Engenharia de Computação: laboratórios e conexão com a indústria fazem toda a diferença na formação

Para estudantes, a estrutura do curso e da Universidade foi o mais relevante na hora de escolher a PUCRS

19/09/2023 - 17h23

Diego Henrique Silva Oliveira tem 22 anos e está se formando em Engenharia de Computação na PUCRS. / Foto: Giordano Toldo

Às vezes o despertar de um sonho acontece ainda na infância. Aos 9 anos, quando o estudante de Engenharia de Computação da PUCRS Diego Henrique Silva Oliveira (22) teve seu primeiro computador, ele percebeu que tinha uma grande afinidade com a tecnologia. A partir disso, foi se aproximando ainda mais da área, realizando manutenções de hardware e software de computadores por conta própria e foi no ensino médio que o estudante decidiu seguir no caminho da Engenharia de Computação. 

Residente de Porto Alegre, Diego escolheu o curso de Engenharia de Computação da PUCRS por oferecer um mundo de possibilidades que não eram ofertadas em outras universidades. A facilidade de ter aulas em um único Campus e a localização geográfica foram os primeiros pontos que ele considerou durante o processo de escolha.  

“A estrutura da grade curricular foi o ponto principal que fez com que eu escolhesse a PUCRS como minha alma mater. Possuir aulas em um só turno me abriu portas para participar de estágios e programas de pesquisa incríveis, o que não teria sido possível em outras universidades”, conta. 

Nathan Espindola, de 26 anos, também começou a se interessar por tecnologia quando criança, aos 12 anos. O estudante contou com o apoio dos pais durante sua trajetória de estudos, até ingressar na Universidade em 2015. Nathan começou cursando Engenharia de Controle e Automação, mas depois de alguns anos percebeu que a Engenharia da Computação combinava mais com seus planos para o futuro. Assim como para Diego, a estrutura da PUCRS fez toda diferença para Nathan na hora de iniciar seus estudos no Ensino Superior:  

“Apesar de ter sido aprovado no SISU para cursar em uma Universidade Federal e até mesmo visitado outras instituições para conhecer o ambiente, me matriculei na PUCRS por conta da infraestrutura de laboratórios e recursos que a instituição possui. Sem dúvida, este espaço consegue construir uma experiência relevante para que o aluno possa inovar e se destacar no mercado”, relata.

Leia mais: Projeto da Escola Politécnica colabora para reduzir desigualdades sociais por meio da tecnologia

Laboratórios completos e experiências únicas como a da Apple Developer Academy 

O estudante do nono semestre de Engenharia de Computação começou a se interessar por tecnologia quando tinha 12 anos. / Foto: Giordano Toldo

Oferecido pela Escola Politécnica da PUCRS, o curso de Engenharia de Computação conta com uma estrutura completa para que alunos/as possam desenvolver suas habilidades em um espaço destinado a aprendizagem contínua. De todos os locais disponíveis para o estudo, Diego explica que o Laboratório de Ensino de Eletrônica (LEE) é um dos espaços que ele tem mais afinidade. No LEE estão disponíveis ferramentas de montagem (como kits de desenvolvimentos como Raspberry, Cortex, Arduinos e shields para as mais diversas aplicações e projetos) e variados componentes eletrônicos como resistores, capacitores, indutores, circuitos integrados, transistores, entre outros.  

“O aparato tecnológico e eletrônico oferecido pela universidade neste espaço é incrível e permite com que os experimentos idealizados pelos professores nas disciplinas práticas sejam efetivamente executados. A possibilidade de fazer uso deste laboratório promove uma maior sensação de pertencimento, permitindo com que apliquemos de forma prática o que é ensinado em sala de aula”, conta Diego, que está se formando no curso. 

