Ciência da Computação

Classificação no Guia da Faculdade      
Tipo de curso bacharelado
Modalidade presencial
Tempo de curso 8 semestres
Vestibular verão / inverno
Turno Manhã / Noite*
Vagas Anuais 120

Nota CPC / MEC 4
ENADE 4
Mais informações

Apresentação

Com foco em modelagem computacional e desenvolvimento de algoritmos para a solução de problemas complexos, o currículo oferece uma base sólida dos fundamentos da computação e uma visão profunda de temas como linguagens de programação, sistemas operacionais, redes e sistemas distribuídos, engenharia de software, inteligência computacional, computação gráfica e desenvolvimento de jogos.

O egresso do curso de Ciência da Computação consegue se colocar com facilidade nos mais variados perfis da indústria de software, pois o mercado de trabalho nesta área, além de vasto, sofre com a carência da mão de obra, tanto na região metropolitana de Porto Alegre, incluindo o TECNOPUC, quanto em outras capitais do Brasil – Rio de janeiro, São Paulo, Recife – e em algumas das principais cidades do mundo.

 Além disso, são inúmeras as oportunidades de se vincular a projetos de pesquisa através de bolsas de Iniciação Científica, que permitem ao estudante trabalhar com o estado-da-arte em Ciência da Computação, ampliando seus horizontes e possibilidades na carreira acadêmica, na indústria ou como empreendedor.

Destaca-se ainda que este é o curso mais adequado para os estudantes que também tenham interesse em programas de internacionalização e na Pós-Graduação, visando melhores oportunidades de carreira.

 

*O curso de Ciência da Computação utilizará o turno da manhã nos três primeiros semestres (horário ABCDEE1), e a partir do quarto semestre o horário noturno (vespertino) (JKLMNP).

Coordenação do curso

Prof. Dr. Alexandre Agustini

Comissão Coordenadora

  • Prof. Dr. Alexandre Agustini (Coordenador)
  • Prof. Dr. Marcelo Cohen
  • Profa. Dra. Isabel Harb Manssour

Núcleo Docente Estruturante

  • Prof. Dr. Alexandre Agustini (Coordenador)
  • Profa. Dra. Ana Cristina Benso da Silva
  • Prof. Dr. Marcelo Cohen
  • Profa. Dra. Soraia Raupp Musse
  • Prof. Dr. Tiago Coelho Ferreto

Currículos

SEM COD Disciplina CH
1 95300-04 Cálculo I 60
1 4611C-06 Fundamentos de Programação 90
1 98705-02 Introdução À Computação 30
1 95303-04 Matemática Discreta 60
1 98707-02 Metodologia Científica 30
1 1501A-04 Ética e Cidadania 60
2 4645G-04 Algoritmos e Estrutura de Dados I 60
2 98901-04 Banco de Dados I 60
2 95301-04 Cálculo II 60
2 980E2-12 Disciplinas Eletivas 180
2 4646B-04 Fundamentos de Sistemas Digitais 60
2 4611E-04 Lógica para Computação 60
2 4611F-04 Programação Orientada a Objetos 60
3 4645H-04 Algoritmos e Estrutura de Dados II 60
3 98902-02 Banco de Dados II 30
3 46515-04 Linguagens, Autômatos e Computação 60
3 98G03-04 Organização e Arquitetura de Processadores 60
3 95304-04 Probabilidade e Estatística 60
3 98701-04 Programação de Baixo Nível 60
3 98702-04 Prática em Pesquisa 60
4 98716-04 Computação Gráfica 60
4 98801-04 Engenharia de Software I 60
4 4636H-04 Fundamentos de Desenvolvimento de Software 60
4 98713-04 Fundamentos de Processamento Paralelo e Distribuído 60
4 98H00-04 Infraestrutura para Gestão de Dados 60
4 98703-02 Programação Funcional 30
4 95302-04 Álgebra Linear e Geometria Analítica 60
5 98802-02 Engenharia de Software II 30
5 98905-04 Experiência do Usuário 60
5 4646N-04 Métodos Numéricos 60
5 4646X-04 Projeto de Desenvolvimento de Jogos 60
5 4646Z-04 Projeto e Otimização de Algoritmos 60
5 98700-04 Sistemas Operacionais 60
5 4647F-04 Teoria da Computabilidade e Complexidade 60
6 98709-04 Fundamentos de Redes de Computadores 60
6 98708-04 Inteligência Artificial 60
6 98710-02 Laboratório de Redes de Computadores 30
6 4646I-04 Laboratório de Sistemas Operacionais 60
6 4646M-04 Métodos Formais para Computação 60
6 98704-04 Prática em Engenharia de Software 60
7 98706-04 Aprendizado de Máquina 60
7 4645K-04 Construção de Compiladores 60
7 4647A-04 Redes de Computadores Avançadas 60
7 4611G-04 Simulação e Métodos Analíticos 60
7 98711-02 Trabalho de Conclusão I 30
8 980P0-00 Atividades Complementares (120H) 120
8 4645J-04 Computação Paralela 60
8 11521-04 Humanismo e Cultura Religiosa 60
8 98715-04 Segurança de Sistemas 60
8 4647B-04 Sistemas Distribuídos 60
8 98714-02 Trabalho de Conclusão II 30

