Escola de judô com metodologia Flávio Canto é inaugurada na PUCRS

Evento aconteceu no último sábado, dia 5, com a presença do medalhista olímpico

08/11/2022 - 18h33
Flávio Canto

Flávio Canto esteve no Parque Esportivo da PUCRS para a inauguração do Cicclo / Foto: Giordano Toldo

Neste sábado, 5 de novembro, ocorreu o lançamento do Cicclo, escola de judô que terá sede no Parque Esportivo da PUCRS, tornando-se a sexta escola esportiva do Parque. O evento de inauguração contou com um bate-papo com Flávio Canto, medalhista olímpico e palestrante, idealizador do Cicclo. A inauguração também teve a presença do judoca Alex Pombo, bicampeão do Campeonato Pan-Americano de Judô.  

Como o judô pode ajudar no desenvolvimento pessoal 

Criado no Japão em 1882, o judô se tornou um esporte olímpico de combate em 1964 e visa melhorar a coordenação motora, a concentração e a autoconfiança, além de fortalecer o físico, o espírito e a mente. No Brasil, o esporte se instaurou com a chegada dos imigrantes japoneses ao País no início do século XX, com as primeiras academias de judô sendo fundadas na cidade de São Paulo a partir de 1920. 

O esporte também possui um papel fundamental na educação e formação de crianças e jovens, segundo Flávio Canto. Além de trabalhar competências socioemocionais, o judô ensina valores fundamentais para a vida além do esporte, como resiliência, aprender a perder, saber levantar depois de cair.  

“No caso do Cicclo, a gente fala de coragem, humildade, responsabilidade, respeito, superação, solidariedade, sempre nessa perspectiva de construir, conquistar e compartilhar cada um deles. A ideia é ressignificar o paradigma do sucesso, que não termina no alto do pódio com a conquista, que depois tem uma fase do compartilhamento. E toda conquista precisa de uma fase saudável da construção, que é feita de ‘cai e levanta’, de resiliência. Ninguém conquista nada sem construir por um bom tempo”, ressalta ele. 

Flávio acredita que o judô pode ser uma excelente forma de socialização: para crianças mais tímidas, o esporte oportuniza contato físico e faz com que ela se solte mais e se torne mais extrovertida. O judô, segundo ele, pode servir como um canalizador positivo para certas emoções. “Se você tem uma agressividade mal organizada no seu dia a dia, você aprende dentro do judô a controlá-la melhor. Acho que o judô é uma arte marcial que tem uma relação muito forte com o equilíbrio, com a disciplina e com a resiliência”, destaca o ex-judoca. 

Para iniciar no esporte, ele afirma que, quanto mais cedo uma criança começa a prática de atividade física, melhor será para o seu desenvolvimento motor. Ele ainda ressalta que é importante que ela tenha acesso a várias modalidades esportivas, para que aos poucos vá escolhendo qual faz mais sentido para ela – e que essa variedade pode vir a calhar caso ela decida se tornar atleta no futuro.

“A criança vai ter um repertório motor muito mais sofisticado e isso vai ajudar bastante. Em teoria não é o ideal que ela só faça uma modalidade, quanto mais modalidades ela puder fazer quando é mais nova, mais repertório motor ela desenvolve”, diz Flávio. 

Flávio Canto e o esporte  

Foto: Giordano Toldo

Apesar te ter feito carreira no judô, Flávio conta que sua porta de entrada no mundo do esporte quando criança foi a natação. Além disso, a olimpíada de Los Angeles foi um marco para ele, que ao ver as conquistas de atletas como Ricardo Prado e Joaquim Cruz, decidiu se dedicar com mais afinco ao esporte. Mais tarde, começou a se interessar pelo judô, inspirado pelo atleta Aurélio Miguel nas olimpíadas de Seul. O ex-judoca conta também que o esporte o ajudou a superar problemas pessoais.  

