PUCRS participa da 2ª Assembleia da Rede de Coordenadores Provinciais de Voluntariado

Participação visa incentivar ainda mais a participação da comunidade universitária em ações de voluntariado em Porto Alegre, na Região Amazônica e no exterior

04/05/2023 - 10h22
voluntariado

Equipe reunida na Assembleia compartilhou boas práticas e experiências para incentivar o Voluntariado Interprovincial e Provincial nas Unidades do Instituto Marista

Entre os dias 17 e 21 de abril, a PUCRS esteve presente na 2ª Assembleia da Rede de Coordenadores Provinciais de Voluntariado (CPVs). O encontro, que aconteceu na comuna francesa de Saint-Chamond, contou com a participação de João Fett, Coordenador Provincial de Voluntariado Universitário e Coordenador da Pastoral da PUCRS. Para João, a experiência, que também contou com cerca de outros 30 coordenadores provinciais de voluntariado, foi bastante enriquecedora.

“Nesta casa, Notre Dame de l’Hermitage – edificada sobre rochas, construída por Marcelino Champagnat e seus primeiros irmãos maristas –, estou tendo a oportunidade de experimentar plenamente o significado da expressão ‘família carismática global’. Nós, os coordenadores de voluntariado, representamos aqui a Família Marista presente nos cinco continentes, e compartilhamos a missão de oportunizar experiências de voluntariado interprovincial”, pontuou durante o evento. 

Leia também: Dia do Voluntariado: um exercício de solidariedade e cidadania

Além dos coordenadores do voluntariado, a Assembleia contou também com diretores e Irmãos do mundo todo.  Estiveram presentes o Ir. Luis Carlos Gutiérrez, Vigário Geral do Instituto Marista, Ir. Valdícer Fachi, diretor do Departamento Colaboração para a Missão Internacional (Cmi), Ir. Ángel Diego, diretor do Secretariado de Solidariedade, e Flaminia Filanci, assistente do Departamento CMI. Como convidados, também participaram Priscila Staniski e Juliano Burkert, da Província Brasil Centro-Sul, responsáveis pela criação e manutenção do Sistema Nexus, sistema de gestão do Voluntariado Marista.  

O objetivo do encontro foi reunir os participantes para dialogar sobre o campo de Voluntariado Interprovincial, e também enviar e receber voluntários, construindo assim uma cultura de solidariedade para com os mais necessitados e carentes. Por meio do compartilhamento de boas práticas e experiencias, a Assembleia buscou melhorar a metodologia e comunicação unificada para incentivar o Voluntariado Interprovincial e Provincial nas Unidades do Institutos Marista.  

voluntariado

João Fett, coordenador Provincial de Voluntariado Universitário e coordenador da Pastoral representou a PUCRS

Voluntariado como cultura 

No momento, a PUCRS trabalha com o voluntariado provincial, ou seja, local, enviando voluntários às instituições parceiras na cidade de Porto Alegre. A Rede Marista, da qual a Universidade faz parte, conta também com experiências de envio de voluntários para a Região Amazônica e para o exterior. Na PUCRS, esse caminho será iniciado a partir dos compromissos assumidos na Assembleia da Rede de CPVs, em consonância com uma articulação próxima à Rede Internacional Marista de Educação Superior, que reúne 22 universidades maristas pelo mundo.”. 

Para João Fett, a experiência de voluntariado interprovincial está alicerçada sobre duas importantes ideias: a disponibilidade global e a interculturalidade. 

“O estudante de graduação é convidado a assumir a sua cidadania global; sentir-se parte e corresponsável pela comunidade dos povos, pensar na cooperação e na resolução de problemas que afligem o mundo em largas dimensões. Igualmente, a interculturalidade passa a ser um diferencial para a vida pessoal e profissional”, destaca. 

Leia também: Professora retorna de experiência de voluntariado na Região Amazônica

Como funciona o Voluntariado da PUCRS  

O projeto funciona por meio de uma metodologia educativa, que coloca o/a voluntário/a em contato com diferentes realidades, recebendo formação e acompanhamento específicos. Isso o desafia a questionar o porquê dessas diferenças ea origem das desigualdades sociais. Com isso, estimula a investigação, análise e aprendizado desenvolvendo a consciência crítica e efetivando alternativas diante dos contextos das periferias territoriais e existenciais.  

O principal objetivo do projeto é criar ações solidárias com enfoque na educação para a cidadania e transformação social. O Voluntariado Marista procura cultivar uma cultura de solidariedade, que convida os/as voluntários/as a vislumbrar a possibilidade de uma sociedade menos desigual, de uma realidade melhor e menos injusta, onde haja um espaço vital harmônico. Tem interesse em fazer parte? Informações sobre as inscrições e as instituições onde ser voluntário/a podem ser conferidas no site do projeto. 

 


Leia Mais Veja todas