Em 2015, o Curso de Publicidade e Propaganda comemorou 50 anos. Com toda essa experiência, o curso está sempre atento a se reinventar e poder vivenciar sua história com um olhar renovado. Entendemos o valor das ideias, das formas diferentes de pensar e fazer propaganda.
A prática publicitária exige constantemente sínteses criativas, estratégias, pesquisas e reflexões. Talvez, nenhuma profissão seja mais cobrada, pela originalidade, em tão curto espaço de tempo. Assim sendo, o curso assume esse desafio constante, de olhar o passar de cada dia com o objetivo de buscar sempre algo desafiador e inovador. Afinal, essa é a alma da Publicidade.
Márcia Pillon Christofoli
50 anos Publicidade e Propaganda Famecos: todo dia, novo.
SEM | COD | Disciplina | CH |
---|---|---|---|
1 | 97001-02 | Comunicação e Contexto Sociocultural | 30 |
1 | 97302-04 | Contexto Publicitário | 60 |
1 | 97002-04 | Criatividade | 60 |
1 | 97301-04 | Ferramentas de Edição | 60 |
1 | 97003-04 | Laboratório de Comunicação | 60 |
1 | 1216F-04 | Leitura e Producao Textual | 60 |
1 | 97303-02 | Mídia e Distribuição de Conteúdo | 30 |
2 | 97008-04 | Artes e Linguagens Visuais | 60 |
2 | 97006-02 | Comunicação e Marketing | 30 |
2 | 97304-04 | Criação Publicitária: Direção de Arte e Redação | 60 |
2 | 12295-04 | Escrita Criativa: Narrativa (Sp) | 60 |
2 | 97007-02 | Fotografia | 30 |
2 | 2334F-02 | Gestão da Conta Publicitária | 30 |
2 | 97009-02 | Produção Audiovisual | 30 |
2 | 97005-04 | Sustentabilidade: Construindo um Mundo Melhor | 60 |
3 | 97306-04 | Comportamento e Consumo | 60 |
3 | 2334D-04 | Design Publicitário | 60 |
3 | 97018-04 | Empreendedorismo | 60 |
3 | 23135-02 | História da Comunicação | 30 |
3 | 97305-02 | Marketing Avançado em Comunicação | 30 |
3 | 97321-04 | Planejamento Publicitário | 60 |
3 | 1501A-04 | Ética e Cidadania | 60 |
4 | 97012-04 | Cultura Digital | 60 |
4 | 91835-02 | Geopolitica e Cenários Econômicos | 30 |
4 | 97011-02 | Gestão de Projetos em Comunicação | 30 |
4 | 11521-04 | Humanismo e Cultura Religiosa | 60 |
4 | 97322-02 | Marketing Estratégico em Comunicação | 30 |
4 | 97328-02 | Mentoria | 30 |
4 | 97307-04 | Pesquisa de Mercado | 60 |
4 | 97308-02 | Social Media | 30 |
4 | 97013-02 | Teorias da Comunicação | 30 |
5 | 97312-04 | Ativação de Marcas | 60 |
5 | 97310-04 | Conteúdos Audiovisuais: Linguagens | 60 |
5 | 970C1-24 | Disciplina Eletiva | 360 |
5 | 2331F-04 | Foto Publicitária | 60 |
5 | 97309-04 | Laboratório de Tendências | 60 |
5 | 97311-02 | Negócio Publicitário | 30 |
5 | 97014-02 | Teorias Avançadas da Comunicação | 30 |
6 | 97316-04 | Branded Content | 60 |
6 | 97317-04 | Conteúdos Audiovisuais: Narrativas e Formatos | 60 |
6 | 97315-04 | Criação Publicitária: Geração de Ideias | 60 |
6 | 97314-04 | Planejamento de Mídia | 60 |
6 | 97313-04 | Projeto de Estratégia e Inovação (80h) | 80 |
6 | 97015-02 | Soft Skills | 30 |
7 | 97017-02 | Gestão de Carreiras | 30 |
7 | 97016-02 | Metodologias e Práticas de Pesquisa em Comunicação | 30 |
7 | 97319-02 | Métricas e Performance | 30 |
7 | 97318-04 | Projeto de Campanha (80h) | 80 |
8 | 970C3-00 | Atividades Complementares (300H) | 300 |
8 | 97320-02 | Indústria Criativa e Entretenimento | 30 |
8 | 2325H-04 | Influenciadores e Estratégias de Marketing | 60 |
8 | 97327-03 | Tcc: Pesquisa em Comunicação | 45 |
Para iniciar o Curso de Publicidade e Propaganda é necessário realizar o Concurso Vestibular da PUCRS. O vestibular é realizado em duas edições, inverno e verão.
