Saiba como será o funcionamento da PUCRS 

Mantendo como prioridade a saúde e segurança da comunidade acadêmica, nossa Universidade preparou um modelo de aulas flexível e consciente, que assegura a qualidade da aprendizagem da graduação à pós-graduação. 

O Calendário Acadêmico está mantido e, como no ano anterior, a atuação seguirá as determinações do poder público e os critérios previstos nas bandeiras de distanciamento controlado. As datas previstas para o retorno das aulas para a graduação, pós-graduação, extensão e idiomas também estão mantidas e todas iniciam online, se adequando com orientações ao longo do semestre conforme as bandeiras.  

Infográfico

 

Conheça os detalhes por nível de ensino

As aulas iniciam em 3 de março, com a maioria das disciplinas online, e o semestre será composto de quatro cenários, conforme especificidades e diretrizes curriculares de cada curso. Confira os detalhes aqui. Informações sobre a acolhida no início do semestre e programações especiais serão divulgadas pelas Escolas em seus canais oficiais. Na primeira semana de aula os professores irão apresentar detalhadamente os planos de ensino e o Portal de Matrículas permanecerá aberto para ajustes até 19 de março. Os encontros presenciais previstos em algumas disciplinas – quando recomendados, mas não essenciais -, somente ocorrerão quando houver condições sanitárias e o Modelo de Distanciamento Controlado estiver nas bandeiras laranja ou amarela.
Aulas teóricas seguem online. Tanto a bandeira preta quanto a vermelha restringem atividades de pesquisa em laboratórios. Portanto, estão autorizadas apenas as pesquisas relacionadas à Covid-19 e as daqueles estudantes que precisam concluir seus cursos e tenham atividades inviabilizadas de maneira remota. As aulas terão início na semana de 8 a 12 de março, conforme o cronograma de cada Programa de Pós-Graduação. As orientações para a realização de atividades de pesquisa podem ser acessadas neste link.
As aulas irão iniciar conforme calendário específico de cada curso. Um modelo remoto foi especialmente desenvolvido e será adotado até que o retorno presencial seja considerado uma possibilidade segura para professores e alunos. Esse modelo garante os processos de ensino e de aprendizagem, bem como a interação entre aluno e professores. As atividades práticas, conforme protocolos institucionais de segurança e em conformidade com a legislação, serão realizadas presencialmente. 
Os cursos de extensão e de idiomas serão ofertados na modalidade online com interações em tempo real entre professores e estudantes.