Engenharia Civil

Classificação no Guia da Faculdade      
Tipo de curso bacharelado
Modalidade presencial
Tempo de curso 10 semestres
Vestibular verão / inverno
Turno Manhã / Noite
Vagas Anuais 120

Mais informações

Apresentação

A Engenharia Civil está envolvida em quase todo o processo produtivo, sendo fortemente responsável pela evolução da sociedade. Com um dos mais amplos currículos na área, o engenheiro Civil não atua exclusivamente na área técnica, mas agrega às suas funções cargos em áreas como a de gestão e planejamento.

A grande riqueza do curso está no fato de que a tecnologia é importante assim como a sua capacidade de lidar com as pessoas.

A engenharia Civil é a pioneira dentre os cursos da área tendo a sua criação datada de 1900 e até hoje ainda é a mais procurada.

Neste período de crescimento nacional, com o impulso dado à Engenharia Civil, o assédio das empresas sobre os estudantes é grande, e a grande maioria dos egressos já está efetivado antes mesmo de sua graduação.

Por sua ampla formação é comum o Engenheiro Civil buscar uma especialização, dentro das diversas áreas em que tem atuação: construção civil, vias rodoviárias e ferroviárias, construção de portos aeroportos e hidrelétricas, saneamento, avaliações, perícias, manutenção e reparação de edificações, transporte e obras de terra.

Faz parte da formação do Engenheiro Civil os cálculos, física, química e informática, sendo através do raciocínio lógico que se dá o desenvolvimento da capacitação profissional. A graduação pode ser feita em 5 anos e deve propiciar a capacidade de atualização constante.

Coordenação do curso

Prof. Me. Felipe Brasil Viegas

Secretário de Apoio do curso

Cristiane de Assis Weber

Comissão Coordenadora

  • Prof. Me. Felipe Brasil Viegas (Coordenador)
  • Profa. Me. Bruna Manica Lazzari
  • Prof. Dr. Eduardo Giugliani
  • Prof. Dr. Ricardo Girardi

Núcleo Docente Estruturante

  • Prof. Esp. Felipe Brasil Viegas (Coordenador)
  • Profa. Me. Bruna Manica Lazzari
  • Prof. Dr. Eduardo Giugliani
  • Prof. Dr. Jairo Andrade
  • Prof. Dr. Ricardo Girardi

Currículos

A Estrutura Curricular do Curso de Engenharia Civil, com duração de 10 semestres, é constituída de 250 créditos (3750 horas). Além disso, o aluno deve realizar obrigatoriamente 120 horas de atividades complementares acadêmicas extra-classe e um estágio de 190 horas de duração (ambos de acordo com a legislação vigente). O curso funciona no turno da manhã e noite.

O turno preferencial nos cursos de Engenharia (Civil, Elétrica, Produção e Química) é o da noite, podendo iniciar suas atividades às 17h35min. Além do turno da noite, algumas disciplinas e/ou turmas poderão ser ministradas aos sábados pela manhã. O número médio de horas-aula por semana nos cursos de Engenharia é de 24 horas.

No Curso de Engenharia Civil, algumas disciplinas são oferecidas pela manhã em função de suas características; as disciplinas de Topografia, por exemplo, só podem ser ministradas durante o dia.

SEM COD Disciplina CH
Não existe conteúdo cadastrado

Como ingressar

Para iniciar o curso de Engenharia Civil é necessário realizar o Concurso Vestibular da PUCRS. O vestibular é realizado em duas edições, inverno e verão.

A PUCRS oferece também a possibilidade de ingresso extravestibular nos cursos de graduação através de transferência, ingresso de diplomado e reopção.

 

Informações acadêmicas

Informações para os alunos do curso de graduação em Engenharia Civil sobre:

  • Fluxograma das disciplinas
  • Programas das disciplinas

Clique aqui para saber mais.