A PUCRS oferece também a possibilidade de ingresso extravestibular nos cursos de graduação através de transferência, ingresso de diplomado e reopção.
O publicitário é o profissional responsável por elevar as vendas do seu cliente, através de campanhas publicitárias. É ele que deve mostrar ao público, da melhor e mais convincente forma possível, que a marca, os produtos e os serviços que defende são os mais adequados. É um profissional que deve ser eficiente, envolvente, astuto, estratégico e comunicativo.
Uma das grandes vantagens de escolher a publicidade como profissão é a amplitude do mercado de trabalho. São diferentes áreas, que necessitam de diferentes habilidades e aprendizados. Entre elas estão a criação, que envolve redação e direção de arte, a mídia, o planejamento, o atendimento, a produção gráfica e eletrônica, o marketing e as pesquisas de mercado.
É muito comum associar a publicidade à criatividade. Porém, essa habilidade é mais exigida na área de criação. Nas demais, o publicitário pode se valer de outras tantas características, como o senso estratégico e a facilidade de se comunicar. Mas vale lembrar: criatividade não é um dom e sim uma competência que pode ser exercitada. Portanto, não há nada que impeça alguém que não se considera criativo de vir a trabalhar na criação.
Apesar da maioria dos profissionais da área trabalharem nas agências de propaganda, o mercado não se limita apenas a elas. Entre as demais opções de atuação estão as consultorias, assessorias de comunicação, estúdios, produtoras (digitais, gráficas, de vídeo, de cinema, de áudio, de fotografia, entre outras), institutos de pesquisa, organizações públicas e privadas, estúdios de design, departamentos de marketing e empresas anunciantes.
O Curso de Publicidade e Propaganda da Famecos é considerado um dos melhores e mais tradicionais do país. Esse prestígio foi conquistado desenvolvendo um ensino de qualidade, que visa preparar os alunos da maneira mais completa para a carreira publicitária.
A Famecos tem como missão formar os melhores profissionais, pois entende que em um mercado exigente, como é o da publicidade, somente esses se destacarão. Para isso, é oferecida ao aluno uma estrutura de primeira qualidade. Com laboratórios, estúdios de fotografia e de vídeo, salas de aula confortáveis e bem equipadas, além de um corpo docente composto por professores qualificados, pesquisadores e profissionais atuantes da área, a Famecos proporciona aprendizado integral. Ao mesmo tempo que se aprofunda na teoria, ensinando os princípios da comunicação, não se distancia da prática, instruindo ao planejamento, à busca por tendências, ao exercício da criatividade e à participação em projetos práticos, executados em situações reais de mercado. Tudo isso leva à percepção da publicidade como uma profissão de amplas possibilidades e à formação de um aluno que, via de regra, já está estagiando ou efetivado no decorrer do curso.
Os alunos do curso de Publicidade e Propaganda podem participar ativamente em qualquer um dos núcleos do Espaço Experiência.
CONHEÇA O PORTAL EU SOU FAMECOS E SAIBA MAIS SOBRE A AGÊNCIA
Informações para os alunos do curso de graduação em Publicidade e Propaganda, clique para saber mais: