Seguimos cuidando uns dos outros

O cuidado com as pessoas continua sendo o ponto de partida para todas as decisões da PUCRS. Guiada pelo compromisso com a educação e a pesquisa e com a saúde e a segurança da comunidade, a Universidade atua baseada em análises periódicas das condições de saúde pública, feitas por um comitê de especialistas.

Com as oscilações climáticas temos vivenciado um aumento do aparecimento de doenças respiratórias e virais como Gripe, Influenza e suas variações. Neste sentido, é importante lembrar que a pandemia não acabou e que, apesar de a Covid-19 não estar sendo uma doença grave neste momento – graças à vacinação – ainda existe uma grande circulação do vírus e aumento de casos.

Cada um/uma de nós desempenha um importante papel na prevenção e contenção de doenças. Desta forma, se faz necessária uma atenção especial aos cuidados e protocolos sanitários destacados a seguir.

Professores e técnicos estão vacinados e estamos trabalhando no incentivo à vacinação entre estudantes desde o início do calendário de imunização.

A PUCRS está comprometida em promover um ambiente acolhedor e seguro e solicita o apoio de todos/as para que o impacto – das mudanças que estão ocorrendo neste momento da pandemia – nas relações tenham como princípio e prioridade o respeito, o diálogo, a gentileza e a empatia como primeira resposta a qualquer situação.

Lembre-se: devemos continuar sendo Presença Responsável.

Orientações para uma convivência segura

Apesar de não ser obrigatório, o uso de máscara segue sendo recomendado em nosso Campus. Usar máscara é uma forma de autocuidado e de cuidado com o próximo – não só com quem está aqui na Universidade, conosco, mas também com quem nos espera em casa;

Colabore para manter a ventilação dos espaços. Evite aglomerações.

Lave com frequência as mãos durante, no mínimo, 20 segundos e/ou higienize-as com álcool em gel.

Procure estar em dia com a vacinação contra a Covid-19 e Gripe.

Não compartilhe objetos pessoais.

Preservar a si e a quem convive com você mantendo o distanciamento caso apresente sintomas de doenças virais ou respiratórias;

Evite tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos não higienizadas.

Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico.

Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com o cotovelo flexionado ou com lenço de papel, nunca com as mãos.

Planos de prevenção

Confira os rigorosos protocolos de segurança que regem a atuação da Universidade neste momento, buscando assegurar um Campus livre de Covid-19.


Notícias relacionadasVeja Todas as notícias

 


Relembre as iniciativas da Universidade no combate à pandemia