Histórico

A identidade de uma escola não se faz por decreto. Nem da noite para o dia, numa simples jogada de mercado. A Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos é resultado de décadas de trabalho e de milhares de pessoas – professores, estudantes e funcionários – que pouco a pouco construíram uma personalidade única, reconhecida em todo o Brasil e até no exterior.

Somos muito sérios em nosso trabalho educativo, buscando excelência acadêmica na graduação e na pós-graduação, mas isso não nos impede de termos os intervalos mais alegres e descontraídos do mundo. Sabemos a hora de fazer silêncio e pedir concentração, mas também somos doutores em liberdade criativa, proporcionando a todos um ambiente agradável para simplesmente jogar conversa ao vento e, de repente, ter aquela ideia que ninguém ainda teve. Afinal, para aprender Comunicação, Artes e Design, não basta decorar o que está nos livros. É preciso viver intensamente a vocação escolhida, colocando-a à prova todos os dias. E viver intensamente é conosco.

Talvez essa seja a razão de nossos ex-alunos terem tanto sucesso no mercado de trabalho. Eles levam da Famecos todas as ferramentas técnicas necessárias para um bom desempenho profissional e carregam também uma boa capacidade de enxergar soluções inovadoras e de se relacionar com os colegas de trabalho de forma colaborativa. Jornalistas, publicitários, relações-públicas, cineastas e designers não foram feitos para simplesmente seguir ordens e apertar botões. Eles precisam estar sintonizados com o mundo à sua volta, reagindo rápido quando as mudanças acontecem. E estar sintonizado com o mundo é conosco.

Neste início do século 21, a Escola está preparada para seguir em sua missão educadora e, sem abrir mão de sua identidade, aceita todos os sérios desafios que o planeta digitalmente interconectado nos apresenta a cada dia. Somos e queremos ser cada vez mais uma escola que valoriza o talento de cada um, acolhe a diversidade, integra as minorias e constrói de forma coletiva uma estrutura de capacitação profissional de qualidade, necessariamente interdisciplinar e muito humana. Reconhecer diferenças e saber que o Brasil é de todos e de todas é o primeiro passo para formar cidadãos e cidadãs que utilizem suas potencialidades para criar um futuro mais justo e mais feliz, para si e para os outros. E buscar felicidade, é claro, também é conosco.

A trajetória da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos teve início em 1949, quando profissionais, entidades e empresários ligados à área de Comunicação, em parceria com a Faculdade de Filosofia, integrante da Universidade Católica do Rio Grande do Sul, conceberam o primeiro curso de Jornalismo do Sul do país e o terceiro do Brasil. Com o currículo e a seriação das disciplinas aprovados pela congregação Marista em 1950, a Instituição requereu à Diretoria de Ensino Superior do Ministério da Educação uma autorização para o funcionamento do curso. Nesse mesmo ano, a Universidade recebeu o título de Pontifícia.

Autorizado em 1951, o curso passou a funcionar em março de 1952. As aulas ocorriam nas dependências do Colégio Nossa Senhora do Rosário. Em 1954, houve a colação de grau da primeira turma de bacharéis, com 48 formandos. Destacaram-se alguns profissionais já experientes e com fama nacional e internacional, como Arlindo Pasqualini, João Bergmann, Adil Borges Fortes da Silva, Adail Borges Fortes da Silva, Matilde Zatar, Lígia Nunes e Firmino Bimbi.

Em janeiro de 1964, o Conselho Federal de Educação autorizou o desdobramento, solicitado pela direção da Faculdade de Filosofia da PUCRS, para a criação da Escola de Jornalismo, com 120 alunos matriculados. Em março de 1965, teve início a especialização em Propaganda, com duração de três anos, já na Escola de Jornalismo, sendo esse curso o primeiro realizado no país em nível universitário. No mesmo ano, em 1º de dezembro, a Escola de Jornalismo foi transformada em Faculdade dos Meios de Comunicação Social, a Famecos.

Em 1967, começou o curso polivalente, de quatro anos, havendo no último ano opções para as especializações em Jornalismo, Publicidade/Propaganda e Relações Públicas. Um ano depois, ocorreu a transferência da Famecos para o Campus da PUCRS, sem prédio definido. Devido a uma resolução do Conselho Federal de Educação, em 1970 o curso de Comunicação Social foi reestruturado, com especializações em Jornalismo (Impresso, Radiofônico, Televisionado e Cinematográfico), Relações Públicas e Publicidade/Propaganda e as matrículas dos alunos passaram a ser efetuadas nas diferentes habilitações por ocasião do ingresso na Faculdade.

Em novembro de 1971, foi criado o Curso Superior de Planejamento de Turismo, com duração de três anos, iniciando suas atividades em 1972 (atualmente este curso não integra mais a Escola). Neste mesmo mês, foi lançada a pedra fundamental do prédio da Famecos, o primeiro a ser construído no país para uma faculdade de Comunicação Social, com instalações previstas para estúdios de rádio, televisão, fotografia e cinema. O edifício próprio foi inaugurado em 8 de dezembro de 1972, sendo ocupado em março de 1973.

Em 1988, ocorreu a primeira edição do Festival de Laboratórios em Comunicação – SET UNIVERSITÁRIO. O evento ocorre até hoje, sem interrupção de suas edições. Realizado anualmente, é direcionado a alunos de Comunicação e Design do país e da América Latina, com inúmeras palestras, workshops e concursos em diversas categorias.

Em novembro de 1993, foi aprovado o curso de Mestrado em Comunicação Social, cujas atividades seiniciaram em março de 1994. Em 1995, o Programa de Pós-Graduação criou a “Revista Famecos – Mídia, Cultura e Tecnologia”, com edições quadrimestrais, seguida, no ano seguinte, pela revista “Sessões do Imaginário”, com o objetivo de promover a reflexão sobre a sétima arte em âmbito acadêmico, sem perder de vista a riqueza das experiências dos profissionais de cinema. Em 1998, foi implantado o curso de Doutorado em Comunicação Social.

Em 2004, houve a criação do Curso Superior Tecnológico de Produção Audiovisual, chamado carinhosamente de Teccine, aproveitando a larga tradição da Famecos nas áreas de cinema, televisão e vídeo. Hoje consolidado como uma escola de referência nacional, o Teccine acumula dezenas de prêmios para os filmes produzidos por seus alunos e ex-alunos em festivais nacionais e internacionais.

Em dezembro de 2017, a faculdade transformou-se em Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, seguindo a reorganização estrutural da PUCRS. O curso de Design, criado em março de 2017, foi incorporado à Escola, o que provocou mudanças significativas no prédio, além do começo de um novo e instigante diálogo interdisciplinar.

Nosso compromisso, depois de tantos anos de história, continua o mesmo: formar profissionais competentes e seres humanos conscientes de seus direitos e de seus deveres, que usem o seu talento para buscar a própria felicidade sem esquecer seu comprometimento com a comunidade. Atuando sempre de forma ética, na busca de um mundo comunicacional que respeite a ampla diversidade da espécie humana e denuncie todo tipo de preconceito e injustiça, a Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos está preparada para as próximas décadas e nunca estará imóvel.

Porque mudar, é claro, também é conosco.