Iniciação Científica

A Iniciação Científica constitui uma das possibilidades de atuação dos estudantes de graduação em projetos de pesquisadores com expertise nas diferentes áreas do conhecimento, buscando o envolvimento direto desses alunos com a atividade de pesquisa. Nesta perspectiva, a Iniciação Científica objetiva, além da formação, a capacitação e qualificação de recursos humanos voltados para a pesquisa científica.

Coordenadoria de Iniciação Científica

A Coordenadoria de Iniciação Científica é responsável pelas ações relacionadas à Iniciação Científica, incentivando e apoiando o desenvolvimento de atividades de pesquisa junto aos alunos de graduação. Atua na gestão dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, por meio da elaboração e divulgação dos editais e do processo de avaliação dos projetos submetidos. A Coordenadoria de Iniciação Científica realiza o atendimento ao aluno-bolsista de Iniciação Científica em todas as suas modalidades e promove eventos científicos como o Salão de Iniciação Científica e o Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica da PUCRS.

Coordenadora
Profa. Dra. Laura Roberta Pinto Utz

Assessores
Profa. Dra. Maria Ivete B. Rockenbach
Prof. Dr. Márcio Rosa D’ Avila

Contato

Av. Ipiranga, 6681
Living 360° (prédio 15) - Sala 325
Porto Alegre/RS - Brasil - CEP 90619-900
Telefone: (51) 3353-7719
E-mail:

Horário de atendimento
De 2ª a 6ª feira, das 8h às 19h15min.


Submissão de Projetos

As submissões dos projetos são feitas pelo professor responsável pela pesquisa, online, através do Sistema de Avaliação de Projetos – SAP. No sistema, no ícone “Ajuda”, encontra-se disponibilizado um Manual com os procedimentos a serem adotados. A senha a ser utilizada é a senha do Sistema de Atas do professor.

Salientamos que as submissões de projetos são permitidas somente em Editais com inscrições abertas. Para informações, conheça nossos Programas de Bolsas de Iniciação Científica – PUCRS; Fapergs; e CNPq.

 

Requisitos para ser um bolsista de IC

  1. Estar regularmente matriculado em curso de graduação;
  2. Ter Currículo Lattes devidamente cadastrado/atualizado e enviado no site do CNPq – www.cnpq.br;
  3. Ser selecionado e indicado pelo Pesquisador responsável pelo projeto de pesquisa beneficiado para quota desta modalidade de bolsa;
  4. Apresentar perfil compatível com as atividades previstas e bom desempenho acadêmico;
  5. Dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa;
  6. Comprometer-se a executar o plano de atividades aprovado sob a orientação do Pesquisador com dedicação de 20 horas/semanais;
  7. Não possuir vínculo empregatício;
  8. Não acumular a bolsa com a de outros programas e agências de fomento, nacionais, estrangeiras, ou da própria Instituição de Educação Superior (IES). Não se aplica no caso do Programa Universidade para Todos (PROUNI), conforme ofício CNPq/Copad Nº 10/2008.

 

Cadastre-se para ser um bolsista de IC

A iniciação científica é um instrumento que permite introduzir os estudantes de graduação em contato direto com a atividade científica e engajá-lo na pesquisa.

Cadastre-se e faça parte de nosso Banco de Dados.


NotíciasAcesse outras notícias