Como será o profissional do futuro? Conheça as soft skills mais importantes para 2023

Programa para desenvolver habilidades comportamentais tem inscrições abertas até 12/5

11/05/2023 - 15h46

O desenvolvimento das soft skills será um dos grandes diferenciais no mercado de trabalho/ Foto: Divulgação

Atualmente, as habilidades comportamentais ou soft skills ganham cada dia mais relevância e têm sido um dos fatores decisivos na contratação e na jornada do colaborador na empresa. Essas habilidades estão mudando a forma como os profissionais se preparam para potencializar sua empregabilidade, buscando possibilidades de desenvolvimento além das competências técnicas ou hard skills, a fim de se tornarem mais competitivos no mercado de trabalho.

Segundo o relatório “The Future of Work”, do Fórum Econômico Mundial, o desenvolvimento das soft skills será um dos grandes diferenciais do profissional do presente e do futuro. E não é preciso ir muito longe para entender isso: basta lembrar que 91% das pessoas são contratadas por suas habilidades técnicas, mas demitidas pelas comportamentais. Por ser um espaço de transformação, a Universidade possibilita a evolução deste/a profissional e a sua contribuição para o mundo.

“Esse movimento não acontece somente com o desenvolvimento das hard skills, aquelas habilidades específicas de uma profissão, mas também de competências transversais que podem ser aplicadas em diferentes contextos”, destaca a consultora de carreira do PUCRS Carreiras Ana Cecília Petersen.

Habilidades mais importantes para 2023

O desenvolvimento das soft skills será um dos grandes diferenciais do mercado de trabalho/Foto: Pexels

O novo relatório do World Economic Forum, sobre o futuro do trabalho, listou as 10 habilidades mais importantes para 2023 e em ascensão até 2027, diante de tantas transformações no mundo. São elas:

1. Pensamento Analítico
  2.  Pensamento Criativo
  3.  Resiliência, Flexibilidade, Agilidade
  4. Motivação e Autoconhecimento
  5. Curiosidade e Aprendizagem Contínua
  6. Repertório Tecnológico
  7. Confiabilidade e Atenção aos Detalhes
  8. Empatia e Escuta Ativa
  9. Liderança e Influência Social
  10. Controle de Qualidade

De acordo com Ana Cecília, todas elas são ligadas à soft skills, ou seja, estão relacionadas a habilidades comportamentais.  Esse é um dos principais assuntos do mercado de trabalho atualmente – e quem ainda não entendeu a sua importância, pode estar perdendo grandes oportunidades de crescimento.

“Os profissionais que se preocupam somente em aprimorar o currículo com novos conhecimentos teóricos e técnicos ficarão para trás. Diversas empresas e profissionais já perceberam isso: quando investem no desenvolvimento das soft skills os resultados são acima da média”, conclui.