Vida urbana e psicologia social são temas no Vestibular de Inverno da PUCRS

vestibular, vestibular de inverno, redação, enem

Larissa, Rafaela e Gabriel desejam ingressar na PUCRS
Foto: Camila Cunha

Os parklets, extensões temporárias de calçadas na forma de deques que ocupam vagas de estacionamento, e a “cultura do quarto fechado”, um estudo na área psicologia social. Estas foram as duas opções de temas da redação do Vestibular de Inverno da PUCRS, que aconteceu na tarde deste sábado, 9 de junho, no prédio 50 do Campus (Av. Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). O índice de abstenção foi de 16,27%, com 39 ofertas de cursos. As informações completas podem ser conferidas por meio do site vestibular.pucrs.br.

Para esta edição do processo seletivo, 20% das vagas foram concorridas pelos candidatos que realizaram a prova única de redação. As outras 80% foram destinadas para ingresso via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), utilizando a pontuação obtida no período de 2010 a 2017.

Passeios, frutas e informação

Os acompanhantes dos vestibulandos puderam aproveitar as ações de acolhimento preparadas especialmente para garantir conforto e esclarecimento. Antes e durante a aplicação da prova, decanos das Escolas e coordenadores de cursos de Graduação estavam no prédio 50 informando pais, amigos e responsáveis sobre os cursos, as opções de crédito oferecidas pela Universidade e outros dados sobre a vida acadêmica. No lounge preparado no local, havia uma mesa de frutas e, do mesmo ponto, partia regularmente um veículo elétrico levando os interessados para um passeio pelo Campus. O roteiro incluía os principais prédios e, em especial, a recém-inaugurada Rua da Cultura, onde muitos aproveitaram para lanchar ou tomar sol nas redes.

Vestibular dos amigos

A menos de 20 minutos para o início da prova, três estudantes se preparavam para entrar no prédio e localizar as salas onde fariam a redação. Carteiras de identidade e canetas nas mãos, eles procuravam conter o típico nervosismo que antecipa a avaliação. Larissa Mariano da Silva, 18 anos, está fazendo vestibular para o curso de Publicidade e Propaganda. A escolha “é porque esse curso tem muito a ver comigo, pois sou criativa e quero exercer essa profissão na minha vida”, justifica. Entre as atividades que mais chamam sua atenção estão o departamento de criação e a fotografia publicitária. Parte da inspiração, informa, vem da cunhada, que estuda Marketing.

Sua amiga Rafaela dos Santos, 18 anos, que está no último ano do Ensino Médio, escolheu fazer Engenharia Civil. “Gosto da ideia da construção. Ver uma obra e poder dizer que fui eu que fiz, é algo que sempre chamou minha atenção. Quando eu via minha mãe trabalhando com banners, plotagens e plantas, me apaixonei”, revela a estudante. Seu namorado, Gabriel Pereira da Silva, 18, optou por Engenharia da Computação. “Tenho facilidade bem grande em trabalhar com computadores, peças, hardware. Pesquisei um pouco sobre o curso e vi que era o que eu queria fazer”. O vestibulando conta que já cursou um semestre de Engenharia da Produção em outra instituição, mas não se identificou. Agora, quer ingressar na PUCRS.

vestibular, vestibular de inverno, redação, enem

Alumni Charlie e Marina acompanharam o filho Eduardo
Foto: Camila Cunha

Pais dentistas na torcida pelo filho

Às 14h05min, após soar a sirene para o início da prova de redação, o casal de dentistas Charlie e Marina Bajczuk, ambos com 49 anos, acomodou-se nos bancos em frente ao prédio 50, onde ocorria a prova para todos os vestibulandos, para aguardar pelo filho, Eduardo, que deseja estudar Ciência da Computação. A família, de Caxias do Sul, veio à Capital na esperança de ver o filho concretizar o seu sonho de estudar na PUCRS. “Meu irmão tem uma empresa de informática, e nosso filho conversou muito com ele, pois gosta de computação. É a área na qual ele mais se achou”, esclarece pai, justificando um pouco o motivo de o estudante não seguir a profissão dele e da esposa. “Games é a área que ela mais gosta”, destaca a mãe.

Tanto Bajczuk quanto a esposa são Alumni PUCRS (diplomados). Ele, cursou Odontologia no ano de 1991, enquanto ela fez sua Pós-Graduação em Odontopediatria, em 1998. Um dos locais que chama a atenção do casal é o Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc). “Nossa preferência por trazer o Eduardo para fazer vestibular aqui, na PUCRS, foi pela estrutura da Universidade. Estávamos comentando que é algo de primeiro mundo. A gente fica encantado com o que vê”, ressalta o pai.  “Havendo a aprovação dele, por mais que seja necessário fazer a transição do interior para cá, acreditamos que vale a pena”, complementa.

Lista de classificados

A divulgação das listas de classificados e de espera nas modalidades será feita a partir do dia 14 de junho pelo e-mail fornecido pelo candidato na inscrição e pelo portal do Vestibular de Inverno. O site também oferece informações complementares, como o download do Manual do CandidatoEditaldicas para a provaprovas e gabaritos de edições anteriores. Outras informações no Setor de Ingresso, pelo telefone (51) 3320-3557.

Matrículas

Para efetivar as matrículas, nos dias 18 e 19 de junho, os calouros podem comparecer a Biblioteca Central Irmão José Otão nos guichês após as catracas.