 

 

Cadeiras Optativas

SEM COD Disciplina CH
4 12297-04 Laboratório de Games e Narrativas Gráficas 60
4 13397-02 Psicologia e Gestão de Pessoas em TI 30
4 254DX-02 Administração da Informação 30
4 4620J-04 Sistemas de Tempo Real 60
4 4636M-02 Gerência de Redes de Computadores 30
4 4636N-04 INFRAESTRUTURA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 60
4 4637B-04 Programação de Software Aplicado 60
4 46517-02 Melhoria de Processos de Software 30
4 46524-04 Prática na Agência Experimental III (120 Horas) 120
4 98G02-04 Sistemas Digitais 60
4 98G05-04 Arquitetura e Organização de Computadores 60
4 98H01-04 Coleta, Preparação e Análise de Dados 60
4 98907-02 Engenharia e Gestão do Conhecimento 30

SEM COD Disciplina CH
1 95300-04 Cálculo I 60
1 4611C-06 Fundamentos de Programação 90
1 4646F-04 Introdução à Ciência da Computação 60
1 15015-04 Lógica I 60
1 95303-04 Matemática Discreta 60
1 4646L-04 Metodologia Científica e Escrita para Computação 60
2 4645G-04 Algoritmos e Estrutura de Dados I 60
2 95301-04 Cálculo II 60
2 4645L-10 Disciplina Eletiva 150
2 4646B-04 Fundamentos de Sistemas Digitais 60
2 4611E-04 Lógica para Computação 60
2 4646K-04 Matemática Concreta 60
2 4611F-04 Programação Orientada a Objetos 60
3 4645H-04 Algoritmos e Estrutura de Dados II 60
3 4646J-04 Linguagens Formais e Autômatos 60
3 4646Q-04 Organização e Arquitetura de Computadores I 60
3 4646U-04 Programação Funcional 60
3 4646T-02 Programação de Baixo Nível 30
3 4647E-04 Técnicas de Programação 60
3 95302-04 Álgebra Linear e Geometria Analítica 60
4 4645P-02 Disciplina Integradora I (Lógica e Programação) 30
4 4645U-04 Engenharia de Software 60
4 4645Y-04 Fundamentos de Banco de Dados 60
4 4646P-02 Modelos para Computação Concorrente 30
4 4646R-04 Organização e Arquitetura de Computadores II 60
4 95304-04 Probabilidade e Estatística 60
4 4647F-04 Teoria da Computabilidade e Complexidade 60
5 4645Q-02 Disciplina Integradora II (Iniciação Científica) 30
5 4645X-04 Engenharia de Software Orientada a Modelos 60
5 4645Z-04 Fundamentos de Computação Gráfica 60
5 4646M-04 Métodos Formais para Computação 60
5 4646N-04 Métodos Numéricos 60
5 4646Z-04 Projeto e Otimização de Algoritmos 60
5 4647D-04 Sistemas Operacionais 60
6 4645R-02 Disciplina Integradora III (Especificação e Contrução de Sistemas) 30
6 4646A-04 Fundamentos de Inteligência Artificial 60
6 11521-04 Humanismo e Cultura Religiosa 60
6 4646D-04 Implementação de Sistemas de Bancos de Dados 60
6 4646E-04 Interpretação de Linguagens de Programação 60
6 4646G-04 Introdução à Redes de Computadores 60
6 4646I-04 Laboratório de Sistemas Operacionais 60
7 4645J-04 Computação Paralela 60
