Mentoria do Tecnopuc com David Ochi mostra caminhos para startups acessarem o mercado americano

Atividades acontecem nos dias 20, 21 e 22 de março, integrando o South Summit Brazil, no Cais Mauá

19/03/2024 - 14h39
david ochi

Foto: Reprodução

Diretor-executivo de Inovação da Universidade da Califórnia – Irvine (UCI), David Ochi é um renomado especialista em tecnologia, startups e empreendedorismo, com mais de 30 anos de experiência nesses ramos. David criou a sua primeira empresa aos 13 anos e, desde então, já fundou mais de dez outras. Com esse currículo de peso, o norte-americano ministrará nove mentorias gratuitas oferecidas pelo Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) e pela UCI, voltadas às startups inscritas no South Summit Brazil. 

O objetivo das mentorias é fornecer informações para as startups poderem acessar o mercado dos Estados Unidos. As mentorias terão duração de 20 minutos cada, todas presenciais, no Cais Mauá. Serão três em cada dia do South Summit, que vai de 20 a 22 de março de 2024, todas em inglês e com três startups participantes em cada uma. As vagas já foram preenchidas. 

Leia também: SXSW 2024: confira os insights sobre o maior evento de tecnologia do mundo

“A inovação vinda da região do Rio Grande do Sul rivaliza com a de muitas áreas do mundo. Estou ansioso para apoiar essas visões e ver como elas podem impactar não apenas a região, mas toda a América Latina e o mundo”, afirma David.  

Também no evento, David palestrará no palco principal sobre o empreendedor full stack, como é chamado aquele que tem visão sistêmica. 

Leia também: 4 tendências do SXSW Edu 2024 para o futuro da educação

Mentoria Coletiva no Tecnopuc 

Na sexta-feira, dia 22, às 11h, David Ochi dará uma mentoria coletiva para startups inscritas no South Summit, no Tecnopuc. A aula integra o calendário da Rota da Inovação, na programação do South Summit.  

As atividades de Ochi em Porto Alegre reforçam a parceria entre a UCI e a PUCRS no desenvolvimento de negócios internacionais. David já esteve três vezes no Brasil: no ano passado, participou do festival de inovação e empreendedorismo Tecnopuc Experience e do lançamento da segunda edição da Beall and Butterworth Product Design Competition, realizada pela PUCRS e pela UCI e incentiva alunos das duas instituições a desenvolverem soluções para problemas de design. Em 2022, ele já havia participado da primeira edição do evento. 

Sobre o Tecnopuc 

O Tecnopuc é um ecossistema de inovação global cuja missão é ajudar a transformar a sociedade por meio do conhecimento aplicado em negócios inovadores e de impacto ambiental, social e econômico, desenvolvendo e conectando talentos e organizações anywhere a partir da ciência e da tecnologia. 

A atuação do Tecnopuc se baseia em quatro áreas: indústria criativa, tecnologia da informação e comunicação, ciências da vida e energia e meio ambiente. Esse ecossistema abriga 250 organizações e 6,5 mil pessoas, conectadas a mais de 150 ambientes de inovação espalhados pelo mundo. Em 10 anos, a meta é desenvolver mil negócios inovadores nesse ambiente. Algumas das organizações globais expoentes ligadas ao Tecnopuc são Apple Developer Academy, HP, Huawei, KPMG, Marcopolo e Junior Achievement, enquanto as nacionais e startups incluem Globo, Sebrae, UOL Edtech, 4all, getnet, entre muitas outras.

Leia também: Ecossistema de inovação da PUCRS marca presença no South Summit Brazil


Leia Mais Veja todas