A Escola Politécnica da PUCRS possui mais de 50 espaços de aprendizagem em que estudantes de 20 cursos, incluindo a Engenharia de Computação, conseguem desenvolver o aprendizado de forma prática. Assim como foi para Diego, o LEE também se tornou o local preferido de Nathan. O estudante realizou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com materiais do próprio laboratório que foram fundamentais para a construção do seu protótipo: 

“No LEE, o/a estudante pode realizar o empréstimo sem custo algum de componentes, atuadores, sensores, microprocessadores e tantos outros equipamentos para trazer à vida os seus projetos e ideias, além de contar com uma rede de professores e equipe técnica que está à disposição e total alcance dos estudantes para apoiar nas dificuldades e ideias mais malucas”, explica Nathan, aluno do 9º Semestre 

Além da infraestrutura da própria Escola, a PUCRS oferece um Campus em que os alunos/as conseguem aproveitar todas as oportunidades de uma experiência universitária em um único lugar. Com espaços como a Biblioteca, Living 360, Tecnopuc, IDEA, Idear, entre outros, a Universidade oferece estrutura para convivência e aprendizado dentro e fora da sala de aula. Durante a graduação, Diego participou da Apple Developer Academy de Porto Alegre, sediada no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, o Tecnopuc, onde as atividades aconteciam no turno da tarde e as aulas de Engenharia de Computação a noite.  “Este tipo de logística seria impossível em qualquer outra universidade, talvez nem poderia ter participado do programa sem prejudicar minha grade de horários, o que não foi necessário sendo aluno da PUCRS”, comenta.

Leia mais: Estudante da Escola Politécnica foi uma das selecionadas para assistir aos lançamentos da Apple nos EUA 

Conexão facilitada com o mercado de trabalho ainda na graduação 

O professor Dênis Fernandes e o formando em Engenharia de Computação Diego Henrique. / Foto: Giordano Toldo

Com mais de 20 anos de tradição, o curso de Engenharia de Computação da PUCRS conta com um corpo docente que possui vasta experiência de mercado e reconhecimento internacional. O curso também possui um grande diferencial que é a possibilidade de estudantes receberem uma dupla diplomação com quatro Universidades parceiras da França: École Polytechnique de l’Université de Montpellier; École Polytechnique de l’Université de Marseille; École Nationale Supérieure de Chimie de Montpellier ENSCM; Université Grenoble Alpes (UGA) – INP Phelma Dessa forma, professores acabam proporcionando aos estudantes conexões com o mercado de trabalho tanto no Brasil como no exterior, oportunizando o contato facilitado com empresas e universidades nacionais e internacionais por meio de intercâmbios, estágios e projetos. 

O coordenador do curso de Engenharia de Computação, professor Dênis Fernandes, explica que com mais de duas décadas de existência, a graduação consegue mostrar seu valor devido a uma infraestrutura diferenciada e uma bagagem sólida de qualidade reconhecida por quem passou pelo curso. Para o docente, essa excelência é evidenciada pelas posições de destaque de seus ex-alunos no mercado de trabalho, tanto nacionalmente quanto internacionalmente. O professor enfatiza que o curso de Engenharia de Computação da PUCRS consegue capacitar o profissional para atuar em diferentes atividades relacionadas com o desenvolvimento de aplicações tecnológicas: 

“O estudante estará apto a desenvolver aplicações que envolvem eletrônica e software embarcado, inteligência artificial, sistemas de controle e automação industrial, sistemas de telecomunicações, projeto de circuitos integrados, sistemas de automação comercial e residencial (domótica), comunicação wireless, sistemas automotivos e processamento digital de áudio e imagem. Os laboratórios e os demais espaços de aprendizagem oferecidos pelo curso de Engenharia de Computação possibilitam que estudantes adquiram e dominem conceitos básicos e avançados. Estes conceitos habilitam a atuar no mercado, desenvolvendo soluções tecnológicas que envolvem hardware e software”, explica o coordenador que é doutor em Ciência da Computação com ênfase em processamento digital de sinais e redes neurais artificiais. 

Em um mercado de trabalho em constante transformação, Dênis Fernandes assegura que os professores estão comprometidos a estar sempre atualizados com as últimas novidades relacionadas a tecnologia: 

“Nossos professores têm participação ativa em eventos científicos e sociais, envolvimento em pesquisas, networking profissional, formação continuada e colaboração direta com a indústria. E muitos destes docentes também participam de empresas e startups de escopo nacional e internacional. Essas estratégias permitem que o corpo docente propicie uma educação de qualidade, alinhada com as últimas tendências e necessidades do mercado global”, enfatiza. 

Estude Engenharia de Computação na PUCRS


Leia Mais Veja todas