7 4645K-04 Construção de Compiladores 60
7 4646H-02 Laboratório de Redes de Computadores 30
7 4646Y-04 Projeto e Implementação de Sistemas Interativos 60
7 4647A-04 Redes de Computadores Avançadas 60
7 4611G-04 Simulação e Métodos Analíticos 60
8 46535-00 Atividades Complementares (110 horas) 110
8 4645T-02 Disciplina Integradora IV (Trabalho de Conclusão) 30
8 2540L-04 Empreendimentos Empresariais 60
8 4646X-04 Projeto de Desenvolvimento de Jogos 60
8 4647B-04 Sistemas Distribuídos 60
8 4647C-04 Sistemas Inteligentes Autônomos 60
8 1501A-04 Ética e Cidadania 60
SEM COD Disciplina CH
1 4641A-06 Algoritmos e Programacao I 90
1 95300-04 Cálculo I 60
1 4116F-02 Geometria Analítica 30
1 4642B-04 Introducao A Ciencia da Computacao 60
1 95303-04 Matemática Discreta 60
2 4641B-06 Algorítmos e Programação II 90
2 95301-04 Cálculo II 60
2 46199-12 Disciplinas Eletivas 180
2 4642C-04 Linguagens Formais 60
2 4611E-04 Lógica para Computação 60
2 4644A-04 Organizacao e Arquit. de Computadores I 60
2 4115S-02 Álgebra Matricial 30
3 4641C-06 Algoritmos e Programacao III 90
3 4620V-04 Engenharia de Software – Ec 60
3 4611D-02 Laboratório de Banco de Dados 30
3 46514-04 Linguagens de Programação 60
3 4644B-04 Organizacao e Arquit. de Computadores II 60
3 4644D-04 Programacao para Software Basico 60
3 4642D-04 Teoria da Computacao 60
4 46501-04 Algoritmos Avançados 60
4 4644E-04 Compiladores 60
4 4643B-04 Computacao Grafica I 60
4 4636H-04 Fundamentos de Desenvolvimento de Software 60
4 46520-04 Modelagem e Projeto de Banco de Dados 60
4 46521-04 Organização e Arquitetura de Computadores 60
5 4643C-02 Computacao Grafica II 30
5 46505-02 Design de Interação 30
5 46510-04 Gerenciamento de Projeto de Software 60
5 46519-04 Métodos Formais (ES) 60
5 95304-04 Probabilidade e Estatística 60
5 4455B-04 Redes de Comunicação I 60
5 4647D-04 Sistemas Operacionais 60
6 4636Q-04 Disciplina Integradora II 60
6 4643D-02 Entretenimento Digital 30
6 4641H-04 Implementacao de Banco de Dados 60
6 4621A-04 Inteligência Artificial Aplicada – Ec 60
6 4621C-02 Laboratório de Redes 30
6 4620U-04 Métodos Computacionais – Ec 60
6 4644G-02 Programacao de Perifericos (Cc) 30
6 4458D-04 Redes de Comunicação II 60
7 11521-04 Humanismo e Cultura Religiosa 60
7 4645E-02 Programacao Paralela 30
7 4645C-04 Redes de Computadores III 60
7 4611G-04 Simulação e Métodos Analíticos 60
7 4641I-04 Trabalho de Conclusao I 60
8 4610J-00 Atividades Complementares (105 Horas) 105
8 2540L-04 Empreendimentos Empresariais 60
8 4645F-04 Programacao Distribuida 60
8 4644H-04 Sistemas Embarcados 60
8 4641J-04 Trabalho de Conclusao II 60
8 1501A-04 Ética e Cidadania 60
SEM COD Disciplina CH
