PUCRS terá novo semestre com modelo consciente, seguro e flexível

Sempre pautada pelo cuidado com a vida, priorizando a saúde e a segurança da comunidade acadêmica, a Universidade terá um novo semestre com modelo consciente, seguro e flexível para a retomadas das aulas em todos os níveis de ensino.

A oferta de atividades presenciais será ampliada de maneira gradual e controlada, com premissas e dinâmicas personalizadas por cada Escola e curso, e atendendo as diretrizes do Governo do Estado para o monitoramento, prevenção e enfrentamento à pandemia de Covid-19 no Rio Grande do Sul previstas no Decreto 55.882, que institui o Sistema de Avisos, Alertas e Ações.

O modelo também prevê a abertura de espaços e ambientes de suporte ao ensino, serviços e laboratórios para uso dos estudantes. Independente do formato, todas as atividades serão estruturadas mantendo um fluxo reduzido de pessoas e o cumprimento de todos os protocolos de segurança e cuidado.

Desde o começo da pandemia, estivemos atentos às necessidades impostas por esse contexto, construindo respostas ágeis e alinhadas aos protocolos sanitários, às determinações do poder público e aos critérios no modelo de distanciamento controlado. Também ouvimos, em diferentes momentos, as necessidades específicas da nossa comunidade universitária. Em consonância a isso, cada decisão é fruto de muitas análises, buscando sempre assegurar a excelência da proposta acadêmica.

 

Saiba mais sobre o novo modelo:

Infográfico

 

Conheça os detalhes por nível de ensino

O modelo de retomada será definido de acordo com a realidade vivenciada por cada Escola e pelos mais de 50 cursos, levando em conta as especificidades de cada área e as necessidades previstas pelas diretrizes curriculares.

Algumas Escolas terão teoria online e práticas presenciais, outras funcionarão em ciclos, com uma semana presencial por mês (opcional para o/ aluno/a). Fique atento/a aos canais oficiais da sua Escola e ao seu e-mail acadêmico. Além disso, caso tenha dúvidas, converse com o/a coordenador/a do seu curso ou entre em contato com o atendimento da Secretaria (veja aqui os contatos de sua Escola).

A retomada maior da presencialidade atenderá todos os protocolos de saúde e distanciamento, mantendo a redução do fluxo de pessoas. Para o acolhimento dos estudantes no Campus, serão utilizados os ambientes e salas de aula com espaços mais amplos, que também contarão com a higienização constante. As salas estarão preparadas com recursos de gravação das atividades, contemplando o/a aluno/a que optar pela modalidade online.

Os cursos de Mestrado e Doutorado terão ampliação da oferta de atividades presenciais. A maior parte das disciplinas terá parte dos encontros de forma presencial, com aulas gravadas e disponibilizadas para os/as alunos/as que não puderem estar no Campus.

  • Pesquisadores que tenham a condução de suas pesquisas inviabilizadas de maneira remota, deverão entrar em contato com o coordenador do laboratório que desejam ter acesso. O coordenador do laboratório deverá preencher ou atualizar a planilha de retorno às atividades de pesquisa, com os nomes dos pesquisadores que poderão ter acesso, e solicitar a autorização de acesso à Diretoria de Pesquisa da Propesq.
  • A Diretoria de Pesquisa da Propesq analisa a solicitação de acesso ao laboratório e, após análise, informa ao coordenador, com cópia para a Escola ou Instituto, sobre a autorização de retorno dos pesquisadores indicados.
  • As Escolas e os Institutos enviarão ao Sesmt os nomes dos pesquisadores autorizados e solicitarão disponibilização de EPIs, que serão entregues em data e horário previamente agendados.
  • Em caso de estudantes de Mestrado ou Doutorado e bolsistas de Iniciação Científica que tenham pesquisas inviabilizadas de maneira remota ou precisam concluir seus cursos, deverão contatar seu orientador. O orientador deverá seguir o mesmo processo dos pesquisadores junto aos coordenadores de laboratórios descrito acima.

IMPORTANTE!

  • Os pesquisadores autorizados só poderão retornar mediante a realização do Curso de Gerenciamento de Risco Covid-19 – Atividades de Pesquisa Experimental (disponível no Moodle mediante liberação pela Propesq)
  • Todos pesquisadores que retornarem às atividades de pesquisa nos laboratórios deverão assinar o livro ponto diariamente.
  • Bolsistas de Iniciação Científica e pesquisadores externos deverão assinar termos específicos que estarão disponíveis nas suas unidades de vínculo antes de receberem a autorização para retornar às atividades de pesquisa nos laboratórios.

Confira outras orientações para a realização de atividades de pesquisa neste link.

As aulas teóricas seguem no modelo remoto e as atividades práticas presencialmente, seguindo os protocolos institucionais e sanitários. Esse modelo garante os processos de ensino e de aprendizagem, bem como a interação entre estudantes e docentes.

Caso tenha dúvidas, converse com o/a coordenador/a do seu curso ou entre em contato com o atendimento da Secretaria (veja aqui os contatos de sua Escola) ou do Educon (veja aqui o contato do Educon)

Os cursos de extensão e de idiomas seguem na modalidade remoto (online) com interações em tempo real entre professores/as e estudantes.

Caso tenha dúvidas, converse com o/a coordenador/a do seu curso ou entre em contato com o atendimento da Secretaria (veja aqui os contatos de sua Escola) ou do Educon (veja aqui o contato do Educon)