Experiência será cada vez mais valorizada entre as empresas

Pelos próximos três anos, 57% das organizações pensarão em ações voltadas ao envelhecimento

24/05/2023 - 16h20

profissionais idososA população está envelhecendo: os nascimentos estão diminuindo e a expectativa de vida, aumentando. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de nascimentos caiu 1,6% em 2021, chegando a cerca de 2,6 milhões. Esse foi o menor número de nascimentos desde 2003. Com menos pessoas nascendo e a expectativa de vida aumentando – agora é de 77 anos, a experiência dos profissionais precisará ser cada vez mais valorizada nas empresas. 

Um levantamento feito pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) mostrou que o mercado vem, cada vez mais, se abrindo para profissionais com mais de 50 anos. Em 15 anos, as contratações mais do que dobraram nesta faixa etária, o que representa um aumento bem maior do que o número que soma todas as faixas de idade.

Na mesma linha, um estudo da consultoria Maturi mostra que 57% das organizações pensam em ações voltadas ao envelhecimento, como investir no recrutamento de profissionais maduros e na preparação da cultura organizacional nos próximos três anos. É que em um país em que o envelhecimento está cada vez mais acelerado, quem se preparar para isso terá uma vantagem – é o que pensam 88% dos entrevistados. 

A professora da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS Jaqueline Mânica é consultora na área de desenvolvimento e de carreiras e diz que as empresas precisam apostar em profissionais alinhados aos valores e cultura da organização. 

“Os profissionais com mais experiência viveram uma relação com as estruturas de poder; por isso, tendem a lidar melhor com a questão das normas, dos limites e com a hierarquia. Muitas vezes, os jovens não entendem a distinção entre um gerente, um assessor e um analista, por exemplo. Então, para os mais experientes, essa visão é mais clara, fazendo com que eles se adaptem melhor à cultura da organização”, declara. 

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) projeta que, em 2040, cerca de 57% da população brasileira em idade ativa será composta por pessoas com mais de 45 anos. Para as empresas, apostar em funcionários mais velhos é uma alternativa vantajosa. A professora Jaqueline ressalta: 

“Essas pessoas já tiveram uma vivência e isso tem muito valor. Se a pessoa já passou por uma série de dificuldades e aprendizagens ao longo do seu percurso, ela já reconhece os recursos para a resolução dos problemas, tanto em relação ao conhecimento, quanto em relação à destreza na resposta daquela situação. E isso é muito importante porque as aprendizagens contínuas trazem uma série de creditações aos profissionais no mercado de trabalho. As pessoas com mais experiência também tendem a ter mais maturidade emocional e intelectual, além de saberem lidar melhor com tolerância à frustração”. 

Entender as próprias habilidades é o caminho para voltar ao mercado de trabalho 

profissionais idosos

Foto: Canva

Com a expectativa de vida aumentando cada vez mais, muitos profissionais com experiência buscam se recolocar no mercado de trabalho, seja após a aposentadoria, uma demissão ou até mesmo uma mudança na carreira. Jaqueline Mânica aponta que uma grande dica para retomar a vida profissional, é se colocar no mercado como um competidor qualquer. 

“O profissional precisa entender quais são as suas próprias habilidades e onde elas terão uma maior receptividade. É entender quais são as atividades que a pessoa desenvolveu e que hoje conversam com a nova trajetória que ela está pensando em desenhar”

Outro ponto importante é saber que, mesmo com toda a experiência profissional, é necessário estar sempre estudando e se atualizando. “O profissional precisar participar de eventos, fomentar uma nova rede de relacionamentos e conhecer novas pessoas. Talvez ela precise dar um passo atrás para conseguir se realocar”.  

Apostar em cursos é uma oportunidade para se recolocar no mercado de trabalho 

Para quem busca uma vida profissional totalmente diferente, apostar em cursos pode ser um caminho alternativo. Na PUCRS, a Universidade da Terceira Idade (Unati) possui uma programação desenvolvida especialmente para pessoas com mais de 60 anos, com o desejo de experimentar o novo sem precisar sair de casa.  

São diversas iniciativas online, como palestras, cursos e bate-papos, que contam com profissionais renomados em diversas e diferentes áreas. Conheça as oportunidades em pucrs.br/unati. 

Leia também: Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS lança programa para inserção de idosos no mercado de trabalho


Leia Mais Veja todas