Marcio Donadio atuará na Espanha como docente da Escola de Medicina

Ele vai lecionar na Universitat Internacional de Catalunya (UIC)

02/08/2021 - 13h37

A partir de agosto, Márcio Vinícius Fagundes Donadio, novo professor internacional (Projeto Pontes da PROPESQ) da ESMED – PPG de Pediatria e Saúde da Criança e PPG de Biologia Celular e Molecular, passará a atuar na Espanha, mas mantendo o vínculo com a PUCRS.

O professor foi convidado para atuar na Universitat Internacional de Catalunya (UIC), na Espanha.  De acordo com o professor Márcio, na UIC ele irá desenvolver uma linha de pesquisa relacionada ao tema da prática de atividade física em crianças e adolescentes, com atenção especial aqueles pacientes pediátricos com doenças respiratórias crônicas. “Terei um laboratório de pesquisa lá, com foco na avaliação da capacidade de exercício em pediatria. Estarei vinculado especialmente ao Programa de Doutorado em Ciências da Saúde, que reúne o conhecimento e a experiência de docentes pesquisadores dos departamentos de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Bioengenharia e Ciências Básicas, em uma abordagem que é consequência do entendimento de que a saúde deve ser abordada de forma interprofissional e multidisciplinar. Por outro lado, também terei vinculação com o curso de graduação em fisioterapia e o programa de mestrado em fisioterapia pediátrica”, conta.

Esta mudança possibilitará sua contribuição em projetos de internacionalização, promovendo a mobilidade acadêmica e ampliando as oportunidades de colaborações internacionais, bem como na conservação da produção docente no PPG de Pediatria e a continuidade dos projetos em andamento. Sua viagem está marcada para setembro.