PUCRS Data Social completa um ano com pesquisas que contribuem para o debate público

O laboratório trabalha com estudos e relatórios focados em desigualdades, pobreza e mercado de trabalho

01/12/2023 - 08h30

pobreza socialO Laboratório de Desigualdades, Pobreza e Mercado de Trabalho (PUCRS Data Social) completou seu primeiro ano de atuação em 2023 com dez estudos publicados. O laboratório de pesquisa, vinculado à Escola de Negócios, é formado pelos professores que também fazem parte do Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento da PUCRS, André Salata, Ely Mattos e Izete Bagolin. O objetivo do PUCRS Data Social é pesquisar sobre temas relacionados à desigualdade, pobreza e mercado de trabalho. 

Os pesquisadores trabalham em estudos e relatórios, baseados em dados públicos oficiais, produzindo análises acessíveis que contribuam para o debate público sobre estes temas. Para o professor André Salata, coordenador do PUCRS Data Social, a principal conquista neste primeiro ano de atuação está no alcance conquistado, por meio da grande mídia. Foram centenas de inserções na TV, mídia impressa, web e rádio, alcançando um público de mais de 86 milhões de pessoas. 

A estrutura foi inserida na Rede de Observatórios da Dívida Social na América Latina (RedODSAL), sendo o único núcleo brasileiro da rede. Além disso, uma parceria com o Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) está sendo firmada para a realização de alguns estudos.  

“Conseguimos atingir um público para muito além da academia, sem abrir mão de rigor científico nas nossas análises. Como resultado, fomos procurados por instituições públicas e atores políticos, interessados em utilizar nossos dados e análises visando um debate público mais bem informado e/ou como subsídio para a formulação e avaliação de políticas públicas”, comenta Salata. 

Para os próximos anos, o coordenador do projeto espera que o PUCRS Data Social continue com seu objetivo principal de gerar relatórios técnicos, com linguagem acessível, e que causem grande impacto no debate público. No próximo ano, o laboratório já está com três relatórios previstos:  

  1. Pobreza infantil no Rio Grande do Sul;  
  2. Vulnerabilidade social na região amazônica; 
  3. Desigualdade nas metrópoles brasileiras.  

Confira as pesquisas já divulgadas: 

Conheça o PUCRS Data Social


Leia Mais Veja todas