Ciência da Computação

Classificação no Guia da Faculdade      
Tipo de curso bacharelado
Modalidade presencial
Tempo de curso 8 semestres
Vestibular verão / inverno
Turno Manhã / Noite*
Vagas Anuais 120

Nota CPC / MEC 4
ENADE 4
Mais informações

Apresentação

Com foco em modelagem computacional e desenvolvimento de algoritmos para a solução de problemas complexos, o currículo oferece uma base sólida dos fundamentos da computação e uma visão profunda de temas como linguagens de programação, sistemas operacionais, redes e sistemas distribuídos, engenharia de software, inteligência computacional, computação gráfica e desenvolvimento de jogos.

O egresso do curso de Ciência da Computação consegue se colocar com facilidade nos mais variados perfis da indústria de software, pois o mercado de trabalho nesta área, além de vasto, sofre com a carência da mão de obra, tanto na região metropolitana de Porto Alegre, incluindo o TECNOPUC, quanto em outras capitais do Brasil – Rio de janeiro, São Paulo, Recife – e em algumas das principais cidades do mundo.

 Além disso, são inúmeras as oportunidades de se vincular a projetos de pesquisa através de bolsas de Iniciação Científica, que permitem ao estudante trabalhar com o estado-da-arte em Ciência da Computação, ampliando seus horizontes e possibilidades na carreira acadêmica, na indústria ou como empreendedor.

Destaca-se ainda que este é o curso mais adequado para os estudantes que também tenham interesse em programas de internacionalização e na Pós-Graduação, visando melhores oportunidades de carreira.

 

*O curso de Ciência da Computação utilizará o turno da manhã nos três primeiros semestres (horário ABCDEE1), e a partir do quarto semestre o horário noturno (vespertino) (JKLMNP).

Coordenação do curso

Prof. Dr. Alexandre Agustini

Comissão Coordenadora

  • Prof. Dr. Alexandre Agustini (Coordenador)
  • Prof. Dr. Marcelo Cohen
  • Profa. Dra. Isabel Harb Manssour

Núcleo Docente Estruturante

  • Prof. Dr. Alexandre Agustini (Coordenador)
  • Profa. Dra. Ana Cristina Benso da Silva
  • Prof. Dr. Marcelo Cohen
  • Profa. Dra. Soraia Raupp Musse
  • Prof. Dr. Tiago Coelho Ferreto
SEM COD Disciplina CH
1 95300-04 Cálculo I 60
1 4611C-06 Fundamentos de Programação 90
1 98705-02 Introdução à Computação 30
1 95303-04 Matemática Discreta 60
1 98707-02 Metodologia Científica 30
1 1501A-04 Ética e Cidadania 60
2 4645G-04 Algoritmos e Estrutura de Dados I 60
2 98901-04 Banco de Dados I 60
2 95301-04 Cálculo II 60
2 980E2-12 Disciplinas Eletivas 180
2 4646B-04 Fundamentos de Sistemas Digitais 60
2 4611E-04 Lógica para Computação 60
2 4611F-04 Programação Orientada a Objetos 60
3 4645H-04 Algoritmos e Estrutura de Dados II 60
3 98902-02 Banco de Dados II 30
3 46515-04 Linguagens, Autômatos e Computação 60
3 98G03-04 Organização e Arquitetura de Processadores 60
3 95304-04 Probabilidade e Estatística 60
3 98701-04 Programação de Baixo Nível 60
3 98702-04 Prática em Pesquisa 60
4 98716-04 Computação Gráfica 60
4 98801-04 Engenharia de Software I 60
4 4636H-04 Fundamentos de Desenvolvimento de Software 60
4 98713-04 Fundamentos de Processamento Paralelo e Distribuído 60
4 98H00-04 Infraestrutura para Gestão de Dados 60
4 98703-02 Programação Funcional 30
4 95302-04 Álgebra Linear e Geometria Analítica 60
5 98802-02 Engenharia de Software II 30
5 98905-04 Experiência do Usuário 60
5 4646N-04 Métodos Numéricos 60
5 4646X-04 Projeto de Desenvolvimento de Jogos 60
5 4646Z-04 Projeto e Otimização de Algoritmos 60
5 98700-04 Sistemas Operacionais 60
5 4647F-04 Teoria da Computabilidade e Complexidade 60
6 98709-04 Fundamentos de Redes de Computadores 60
6 98708-04 Inteligência Artificial 60
6 98710-02 Laboratório de Redes de Computadores 30
6 4646I-04 Laboratório de Sistemas Operacionais 60
6 4646M-04 Métodos Formais para Computação 60
6 98704-04 Prática em Engenharia de Software 60
7 98706-04 Aprendizado de Máquina 60
7 4645K-04 Construção de Compiladores 60
7 4647A-04 Redes de Computadores Avançadas 60
7 4611G-04 Simulação e Métodos Analíticos 60
7 98711-02 Trabalho de Conclusão I 30
8 980P0-00 Atividades Complementares (120H) 120
8 4645J-04 Computação Paralela 60
8 11521-04 Humanismo e Cultura Religiosa 60
8 98715-04 Segurança de Sistemas 60
8 4647B-04 Sistemas Distribuídos 60
8 98714-02 Trabalho de Conclusão II 30

Disciplinas Optativas

SEM COD Disciplina CH
4 254DX-02 Administração da Informação 30
4 98G05-04 Arquitetura e Organização de Computadores 60
4 98H01-04 Coleta, Preparação e Análise de Dados 60
4 98907-02 Engenharia e Gestão do Conhecimento 30
4 4636M-02 Gerência de Redes de Computadores 30
4 4636N-04 Infraestrutura de Tecnologia da Informação 60
4 12297-04 Laboratório de Games e Narrativas Gráficas 60
4 46517-02 Melhoria de Processos de Software 30
4 4637B-04 Programação de Software Aplicado 60
4 46524-04 Prática na Agência Experimental III (120 Horas) 120
4 13397-02 Psicologia e Gestão de Pessoas em TI 30
4 98G02-04 Sistemas Digitais 60
4 4620J-04 Sistemas de Tempo Real 60

Como ingressar

Para iniciar o Curso de Ciência da Computação é necessário realizar o Concurso Vestibular da PUCRS. O vestibular é realizado em duas edições, inverno e verão.

A PUCRS oferece também a possibilidade de ingresso extravestibular nos cursos de graduação através de transferência, ingresso de diplomado e reopção.

 

Informações acadêmicas

Informações para os alunos do curso de graduação Ciência da Computação sobre:

  • Horários das disciplinas
  • Ementas das disciplinas
  • Matrizes curriculares
  • Substituição de disciplinas

Clique aqui para saber mais.