“Eu estava passando por um ano difícil na escola. Vivendo um ano de bullying, apanhava, e achei que o judô poderia ser a minha salvação, eu ia aprender judô e ia bater em todo mundo. E acabei, através do judô, como acontece normalmente, ganhando autoestima, autoconfiança, fiquei amigo de todo mundo, nunca mais briguei”, relata. 

A carreira de atleta olímpico também é repleta de desafios, sendo a dor a maior deles – de acordo com Flávio – dor é algo presente no dia a dia de todo atleta. Ele relembra um episódio que representou um grande desafio físico e emocional em sua carreira. “No período em que eu estava em primeiro no ranking mundial, tinha uma medalha olímpica, fui lutar no Rio de Janeiro, Jogos Panamericanos. Era favorito, ganhei a luta do meu principal adversário, que era um cubano, e na final lutei contra um americano, que era um garoto ainda, na época desconhecido, e quebrei o braço. Tive um deslocamento de cotovelo, luxação com lesão de bíceps. Talvez tenha sido a mais difícil de enfrentar, pelo momento que eu vivi e onde foi, em casa. Mas aprendi também bastante”, relata.

Entenda a metodologia do Cicclo 

O Cicclo é uma plataforma de esporte e educação que visa formar crianças e jovens no esporte e para a vida, baseada em três pilares: formação esportiva e corporal, responsabilidade social e valores do esporte. A escola traz na sua metodologia a transformação no esporte, através dos princípios da construção, conquista e compartilhamento, valores inspirados do Bushido (Código do Samurai) e no judô, como coragem, humildade, disciplina, excelência, honra e solidariedade. Os valores são distribuídos entre as fases da aprendizagem da seguinte forma: 

Construção – coragem, humildade e disciplina: A construção se baseia na coragem para enfrentar os medos e desafios, a humildade para compreender que não se tem total conhecimento da arte marcial e assim poder progredir no aprendizado e a disciplina, que é o caminho para a realização dos sonhos e objetivos. 

Foto: Giordano Toldo

Conquista – honra e excelência (Ippon): por meio do desenvolvimento e das técnicas vem a conquista da honra e da excelência. A honra é sobre reconhecer que suas escolhas têm papel fundamental na construção do seu ser e de quem você realmente é – não se pode fugir de si mesmo. A excelência é conquistada com a repetição, o que a torna não um feito, mas um hábito. 

Compartilhamento – solidariedade (Jita Kyoei): o compartilhamento consiste na solidariedade de dividir o conhecimento adquirido, passando adiante os valores aprendidos e buscando a paz universal.  

Além disso, um dos principais diferenciais da metodologia aplicada no Cicclo está relacionado ao emprego de recursos audiovisuais. “A gente traz histórias do esporte, ídolos, personagens que possam servir de exemplo para os valores que eles vão trabalhar e que a garotada vai conhecer”, diz Flávio. Há ainda a ideia do “One for One”, que possui um viés social e visa levar o esporte tanto para crianças de escolas particulares quanto aquelas atendidas por projetos sociais – e promover ações que integrem ambos os grupos.  

O ex-judoca ainda destaca a excelência da infraestrutura do Parque Esportivo da PUCRS. “É espetacular, com outras disciplinas esportivas, outras modalidades super bem geridas. Então fazer parte desse portfólio de excelência é, para a gente, uma responsabilidade também”.

Ele também exalta a parceria com o judoca Alex Pombo, grande amigo de Flávio e que viajou com ele durante muitos anos pela Seleção brasileira. “Na minha última competição, que eu tenho muito carinho, a gente estava junto na equipe do mundial em 2010 na Turquia”, relembra. “Então estar junto com ele agora de novo nesse sonho é muito especial pra mim, e tenho certeza de que para os alunos e alunas de Porto Alegre também, porque além de um cara tecnicamente espetacular, é uma pessoa maravilhosa”. 

O Cicclo segue o método aplicado no Instituto Reação, criado por Flávio Canto, tendo formado atletas que conquistaram mais de 2 mil medalhas. 

 


Leia Mais Veja todas