1 4641A-06 Algoritmos e Programacao I 90
1 4115H-04 Cálculo A 60
1 4116F-02 Geometria Analítica 30
1 4642B-04 Introducao A Ciencia da Computacao 60
1 4115G-04 Matemática Discreta (CC) 60
2 4641B-06 Algorítmos e Programação II 90
2 4115J-04 Cálculo B 60
2 46199-12 Disciplinas Eletivas 180
2 4642C-04 Linguagens Formais 60
2 4642A-04 Logica para Computacao 60
2 4644A-04 Organizacao e Arquit. de Computadores I 60
2 4115S-02 Álgebra Matricial 30
3 4641C-06 Algoritmos e Programacao III 90
3 4634A-02 Laboratorio de Banco de Dados I 30
3 4633A-04 Modelagem de Software 60
3 4644B-04 Organizacao e Arquit. de Computadores II 60
3 4641G-04 Paradigmas de Linguagens de Programacao 60
3 4644D-04 Programacao para Software Basico 60
3 4642D-04 Teoria da Computacao 60
4 4644E-04 Compiladores 60
4 4641D-04 Complexidade e Otimizacao 60
4 4643B-04 Computacao Grafica I 60
4 4634B-04 Modelagem Conceit. e Proj. de Banco Dados 60
4 4644C-04 Organizacao e Arquit. de Computadores III 60
4 4641E-04 Técnicas de Programação 60
5 4643C-02 Computacao Grafica II 30
5 4633B-04 Gerencia de Projetos de Software 60
5 4642E-04 Metodos Formais para Computacao 60
5 41238-04 Métodos Estatísticos 60
5 4633H-02 Projeto de Interfaces 30
5 4645A-04 Redes de Computadores I 60
5 4644F-04 Sistemas Operacionais (Cc) 60
6 4633D-04 Desenvolvimento de Sistemas 60
6 4643D-02 Entretenimento Digital 30
6 4641H-04 Implementacao de Banco de Dados 60
6 4643E-04 Inteligencia Artificial 60
6 4645D-02 Laboratorio de Redes de Computadores 30
6 4643F-04 Metodos Computacionais (Cc) 60
6 4644G-02 Programacao de Perifericos (Cc) 30
6 4645B-04 Redes de Computadores II 60
7 4643A-04 Avaliacao de Desempenho de Sistemas 60
7 11521-04 Humanismo e Cultura Religiosa 60
7 4645E-02 Programacao Paralela 30
7 4645C-04 Redes de Computadores III 60
7 4641I-04 Trabalho de Conclusao I 60
8 4610J-00 Atividades Complementares (105 Horas) 105
8 2540L-04 Empreendimentos Empresariais 60
8 4645F-04 Programacao Distribuida 60
8 4644H-04 Sistemas Embarcados 60
8 4641J-04 Trabalho de Conclusao II 60
8 15091-04 Ética e Filosofia da Ciência 60

Como ingressar

Para iniciar o Curso de Ciência da Computação é necessário realizar o Concurso Vestibular da PUCRS. O vestibular é realizado em duas edições, inverno e verão.

A PUCRS oferece também a possibilidade de ingresso extravestibular nos cursos de graduação através de transferência, ingresso de diplomado e reopção.

 

Informações acadêmicas

Informações para os alunos do curso de graduação Ciência da Computação sobre:

  • Horários das disciplinas
  • Ementas das disciplinas
  • Matrizes curriculares
  • Substituição de disciplinas

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