Pesquisa da PUCRS mostra disparidade salarial entre homens e mulheres no RS

Em média, o salário dos homens é 37,2% maior do que o das mulheres no Rio Grande do Sul

08/03/2023 - 09h10

Fonte: PNADc-IBGE (tabulação própria)

Em 2021, 31,5% das mulheres ativas no mercado de trabalho tinham Ensino Superior completo, no Rio Grande do Sul. Enquanto isso, entre os homens, esse percentual era de apenas 21%. Por outro lado, 35,2% dos homens haviam estudado somente até o Ensino Fundamental, já entre as mulheres esse percentual é de 23,3%. A maior escolaridade entre as mulheres, no entanto, não conseguiu garantir uma equiparação da renda do trabalho entre gaúchas e gaúchos.

Nesse mesmo ano, o rendimento do trabalho entre os homens era 37,2% maior do que entre as mulheres: enquanto elas recebiam uma renda média de R$2.380, a deles era de R$3.267. E mesmo entre mulheres e homens com a mesma qualificação, a desigualdade se mantém. Se, para os homens com Ensino Superior completo a renda média é de R$6.589, entre as mulheres a renda cai para R$3.888.

Estes e outros dados sobre o tema estão reunidos no Levantamento Sobre Desigualdade de Gênero no Rio Grande do Sul, produzido pelo PUCRS Data Social: Laboratório de desigualdades, pobreza e mercado de trabalho. A fonte das informações é a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As informações dizem respeito à população ativa no mercado de trabalho, com idade entre 25 e 64 anos. Todos os valores de rendimento estão deflacionados para preços médios de 2021.

Conjunto de fatores impacta na renda das mulheres

Os dados do levantamento refletem que as mulheres estão sobrerepresentadas na base da pirâmide da renda do trabalho no Rio Grande do Sul, de modo que apenas uma pequena parcela consegue se aproximar do topo daquela distribuição. Apesar de representarem aproximadamente 43,2% da população ocupada do estado, entre os 10% com maiores rendimentos, somente 30% são mulheres. Já no estrato inferior, dos 10% de trabalhadores com menores rendimentos, uma maioria de 57,7% são mulheres.

“Essa predominância de mulheres ocupando cargos de menor remuneração pode estar associada a um conjunto de fatores individuais, familiares e sociais que vão desde a existência de profissões consideradas mais femininas até as barreiras efetivas que as mulheres enfrentam para ascender aos cargos de melhor remuneração”, explica Izete Bagolin, pesquisadora do PUCRS Data Social.

O estudo também mostra, a partir de técnicas de decomposição estatística, que mesmo quando consideramos fatores como a experiência no trabalho, a carga horária, o nível educacional, o setor de atividade, a posição na ocupação, o local de moradia, entre outras características, permanece uma importante desvantagem de 24% no salário das mulheres em relação ao dos homens. Ou seja, mesmo quando comparamos mulheres e homens semelhantes em termos das características acima citadas, mulheres tendem a ter uma renda do trabalho significativamente menor.

Segundo Andre Salata, coordenador do PUCRS Data Social, os resultados vão ao encontro de trabalhos anteriormente realizados, sugerindo que o gênero é um elemento relevante no mercado de trabalho, em prejuízo das mulheres.

“Parte significativa dessa desigualdade poderia ser provavelmente atribuída a fatores não controlados pelos modelos estatísticos, como as diferenças de áreas de formação conforme o sexo, por exemplo”.

Em nove anos, disparidade de renda teve alteração de 0,6%

Como um de seus resultados mais relevantes, o estudo aponta que essa desigualdade de renda atribuída ao gênero não apresenta nenhum sinal mais evidente de redução ao longo dos últimos anos aqui no RS. Conforme já informado, em 2021 mulheres sofriam uma redução de 24% em seu rendimento quando comparadas a homens com características semelhantes.

Nove anos antes, no início da série histórica da PNADc, esse percentual era muito parecido, de 24,6%. Portanto, no espaço de quase uma década, e apesar de algumas variações, não há indicação de reduções na desvantagem sofrida por mulheres no mercado de trabalho gaúcho.

“Esse diferencial negativo de renda, não explicado por fatores produtivos e potencialmente associado a fatores individuais ou não relacionados diretamente ao trabalho, tem caráter mais estrutural do que conjuntural. Mudar essa realidade implica repensar elementos sociais mais profundos”, ressalta Ely José de Mattos, coordenador do PUCRS Data Social.

Os resultados mostram que a vantagem dos homens tende a aumentar conforme aumentam os anos de escolaridade. Isso acontece, segundo Salata, porque o prêmio pago por cada ano de estudo é menor para mulheres do que para homens, sendo este um dos principais fatores explicando a desigualdade verificada.

“Como consequência, enquanto a renda predita para homens com 4 anos de estudo é 19,5% maior do que aquela para mulheres com a mesma escolaridade, entre indivíduos com 15 anos de escolaridade aquela vantagem sobe para 29,5%”, finaliza.