Entrevista: Bernardinho comenta os impactos do esporte no desenvolvimento profissional

Em entrevista à PUCRS, o técnico fala sobre motivação, inclusão no esporte, oportunidades de carreira e cenário da área no Brasil

20/07/2022 - 14h46
bernardinho

Foto: Reprodução / Instagram Escola de Vôlei Bernardinho

Habilidade para se conectar com o grupo, disciplina, tolerância e respeito às diferenças. Sabemos que o esporte pode acrescentar muito mais do que apenas condicionamento físico. Para conversar sobre o assunto e compreender de que maneira a prática esportiva pode contribuir também com o desenvolvimento profissional, convidamos Bernardo Rocha de Rezende, o Bernardinho, para compartilhar conosco um pouco da experiência adquirida ao longo de uma trajetória de 44 anos no voleibol como atleta e técnico.  

Segundo ele, algumas características fundamentais podem ser ensinadas para profissionais de todas as áreas de maneira rápida por meio da prática do esporte, como disciplina, resiliência e trabalho em equipe.  A Escola de Vôlei Bernardinho (EVB) situada no Parque Esportivo da Universidade é uma oportunidade para jovens que querem iniciar no universo do esporte por meio da metodologia desenvolvida pelo reconhecido técnico da Seleção Brasileira. 

Disciplina e resiliência 

Ele explica que disciplina é fundamental, pois é necessária para a realização de tudo aquilo que compõe o desenvolvimento de alguém como pessoa e como profissional: dedicação aos estudos, a um estágio, a um trabalho. Essa disciplina, para Bernardinho, é necessária em qualquer nível em que se pratica um esporte:  

“Não é que você seja um profissional, mas é o mínimo. Eu quero correr cinco quilômetros, dez quilômetros, tem que ter disciplina no treinamento. Então, ele traz na sua origem, na sua essência, a questão da disciplina como sendo o primeiro aspecto”, ressalta.  

Além da disciplina, outra virtude fundamental que, segundo Bernardinho, os estudantes podem levar do esporte para a vida profissional é a resiliência: em qualquer profissão, haverá nãos, haverá revezes. Assim como no esporte, onde há perdas e decepções – o caminho, quando isso acontece, é treinar e praticar novamente, para melhorar o desempenho nas próximas vezes. 

Oportunidades de carreira no esporte 

Quando se fala em carreira, a importância do esporte vai além dos ensinamentos e lições para a vida: as possibilidades de atuação no mercado esportivo são muito diversas. Além do tradicional caminho de se tornar um atleta profissional,  Bernardinho explica que há outras áreas em expansão no esporte, como a do entretenimento. Afinal, grandes eventos esportivos, como as Olimpíadas, mobilizam o Brasil. Há também áreas como a de gestão do esporte, treinamento e desenvolvimento físico.  

“Existem muitas possibilidades em torno do esporte para quem curte estar imerso na área. Se você não quer ser um jogador, mas se interessa pelo universo, pode buscar funções diferentes, como gestão e administração, por exemplo, para montar um projeto esportivo bacana e atuar nessas áreas.” 

Outra área que vem ganhando importância no esporte é a psicologia. Nos dias de hoje, as discussões sobre saúde mental se fazem cada vez mais presentes – em todos os âmbitos da sociedade, não apenas no esporte. Bernardinho conta que, em seu início de carreira, ele nunca se deparou com alguma situação referente à saúde mental no meio esportivo, pois a pauta não era tão debatida quanto hoje. Ele também destaca que, por esse motivo, é fundamental que haja bons profissionais da psicologia, capazes de lidar com diferentes quadros de saúde mental e interceder adequadamente. 

“Quando a Simone Biles, a grande atleta americana, não competiu nas olimpíadas, isso chamou a atenção do mundo. Fala-se em burnout, fala-se em estresse, fala-se de depressão. O esporte expôs isso que está na vida de todos nós. O esporte exemplifica, ilustra as situações da vida”. 

Vidas transformadas pelo esporte  

bernardinho

Foto: Reprodução / Instagram Escola de Vôlei Bernardinho

Ainda que ocorram casos de discriminação e preconceito no esporte, Bernardinho afirma que é um meio onde os jovens aprendem muito sobre tolerância e respeito às diferenças. Em alguns casos, o ambiente esportivo pode ajudar até mesmo a mudar a visão de mundo de jovens que vêm de uma realidade de privilégios. Além da tolerância e do abraço à diversidade, há também o incentivo da cooperação e auxílio entre as partes de um time, quando há diferenças de preparo ou de aptidão. 

