Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

5 dicas: como desenvolver competências empreendedoras durante a graduação

Professora Ana Cecília Bisso Nunes, coordenadora acadêmica do Idear, dá sugestões sobre como ampliar o empreendedorismo na formação

16/07/2020 - 14h10
empreendedorismo, idear

Empreender é mais amplo do que a criação de empresas e está relacionado a competências criativas e realizadoras / Foto: iStock

Empreender é mais amplo do que criação de empresas e está relacionado a competências criativas e realizadoras. Por isso, você também desenvolve competências empreendedoras ao propor um projeto na empresa em que você atua, ao pensar estrategicamente a sua carreira profissional (elaborando seu portfólio, ampliando o autoconhecimento) e, claro, você também é empreendedor sempre que  propõe uma iniciativa com ou sem fins lucrativos, conectada a uma necessidade latente da sociedade. Então, como desenvolver estas competências tão importantes para lidar com a complexidade do nosso contexto em transformação ainda durante a graduação? 

Para auxiliar a responder essa questão, a professora Ana Cecília Bisso Nunes, coordenadora acadêmica do Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS (Idear), traz dicas para você desenvolver mais esse assunto já no próximo semestre. Confira:

1. Disciplina Projeto Desafiosa disciplina Projeto Desafios: Inovação e Impacto social reúne estudantes de diferentes áreas do conhecimento na construção colaborativa de soluções para problemas reais através de dinâmicas que utilizam metodologias ativas e abordagens criativas como o Design Thinkingdisciplina também conta com a participação de empresas e startups, que propõem desafios reais de impacto social. Através dos desafios, a disciplina desenvolve competências empreendedoras, entendendo que a transformação do mundo passa por uma postura propositiva em relação aos problemas enfrentados pela sociedade.

Leia também: Alunos da disciplina Projeto Desafios constroem soluções com empresas

2. Maratonas de Inovação: realizadas pelo Idear e pelo Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) em parceria com as Escolas da Universidade, as iniciativas têm um formato intensivo, propondo a inovação em um curto espaço de tempo. As maratonas ocorrem em estilo de hackathon, em que profissionais de diferentes áreas se unem para propor soluções para problemas específicos. O principal objetivo é desenvolvimento de propostas interdisciplinares aplicadas ao contexto e aos desafios da sociedade e é exclusiva para alunos da PUCRS. No próximo semestre, as Maratonas serão totalmente online, utilizando ferramentas para criatividade e inovação em contexto remoto, para estímulo da interdisciplinaridade e impacto social. Diversas novidades também estão vindo por aí também, fique ligado.

Idear lança assessoria de empreendedorismo para comunidade acadêmica - Laboratório da PUCRS trabalha com práticas interdisciplinares e inovadoras para o mundo dos negócios

As Assessorias Idear orientam os estudantes da PUCRS no desenvolvimento das competências empreendedoras

3. Assessorias Idear: possui uma ideia, mas não sabe por onde começar? Fez um projeto em alguma disciplina da PUCRS e gostaria de saber como colocá-lo em prática? Participou de atividades do Idear e agora quer continuar a jornada empreendedora? As Assessorias Idear orientam os estudantes da PUCRS de acordo com o estágio em que se encontram no desenvolvimento das competências empreendedoras: seja na busca por um propósito, na ideação de uma solução, na construção ou validação de um projeto. Para participar, basta preencher este formulário e a equipe irá guiá-lo nos próximos passos. As assessorias são individuais e gratuitas. 

4. Programas e Eventos de Empreendedorismoo Torneio Empreendedor é uma oportunidade para construir projetos de impacto com acompanhamento de mentores parceiros do IdearA proposta é colocar os participantes em contato com o mercado, com metodologias e mentorias personalizadas para dar forma a projetos viáveis, independentemente do estágio em que eles estiverem. Essa é uma iniciativa aberta a todos os interessados, não sendo exclusiva para estudantes PUCRS. Caso o seu projeto esteja em um estágio mais maduro, a opção é o Startup Garagem, promovido pelo Tecnopuc. Ficou na dúvida? Sem problemas!  O Track Startupste ajuda a identificar o grau de maturidade do seu projetoPara saber mais, converse com o Idear através do email [email protected]. 

5. Interagir com outras áreas do conhecimento em disciplinas (PUCRS 360º)a experiência formativa de realizar uma graduação vai além do conhecimento técnico apenas de sua área do conhecimento. Para propor soluções para o mundo, as equipes costumam ser compostas por pessoas com habilidades e conhecimentos diferentes, que se tornam complementares. Por isso, interdisciplinaridade, networking e interação com o mercado são importantes durante a sua graduação. Pensando nisso, as Escolas da PUCRS ofertam um conjunto de disciplinas relacionadas à temática empreendedora, em que utilizam metodologias do IdearSão disciplinas não sequenciais com metodologias ativas que desenvolvem diferentes aspectos relacionados ao empreendedorismo e à inovaçãoEntre elas, estão a disciplina de Comunicação Digital em Publicidade e Propaganda (Famecos), a Alternative Dispute ResolutionMediationArbitration and Conciliation (Escola de Direito), a Inovação e Desenvolvimento (Escola de Negócios), a Empreendimentos Empresariais (Escola Politécnica), Laboratório – Mercado e Modelagem (Escola de Negócios) e Comunicação Móvel (Famecos). Além dessas, as certificações de estudo da PUCRS também são uma oportunidade para se desenvolver assim como as disciplinas que utilizam a metodologia do Service Learning/Idear. Se quiser mais dicas de disciplinas ou orientações de como participar, mande um email para [email protected]. 

Você também pode começar agora mesmo seu processo de desenvolvimento com o livro gratuito do Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRSSou Uma Idea EmpreenderPara se manter atualizado sobre iniciativas empreendedoras, acompanhe o Facebook do Idear.

Leia também: 5 dicas: como construir networking durante a graduação