Escola de basquete com metodologia norte-americana incentiva o bem-estar no Parque Esportivo da PUCRS

A NBA Basketball School está com as inscrições abertas para crianças, jovens e adultos

22/08/2023 - 15h03

As aulas da NBA Basketball School acontecem no Parque Esportivo da PUCRS. / Foto: Diego Furtado

Uma das ligas esportivas mais conhecidas do mundo chegou ao Parque Esportivo da PUCRS. A NBA Basketball School é um programa de basquete desenvolvido para crianças e jovens a partir de seis anos que tem como objetivo principal compartilhar o método de ensino utilizado pela Liga Americana de Basquete (NBA). A aulas do NBA Basketball School no Parque Esportivo da PUCRS são abertas ao público interno e externo e crianças, jovens e adultos podem participar.  

Eduardo Reis, professor de basquete na PUCRS, explica que além da metodologia, o programa trabalha o aprendizado dos/as estudantes com quatro pilares.  

“O primeiro deles é a diversão, ou seja, o esporte precisa ser um espaço de lazer para os/as alunos. Depois, trabalhamos bastante com o desenvolvimento de habilidades do próprio basquete enquanto esporte. A saúde e o bem-estar dos/as estudantes são os outros dois pilares fundamentais, pois o esporte precisa ser algo que faz bem à saúde. Valores como responsabilidade, ética e compromisso com o esporte também são importantes”, explica. 

O basquete é um dos esportes mais populares no Brasil, sendo o país um dos primeiros a conhecer o esporte depois da sua criação nos Estados Unidos em 1891. De acordo com a pesquisa da Sponsorlink, divulgada em 2022, 52% dos brasileiros com 18 anos ou mais se declara fã do esporte, número 16% mais alto que em 2013, quando série histórica começou. E essa popularidade também pode ser observada na prática: o programa da NBA Basketball School tem mais de 10 mil alunos/as e 206 escolas licenciadas, em 22 estados e 76 cidades espalhados pelo Brasil. Mesmo que muito praticado, Eduardo acredita que o basquete tem crescido cada vez mais no país e a NBA tem impacto nisso. 

“Anteriormente a gente só tinha jogos da Liga Americana de Basquete em canais fechados hoje a gente já tem já canais aberto passando o jogo da NBA. Somado a isso, a ida de jogadores brasileiros tanto para a NBA quanto para Europa tem chamado mais a atenção para o esporte. Nós tivemos uma fase não muito boa do basquete brasileiro, mas hoje vejo que estamos melhorando e crescendo”. 

Eduardo Reis professor de basquete no Parque Esportivo da PUCRS

A NBA Basketball School no Parque Esportivo, está com as inscrições abertas para todas as categorias. / Foto: Diego Furtado

Além das aulas, a NBA Basketball School conta com eventos especiais que buscam uma integração maior entre os/as alunos/as. O Basketball Camp (basquete masculino) e G!rls Camp (basquete feminino) são acampamentos focados em promover e ampliar o esporte. Para treinadores, o programa oferece o Train The Trainer, um evento oficial de capacitação que todos/as os/as treinadores/as precisam passar para atuar em escolas licenciadas. O programa também tem um evento destinado a torneios e campeonatos eletrônicos dos jogos NBA 2K, o Play The Game. 

Em 2022, aconteceu o primeiro torneio entre equipes realizado pela rede do programa, o NBA Basketball School Games, com jogos em São Paulo e Rio de Janeiro. O programa ainda é novo na PUCRS, mas o objetivo é trazer esses eventos para o Parque Esportivo. O professor Eduardo Reis espera conseguir realizar esses intercâmbios entre as outras escolas brasileiras com a PUCRS. 

Inscreva-se no programa 

As aulas da NBA Basketball School no Parque Esportivo da PUCRS têm turmas abertas em diversas categorias. Os/as alunos/as jogam conforme a idade, e as aulas acontecem no período da tarde a partir das 15h. Há também uma turma para pessoas adultas com 18 anos ou mais, a partir das 19h. Entre em contato com o Parque Esportivo para visualizar o número de vagas disponíveis pelos telefones (51) 3320-3910 e (51) 3320-3622, ou pelo WhatsApp pelo número (51) 98443-0788. A aulas do NBA Basketball School no Parque Esportivo da PUCRS são abertas ao público interno e externo. 

Leia também: 


Leia Mais Veja todas