“A quadra é um espaço democrático. O que importa se ele é branco, roxo, preto, moreno, azul? Ele é seu companheiro de quadra, ele é seu parceiro de vida, ele vai para luta com você.” 

Seja por meio dos valores transmitidos ou pelas possibilidades de carreira, o esporte tem a capacidade de transformar a vida e garantir um futuro melhor para muitos jovens. Bernardinho coleciona diversos exemplos disso: alunos que passaram por sua escolinha e seguiram carreiras promissoras em diferentes áreas. Também há aqueles que de fato se tornaram atletas profissionais – aqui, o técnico conta de uma atleta que começou na escolinha e depois foi jogar profissionalmente, tornando-se vice-campeã olímpica e jogar na Polônia. Ele cita também Bruno Rezende, seu filho, que atualmente joga na posição de levantador na seleção brasileira de vôlei. 

Outro exemplo, talvez um dos mais famosos, é Sergio Dutra Santos, o Serginho Escadinha. Aposentado desde 2020, o ex-jogador é tido como um dos maiores atletas da história do Brasil. Apesar de não ter saído da escolinha de Bernardinho, ele o cita como uma das histórias mais clássicas do voleibol. “Quando um jovem da periferia tem uma oportunidade no esporte, na escolinha, na seleção… ele transforma a vida dele, da família dele e de todos por meio do esporte”. 

Os ex-alunos da escolinha que não seguiram carreira de atletas também se destacam, segundo Bernardinho. Ele relembra do dia em que reencontrou uma de suas ex-alunas em um avião para Belo Horizonte:  

“Ela foi tirar a bagagem daquele compartimento em cima, olhou para mim e disse ‘você não vai lembrar de mim, mas eu fui da sua escolinha. Hoje eu sou advogada e todos os dias eu uso alguma lição, alguma experiência que eu tive na escolinha com os professores’”.  

Ele conta também o caso de um aluno apaixonado pelo esporte, no entanto, tinha limitações. Não seguiu como jogador, em vez disso, seguiu seu sonho de ser jornalista esportivo. Há ainda o caso de uma menina que estudou há muitos anos na escolinha, estudou administração fora do país e hoje trabalha com Bernardinho, como gestora em um de seus projetos.  

O cenário esportivo no Brasil 

bernardinho

Foto: Reprodução / Instagram Escola de Vôlei Bernardinho

Para Bernardinho, o cenário esportivo no Brasil, à parte do futebol, não é dos melhores. Apesar da grande quantidade de talentos no vôlei – e nos outros esportes também – que existem no país, não há investimento suficiente. “Você vê uma cidade olímpica como o Rio de Janeiro, o legado que deixou foi muito pequeno e uma festa lindíssima que aconteceu em 2016, mas pouca coisa a partir de então foi feita com tudo aquilo que foi construído”. Ele cita o exemplo do Rio Grande do Sul, que mesmo com um grande potencial no vôlei, é prejudicado por essa realidade. 

“O Rio Grande do Sul, que é um estado de tradição do meu esporte e mesmo assim há muito tempo não vemos um time profissional feminino no campeonato brasileiro. Puxa vida, mas tantas atletas saíram do Sul, tantas jovens. Enfim, milhares de experiências incríveis e grandes clubes também. Olhando especificamente pro Rio Grande do Sul e ampliando isso, nós vivemos hoje uma certa crise de investimentos, mas mais do que isso, não existe um projeto nacional de esportes”. 

O técnico acredita que deveriam existir mais iniciativas no Brasil como o Parque Esportivo da PUCRS, principalmente nos ambientes acadêmicos, como escolas e universidades. Afinal, é onde os jovens estão se preparando para “ir para o mundo”, empreender e fazer suas carreiras.  

“O ideal é que investíssemos mais nessas instituições para que toda a população tivesse acesso. Imagina você ampliar essa base de praticantes? Propiciar aos nossos jovens ferramentas bacanas na prática do esporte. Devia ser quase como uma responsabilidade”. 

Conheça a EVB 

A Escola de Vôlei Bernardinho, localizada no Parque Esportivo da PUCRS, oferece um serviço personalizado e adequado às necessidades de alunas e alunos. Com professores capacitados, preza pela disciplina, cooperação, responsabilidade e superação. 

Com modalidades do esporte para crianças a partir dos sete anos, prioriza o aprendizado de maneira lúdica e dinâmica. Todas as categorias seguem a mesma metodologia de ensino, com cada aula dividida em três momentos: 

  • Aquecimento e aperfeiçoamento da técnica individual; 
  • Desenvolvimento da tática de jogo; 
  • Jogo propriamente dito. 

Agende uma aula experimental através do WhatsApp (51) 98443-0788. 


Leia Mais Veja todas