5 dicas: formas de expandir o conhecimento durante a graduação

Adriana Kampff, diretora de Graduação, separou cinco opções para quem busca se qualificar na graduação antes de se formar

23/07/2020 - 15h17
Foto: Pexels

Foto: Pexels

Durante a graduação é o momento em que a curiosidade e busca pela ampliação do conhecimento aparecem em meio aos conteúdos adquiridos dentro das salas de aula justamente pelo surgimento das dúvidas. Pensando nisso, a Universidade está em constante transformação para atender justamente essas demandas de agregar ao conhecimento além do protocolo.

Para esclarecer e apresentar maneiras de expandir o conhecimento ainda durante o período no cursoAdriana Kampff, diretora de Graduação, separou cinco opções para quem busca qualificar sua formação e chegar nesse objetivo de forma efetiva. Confira: 

1. Aprofundar e conectar os temas trabalhados ao longo do curso: com as possibilidades de solucionar problemas locais e globais, desenvolver um olhar inovador e empreendedor, além de explorar as possibilidades de trabalho na área de formação. Para isso, conheça o Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS (Idear) e o PUCRS Carreiras  

Leia também: 5 dicas: como desenvolver competências empreendedoras durante a graduação

2. Ampliar o conhecimento nas áreas de interesse: em uma trajetória aberta, autoral e única, a PUCRS propõe a opção de realizar, durante a graduação, disciplinas e certificações de estudos em áreas que complementam suas perspectivas de carreira. Saiba mais sobre as Certificações de Estudos. 

Leia também: PUCRS disponibiliza formação complementar gratuita para Graduação

3. Participar de atividades de grupos de estudos e de pesquisa: considerar a participação em projetos de Iniciação Científica, que também validam horas complementares, e a realização de disciplinas de Pós-Graduação por meio do Programa G-PG, com benefícios de aproveitamento para Graduação e para Pós-Graduação em futuro acesso.

4. Envolver-se em atividades de voluntariado e ações extensionistas: a participação em atividades junto à comunidade amplia o entendimento de diferentes realidades, desenvolve habilidades para lidar com contextos diversos e competências de forma prática. A Pastoral e Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX) podem auxiliar.

5. Participar de eventos acadêmicos: estar atento e participar de eventos no campus ou externos, estudar línguas e participar de atividades de mobilidade acadêmica, hoje também virtuais. Conheça os cursos do Centro de Educação Continuada (Educon). 

Ao realizar a rematrícula para o segundo semestre de 2020, opte por uma das dicas acima e escolha um dos presentes disponíveis para complementar na sua formação. 

 


Leia Mais Veja todas