura para atender as principais demandas dos estudantes e colaboradores, como bancos, caixas eletrônicos, livrarias e papelaria, farmácias e armazém. Acesse!   

SAIBA TUDO SOBRE A VOLTA ÀS AULAS


Leia Mais Veja todas