Curso de Língua Inglesa para preparação do TOEFL está com inscrições abertas

Professora de inglês do Centro de Idiomas da PUCRS (Lexis) dá dicas para quem vai prestar o exame

20/03/2024 - 09h40
Livros, idiomas, toefl

Teste avalia o potencial individual de falar e entender o inglês em nível acadêmico. / Foto: Camila Cunha

O curso de Língua Inglesa preparatório para o TOEFL está com inscrições abertas. Promovido pelo Centro de Educação Continuada (Educon) e pelo Centro de Idiomas (Lexis) da PUCRS, o teste, cuja sigla significa Test of English as a Foreign Language (Teste de Inglês como Língua Estrangeira, em português), avalia o potencial individual de falar e entender o inglês em nível acadêmico. Entre os países que aceitam o TOEFL estão os Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, Canadá, França e Alemanha (estas últimas para programas acadêmicos ministrados em inglês). 

TOEFL avalia diversas competências em língua inglesa 

A nota obtida no TOEFL pode ser usada para diversas finalidades: processos seletivos para graduação e pós-graduação, bolsas de estudos, solicitação de visto e imigração são algumas delas. A prova é dividida em quatro seções: Reading (Leitura), Listening (Escuta), Speaking (Fala) e Writing (Escrita). 

O Reading tem o objetivo de avaliar a interpretação e entendimento do candidato sobre materiais escritos de nível acadêmico. Essa parte da prova é composta por um total de 20 questões a serem respondidas em 35 minutos, com dois textos para leitura, sendo cada um seguido de dez questões. 

Já o Listening avalia a compreensão básica e pragmática ao escutar o idioma, além do entendimento da atitude do falante e seu grau de certeza. A duração do Listening é de 36 minutos e ele se divide em duas partes: na primeira, o estudante escuta três falas, cada uma seguida de seis questões; a segunda é composta por um diálogo entre duas pessoas e, para cada, são feitas cinco questões – sendo a seção toda composta de 28 questões. 

A terceira parte, o Speaking dura 16 minutos e nele o candidato deve responder a quatro questões. Na primeira, ele poderá defender suas próprias ideias e se basear em seu próprio repertório. Nas outras três, ele deverá se basear em áudios e textos, além de fazer relações entre cada resposta. 

Por último, no Writing o aluno deve escrever dois textos: o primeiro é uma resposta a uma questão que é feita, e deve ser baseado em tudo o que o estudante ouvir sobre ela. O segundo texto é dissertativo, no qual ele deverá expor sua opinião sobre uma determinada temática. Os dois textos do Writing devem ser concluídos em 29 minutos. 

Sobre o curso 

desenvolver um novo idioma, estudante, toefl

Preparação e estudo em todas as competências do inglês é fundamental para se dar bem no exame / Foto: iStock

O curso tem início no dia 4 de maio, no entanto, as inscrições podem ser feitas até o dia 11 de maio. Totalizando uma carga horária de 44h, o curso terá aulas ministradas aos sábados pela manhã na modalidade online ao vivo, com encontros via Zoom (aplicativo que pode ser acessado pelo computador e/ou celular), com interações em tempo real entre professores e estudantes.  

O propósito do curso é aprimorar habilidades comunicativas em língua inglesa, aprofundar estruturas da língua inglesa de nível intermediário/avançado e desenvolver estratégias de estudo em e sobre uma língua estrangeira, com foco na realização do teste de proficiência. Para um melhor aproveitamento do curso, aconselha-se que o aluno possua nível intermediário de proficiência em língua inglesa. 

A importância do exame – e da preparação para ele 

Devido à abrangência de sua aceitabilidade ao redor do mundo, o TOEFL é de grande importância para quem deseja participar do Programa de Mobilidade Acadêmica.

O TOEFL é utilizado como requisito para o acesso aos cursos de inúmeras instituições, pois é reconhecido por universidades em mais de 150 países”, pontua Mariana da Cunha, professora de inglês do Centro de Idiomas (Lexis) da PUCRS.  

Ela ainda destaca a importância do preparo e do estudo para quem vai prestar o exame: todas as áreas abrangidas pelo TOEFL – a escuta, a fala, a escrita e a leitura – devem estar contidos no plano de estudo e preparação de qualquer candidato a prestar a prova. 

Para praticar a parte da escuta, Mariana sugere treinar a compreensão auditiva por meio de podcasts, e buscar também por filmes, séries e entrevistas com diferentes falantes do idioma em vídeos ou áudios. “Preste atenção nos sotaques e velocidade das falas, isso ajudará a desenvolver a sua habilidade de entendimento”, diz. 

Outra habilidade no inglês que deve ser treinada é a leitura. Segundo a professora, a melhor forma de praticar é lendo notícias, livros, artigos, revistas e sites com assuntos do interesse do aluno, como música, moda, idiomas, esportes, entretenimento, etc. No entanto, também é importante buscar por assuntos da atualidade, como ciência, história, mudanças climáticas e sustentabilidade, além de ampliar seus conceitos e vocabulário por meio da leitura. 

Mariana também dá a dica para praticar a escrita no idioma: colocar no papel suas impressões dos vídeos assistidos no exercício das outras competências. Além disso, também é útil fazer resumos das leituras e anotações por auxiliarem na revisão dos tópicos gramaticais, estrutura frasal, conectivos e a desenvolver a agilidade na escrita.  

Por fim, para praticar a fala, não tem mistério: “Ouça. Repita. Leia em voz alta para potencializar a pronúncia correta das palavras”, aconselha a docente. 

“O aluno que deseja realizar o teste de proficiência precisa, acima de tudo, de organização. Elaborar um plano de estudos pode ser o primeiro grande passo para o êxito. Por exemplo, cada dia da semana dedicar-se a uma competência linguística. Faça do idioma um hábito e insira o máximo de inglês no seu dia a dia – quanto mais, melhor”, finaliza.

Leia também:


Leia Mais Veja todas