Confira 5 dicas para entrar no mercado de trabalho

Psicóloga do PUCRS Carreiras Ana Cecília Santiago Petersen dá ideias de como tornar mais estratégica a entrada no mercado de trabalho

03/02/2023 - 18h22
inserção no mercado de trabalho

Foto: Ketut Subiyanto/Pexels)

Três a cada quatro pessoas pretendem mudar de emprego em 2023. Isso é o que aponta um levantamento realizado pelo portal Empregos.com.br, empresa especializada em recolocação profissional. Segundo a pesquisa, a principal causa é a insatisfação dos profissionais com o trabalho atual. Esse dado evidencia algo que já sabemos, mas que nem sempre é considerado: independentemente da idade ou a formação profissional, a necessidade de recolocação e inserção no mercado de trabalho pode acontecer com todo mundo e em qualquer momento da vida – seja com quem acabou de se formar ou já está há anos atuando.

Procurar uma nova oportunidade de emprego nem sempre é uma tarefa simples. Neste começo de ano, por exemplo, muitos candidatos enfrentam um cenário mais adverso, que vem sendo marcado por uma onda de demissões em massa. Pensando nisso, conversamos com Ana Cecília Santiago Petersen, psicóloga do PUCRS Carreiras, para entender quais são as melhores estratégias para conquistar uma vaga no mercado de trabalho em 2023. Confira! 

1.    Defina seus objetivos 

Antes de fazer qualquer movimento, defina muito bem seus objetivos profissionais, é essencial que você tenha clareza do que deseja, pois é partir desse ponto que se começa a traçar estratégias. Realize uma pesquisa sobre a área que pretende atuar e quais são as necessidades do mercado, a fim de identificar suas potencialidades e lacunas que precisam ser preenchidas. 

2.    Conheça o seu perfil profissional 

Pense rápido: como você gera valor para o mercado? Você precisa ter clareza dos seus diferenciais para saber exatamente como se destacar frente aos demais candidatos. Essa reflexão irá ajudar na elaboração do seu posicionamento profissional. 

3.    Inicie o projeto de recolocação 

inserção no mercado de trabalho

Foto: Pexels

Quais são as empresas que você admira? Para começar, faça um mapeamento de empresas ou posições que gostaria de trabalhar. Aproveite para listar quais são as instituições que possuem relação com as suas últimas experiências. 

4.    Prepare-se 

O mercado exige algumas competências que você não tem para as vagas? Então, prepare-se e aprofunde seus conhecimentos! Procure cursos, veja palestras no YouTube de assuntos que acrescentem novas conhecimentos ou desenvolva as habilidades que você já possui. 

5.    Busque consistência e constância 

A busca por uma nova oportunidade deve ser encarada como um trabalho, sendo assim é fundamental definir uma rotina diária para buscar vagas, enviar currículos, movimentar-se no LinkedIn e fazer networking,  

6. Dica bônus: participe de workshops

No dia 8 de fevereiro, o PUCRS Carreiras promove o Workshop de Estratégias de Inserção no Mercado de Trabalho. Participe dessa jornada e descubra como conquistar uma nova vaga no mercado de trabalho. O workshop será online e ao vivo, com duas horas de duração. Serão abordados conteúdos sobre estratégias de recolocação profissional, marca pessoal e networking, além de onde e como buscar novas oportunidades. 

  • Data: 8 de fevereiro (quarta-feira) 
  • Horário: das 18h às 20h 
  • Plataforma: Zoom 
  • Facilitadoras: Ana Cecília Petersen e Bruna Weirich, psicólogas e consultoras de Carreiras

 
QUERO IMPULSIONAR MINHA CARREIRA


Leia Mais Veja todas