Cateter de alto fluxo evita que pacientes com Covid-19 necessitem de aparelhos mais intensivos para respirar

Dispositivo idealizado por professor da Escola de Medicina está sendo produzido pelo Ideia e Tecnopuc FabLab

08/01/2021 - 10h32
cateter, tecnopuc, escola de medicina, covid-19

Cateter de alto fluxo busca evitar que pacientes com Covid-19 necessitem da ajuda de aparelhos mais intensivos para respirar

Evitar que pacientes com Covid-19 necessitem da ajuda de aparelhos mais intensivos para respirar é o objetivo de um cateter de alto fluxo desenvolvido por pesquisadores da PUCRS. Em elaboração nos últimos meses, o dispositivo foi projetado para proporcionar uma entrega maior de oxigênio.

Segundo Giovani Gadoski, professor e agente de Inovação da Escola de Medicina da PUCRS que idealizou o projeto, pacientes que precisariam de respiração artificial dispensaram os aparelhos por conta do cateter de alto fluxo. Com o dispositivo, Gadoski conta que alguns ficaram menos tempo internados, sendo desnecessária a intubação orotraqueal. Os casos incluem pacientes que foram internados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O equipamento, que foi produzido em sua etapa final por meio das impressoras 3D do Tecnopuc Fablab, sob a gestão do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS (Ideia), é indicado para pacientes que não conseguem manter a oxigenação por cateter simples e que estão internados na enfermaria, fora das Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Reforço multidisciplinar

Eduardo Giugliani, diretor do Ideia, conta que a proposta surgiu a partir da provocação de Gadoski. “Ele teve conhecimento do dispositivo em um artigo internacional e percebeu que o desenvolvimento da peça poderia auxiliar no enfrentamento à Covid-19, principalmente no caso de pacientes em fase de pré-internação em UTIs. Então consultou o Ideia e uma equipe de análise e desenvolvimento foi montada”.

cateter, tecnopuc, escola de medicina, covid-19

Entre a prototipagem, elaboração, fabricação, testes de campo e uso efetivo do cateter, foram cerca de 40 dias

Desde o lançamento da iniciativa, de acordo com Giugliani, outros hospitais tomaram conhecimento do dispositivo e estão entrando em contato. “Já compartilhamos o design do projeto e o programa usado na prototipagem da peça. O Ideia está se colocando inteiramente à disposição e essa iniciativa pode ser muito positiva para a mitigação do avanço da doença em pacientes ainda em fases preliminares”, explica.

Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento do Tecnopuc, ressalta que a ação está inserida nos esforços desenvolvidos pela Universidade para mitigar efeitos da pandemia da Covid-19. Apenas no Parque Tecnológico, estão em constante ação os Laboratórios FabLab, CriaLab e UsaLab para desenvolver soluções aos desafios vindos da sociedade e dos pesquisadores, em especial das áreas da saúde, do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) e Instituto do Cérebro (InsCer).

Participaram do desenvolvimento do cateter os laboratórios de criatividade e prototipagem, Tecnopuc FabLab, o Laboratório de Mecânica, LabMec, e o Laboratório de Eletrônica, por meio do técnico Luis Fernando de Franceschi Nunes. Além do Ideia, a engenharia biomédica do HSL também prestou contribuições. Entre a prototipagem, elaboração, fabricação, testes de campo e uso efetivo do cateter, foram cerca de 40 dias. O dispositivo já está em uso no HSL e, segundo Gadonski, oferece resultados muito positivos e promissores.