ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: A PARTIR DE 3/5 ADERIMOS AOS PROTOCOLOS DA BANDEIRA VERMELHA

Mantendo como prioridade a saúde e segurança da comunidade acadêmica, nossa Universidade preparou um modelo de aulas flexível e consciente, que assegura a qualidade da aprendizagem da graduação à pós-graduação e se adapta rapidamente às mudanças no cenário da pandemia. Nosso planejamento prevê como fica a nossa atuação em cada uma das bandeiras, e você confere em detalhes no infográfico a seguir.

Desde o começo da pandemia, nossa atuação segue rigorosamente as determinações do poder público e os critérios no modelo de distanciamento controlado. Estamos mobilizados para manter nosso Campus um local seguro e as nossas decisões priorizam a segurança e a saúde de alunos/as, professores/as e técnicos/as administrativos/as.

Infográfico

 

Conheça os detalhes por nível de ensino

A maioria das disciplinas segue de forma online. O semestre é composto de quatro cenários, conforme especificidades e diretrizes curriculares de cada curso. Confira os detalhes aqui. Informações sobre a programação do semestre são divulgadas pelas Escolas em seus canais oficiais. Os encontros presenciais previstos em algumas disciplinas – quando recomendados, mas não essenciais -, somente ocorrerão quando houver condições sanitárias e o Modelo de Distanciamento Controlado estiver nas bandeiras laranja ou amarela.

Confira o modelo de ensino para a sua Escola

As aulas teóricas seguem online. Na bandeira vermelha, as atividades de pesquisa inviabilizadas de maneira remota podem acontecer. Confira o fluxo de retorno das atividades de pesquisa em laboratórios da PUCRS:

  • Pesquisadores que tenham a condução de suas pesquisas inviabilizadas de maneira remota, deverão entrar em contato com o coordenador do laboratório que desejam ter acesso. O coordenador do laboratório deverá preencher ou atualizar a planilha de retorno às atividades de pesquisa, com os nomes dos pesquisadores que poderão ter acesso, e solicitar a autorização de acesso à Diretoria de Pesquisa da Propesq.
  • A Diretoria de Pesquisa da Propesq analisa a solicitação de acesso ao laboratório e, após análise, informa ao coordenador, com cópia para a Escola ou Instituto, sobre a autorização de retorno dos pesquisadores indicados.
  • As Escolas e os Institutos enviarão ao SESMT os nomes dos pesquisadores autorizados e solicitará disponibilização de EPIs, que serão entregues em data e horário previamente agendados.
  • Em caso de estudantes de Mestrado ou Doutorado e bolsistas de Iniciação Científica que tenham pesquisas inviabilizadas de maneira remota ou precisam concluir seus cursos, deverão contatar seu orientador. O orientador deverá seguir o mesmo processo dos pesquisadores junto aos coordenadores de laboratórios descrito acima.

IMPORTANTE!

  • Os pesquisadores autorizados só poderão retornar mediante a realização do Curso de Gerenciamento de Risco Covid-19 – Atividades de Pesquisa Experimental (disponível no Moodle mediante liberação pela Propesq)
  • Todos pesquisadores que retornarem às atividades de pesquisa nos laboratórios deverão assinar o livro ponto diariamente.
  • Bolsistas de Iniciação Científica e pesquisadores externos deverão assinar termos específicos que estarão disponíveis nas suas unidades de vínculo antes de receberem a autorização para retornar às atividades de pesquisa nos laboratórios.

Confira outras orientações para a realização de atividades de pesquisa podem ser acessadas neste link.

As aulas teóricas seguem o modelo remoto que foi especialmente desenvolvido até que o retorno presencial seja considerado uma possibilidade segura para professores/as e alunos/as. Esse modelo garante os processos de ensino e de aprendizagem, bem como a interação entre estudantes e docentes. As atividades práticas, conforme protocolos institucionais de segurança e em conformidade com a legislação, são realizadas presencialmente.

Os cursos de extensão e de idiomas seguem na modalidade online com interações em tempo real entre professores/as e estudantes.