5 formas de expandir o conhecimento durante a graduação

Adriana Kampff, pró-reitora de Graduação e Educação Continuada, separou cinco opções para quem busca se qualificar antes de se formar

29/01/2024 - 10h45

Explorar as possibilidades de trabalho em sua área de formação é uma forma de expandir seus conhecimentos. / Foto: Gabriel Schmidt

A graduação é o momento em que a curiosidade e busca por informação aparecem em meio aos conteúdos adquiridos dentro das salas de aula. Para sanar essas dúvidas, a PUCRS está em constante transformação para atender às demandas dos/as estudantes e agregar conhecimento além do protocolo. 

Para esclarecer e apresentar maneiras de expandir o conhecimento ainda durante o período no curso, Adriana Kampff, pró-reitora de Graduação e Educação Continuada da Universidade, separou cinco opções para quem busca qualificar sua formação e chegar nesse objetivo de forma efetiva. Confira:  

1. Aprofundar e conectar os temas trabalhados ao longo do curso

O Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS (Idear) e o PUCRS Carreiras oferecem diversas possibilidades para estudantes aplicarem o conhecimento da sala de aula no desenvolvimento de soluções para problemas locais e globais, estimulando o olhar inovador e empreendedor, além de explorar as possibilidades de trabalho em sua área de formação.  

Eventos como a Maratona de Inovação e o Torneio Empreendedor também favorecem a construção de networking com diferentes áreas e profissionais. Já as mentorias, consultorias e oficinais oferecidas pelo PUCRS Carreiras oportunizam desenvolver um olhar estratégico para a carreira e a aproximação com o mercado de trabalho desde o início da graduação, por meio de estágios. 

Leia também: 5 dicas: como desenvolver competências empreendedoras durante a graduação 

2. Ampliar o conhecimento em áreas de interesse

Em uma trajetória aberta, autoral e única, a PUCRS dá aos estudantes a opção de realizar, durante a graduação, disciplinas e Certificações de Estudos em áreas que complementam suas perspectivas de carreira, com diversas opções em todas as áreas do conhecimento. 

3. Participar de atividades de grupos de estudos e de pesquisa 

Projetos de Iniciação Científica, que também validam horas complementares, e a realização de disciplinas de mestrado e doutorado, por meio das iniciativas do IntegraPós, possibilitam que alunos e alunas tenham a aproximação com a pesquisa científica e com pesquisadores/as reconhecidos nacional e internacionalmente ao longo da graduação. 

Com excelência em diferentes áreas do conhecimento, a PUCRS possui a melhor pós-graduação do Brasil. Saiba mais. 

4. Envolver-se em atividades de voluntariado e ações extensionistas 

Participar de atividades junto à comunidade amplia o entendimento de diferentes realidades, desenvolve competências e habilidades para lidar com contextos diversos de forma prática. A Pastoral e a Pró-Reitoria de Identidade Institucional podem auxiliar nesse processo. 

5. Complementar a formação 

Outras boas opções são participar de eventos no Campus ou externos, aprender idiomas, realizar cursos de curta e média duração e participar da Mobilidade Acadêmica. Aproveite as dicas e realize sua rematrícula com todos os benefícios de uma das melhores universidades da América Latina! 

ESTUDE NA PUCRS EM 2024

Leia também:


Leia Mais Veja todas