PUCRS Carreiras impulsiona atuação de jovens no mercado de trabalho

Desde 2019, o serviço já realizou mais de 32 mil contratos de estágios

14/06/2023 - 09h10
PUCRS Carreiras

O serviço foi criado em 2019, e desde lá o PUCRS Carreiras é o responsável por tudo relacionado à emprego e carreira na Universidade. / Foto: Giordano Toldo

Uma das maiores preocupações de quem busca ingressar no Ensino Superior é o mercado de trabalho. E esse medo tem motivo: de acordo com pesquisa divulgada pelo Ministério da Economia, em 2021, o número de jovens desempregados no Brasil em agosto era de 31%, contra 14% da taxa geral. Essa preocupação também acaba afastando estudantes da busca por uma educação de qualidade e que possa proporcionar um futuro profissional melhor. 

Solucionar esse receio vivido pelos/as estudantes é um dos objetivos do PUCRS Carreiras, serviço que busca contribuir para o desenvolvimento da trajetória de carreira e empregabilidade de alunos/as e alumni da PUCRS. Segundo a coordenadora do PUCRS Carreiras, Katia Almeida, o serviço atua em duas frentes: a gestão de talentos e a gestão de carreiras.  

Leia mais: Inserção no mercado de trabalho: veja 5 dicas para impulsionar a carreira

“A gestão de talentos é a área em que realizamos o acompanhamento dos estágios obrigatórios e não obrigatórios dos estudantes, além dos convênios com agentes de integração ou diretamente com as empresas. Também divulgamos em nosso portal oportunidades de estágio e de efetivos. Já na gestão de carreiras, buscamos oferecer um espaço de reflexão sobre carreira para os/as alunos/as e alumni da Universidade. O principal objetivo deste serviço é disponibilizar aconselhamento de carreira para orientar os/as futuros/as profissionais para um mercado de trabalho em constante mudanças”, explica. 

Criado em 2019, o PUCRS Carreiras consiste na unificação entre os serviços já existentes de estágios e carreiras na Universidade. Essa transição tem promovido um melhor atendimento tanto para os/as alunos/as quanto para os alumni. Além disso, ampliação do espaço permitiu disponibilizar no sistema vagas de estágios e efetivas, e o acesso a todos os alunos/as matriculados/as na Universidade.    

Para além do emprego 

Mais do que vagas de emprego, os/as estudantes também têm a oportunidade de vivenciar oficinas, workshops, e atividades voltadas para inserção ou recolocação no mercado de trabalho. Essa necessidade de oferecer assistência aos/as estudantes com questões especificas relacionadas ao mundo profissional foi percebida pelo próprio PUCRS Carreiras.  

“Percebemos que muitos não tinham conhecimento sobre um processo seletivo e também sobre suas próprias soft skills. Dessa forma, as atividades propostas contribuem para que eles estejam mais preparados para o momento da entrevista, saibam construir um currículo atrativo e também sejam encontrados em seus perfis do LinkedIn”, pontua.

Leia também: Conheça as soft skills mais importantes para 2023

PUCRS Carreiras

Além do emprego, o PUCRS Carreiras também traz aos/as interessados/as/ diversas atividades relacionadas ao mundo do trabalho. Foto: Giordano Toldo

Katia explica que nesses quatro anos de atuação, foram realizados mais de 19 mil contratos de estágios em parceria com outras Instituições de Ensino Superior (IES) e também mais de 7 mil atendimentos na Consultoria de Carreira. Ao total, o serviço firmou mais de 32 mil contratos de estágio, estabeleceu convênio com 288 Instituições de Ensino e também mais de 6.700 empresas contratantes para estágios obrigatórios e não obrigatório desde 2019 

“Realizamos 126 oficinas de recolocação desde 2019, sobre criação de currículo, perfil no LinkedIn e dicas para participar de processo seletivo. Contamos também com 42 mil participantes em oito edições da Feira de Carreiras, além de mais de mil inscrições nas três edições do Talentos em Ação”. 

A psicóloga Ananda Arruda é um exemplo de estudante que conseguiu estágio obrigatório por meio do PUCRS Carreiras, em 2020. Ela conta que teve muito apoio nesse processo, principalmente da sua supervisora.  

“O portal do PUCRS Carreiras foi essencial para eu iniciar nessa oportunidade, pois é nele que estão dispostas diversas vagas, não só da Universidade, mas de outras grandes empresas também. Entretanto, eu tive o conhecimento da vaga por indicação de uma amiga, o que também é muito importante nesse período em que estamos à procura de uma colocação”, conta. 

Felipe da Silva Zanini é estudante de Jornalismo da PUCRS e, durante muito tempo, precisou trabalhar em áreas de atuação diferentes das que estuda, tanto por necessidade e quanto por falta de oportunidades. O PUCRS Carreiras foi quem proporcionou que Felipe pudesse dar os primeiros passos profissionalmente na Comunicação. “É muito gratificante ter um serviço facilitador que faz essa conexão entre a universidade e o mercado dentro da PUCRS.” 

O objetivo do PUCRS Carreiras é fortalecer o elo entre a Universidade e o mundo do trabalho, desenvolvendo a empregabilidade dos/as alunos/as PUCRS. Para Katia, isso só é possível por conta da assistência integral oferecida pela Universidade:  

“O serviço é referência na área, poucas Universidades oferecem serviços unificados e com uma forte conexão com o mercado como a PUCRS. Esse é um dos grandes diferenciais, a relação com o mercado de trabalho, o contato com as empresas e a parceria construída”. finaliza. 

Saiba mais: Experiência será cada vez mais valorizada entre as empresas

Estude na PUCRS em 2023


Leia Mais Veja todas