Library Shelfie Day: conheça o movimento internacional para incentivar a leitura

A ação foi iniciada pela Biblioteca Pública de Nova Iorque, em 2014

24/01/2024 - 16h03

Para pessoas apaixonadas por livros, uma estante bonita é aquela que contém muitas histórias. O Library Shelfie Day (Dia da selfie na estante em tradução livre), um movimento criado pela Biblioteca Pública de Nova York em 2014, busca aproximar o público mais jovem das bibliotecas e também incentivar a leitura. A ação tem um dia marcado para acontecer: na quarta quarta-feira de janeiro, as pessoas são convidadas a tirar uma selfie com a sua estante.  

O movimento tem sido cada vez mais adotado por quem gosta de livros, livrarias e principalmente bibliotecas, e a hashtag nas redes sociais já alcançou mais de 15 mil publicações. A iniciativa é importante principalmente para as bibliotecas que, além de contribuírem para a conservação de documentos, oferecem um espaço seguro para estudos, leitura e lazer para pessoas de todas as idades.  

Para deixar a sua estante sempre limpa, a bibliotecária responsável pelo Setor de Tratamento da Informação da Biblioteca Central Irmão José Otão da PUCRS, Clarissa Selbach, separou cinco dicas para os/as apaixonados/as por livros deixarem o seu cantinho de leitura sempre organizado. Confira:  

1) Limpeza dos livros 

Limpe-os com frequência, passando um pano seco nas páginas e lombadas dos livros pelo menos a cada seis meses. Remova o pó da capa e das páginas, evitando acúmulo de sujeira no interior. Pode ser utilizado um pincel de cerdas grossas para essa higienização. 

2) Limpeza da estante 

Limpe a estante periodicamente usando um pano seco. Se for necessário utilizar pano úmido, certifique-se que a prateleira está completamente seca antes de recolocar os livros. Ao realizar a limpeza, retire uma prateleira por vez para manter a ordem dos livros. 

@pucrs 📚 Hoje é dia de compartilhar o amor pela sua biblioteca por meio de uma ação muito legal chamada #LibraryShelfieDay. Criada em 2014 pela @thenewyorkpubliclibrary ♬ som original PUCRS

3) Local arejado 

Mantenha a estante em um local arejado e evite encostar os livros na parede para prevenir mofo e mantê-los seguros. Assim também os protege da umidade, especialmente em dias chuvosos. 

4) Distância das janelas 

Coloque a estante afastada de janelas para evitar danos causados pela exposição direta ao sol. Os raios solares podem desbotar e entortar as capas. Além disso, evita o risco de acúmulo de poeira e infestação por insetos. 

5) Organização 

Organize os livros em uma ordem que facilite a busca, seja por gênero ou autor. É importante que eles fiquem na vertical, sem pressioná-los uns com os outros, para manter a integridade das obras.

Leia também:


Leia Mais Veja todas