Atuação prática e incentivo ao empreendedorismo: conheça o curso de Ciências Contábeis da PUCRS

Formação técnica e completa prepara os estudantes para o mercado

29/11/2023 - 08h30

Franciele Oliveira é aluna do sétimo semestre de Ciências Contábeis/ Foto: Giordano Toldo

Natural de Cachoeira do Sul, Franciele Oliveira sempre sonhou em ingressar em uma universidade. O desejo de cursar uma graduação, no entanto, precisou ser adiado: a dificuldade econômica, questão que atinge 70% dos interessados em concluir o Ensino Superior, conforme levantamento do Instituto Semesp, afetou sua trajetória acadêmica. Motivada a realizar suas metas e ciente do desconto nos cursos de graduação e pós-graduação para funcionários, Franciele começou a trabalhar na PUCRS e, hoje, está cursando o sétimo semestre de Ciências Contábeis na PUCRS. 

“Trabalhei em vários prédios da PUCRS. Mas foi quando comecei a trabalhar na reitoria, onde fica a contabilidade, que conheci pessoas que me incentivaram a retomar meus estudos.  Então, terminei o Ensino Médio, pois faltava apenas uma prova, afinal já havia feito Enem antes e tirei uma nota boa o suficiente para concluir a educação básica”, relata ela. 

Fundado na PUCRS em 1947, o curso de Ciências Contábeis é um dos mais antigos da Universidade e também uma das profissões mais antigas do mundo, tendo surgido com a necessidade de registrar transações comerciais. Contadores/as são responsáveis pelo controle patrimonial e report de informação às pequenas, médias e grandes empresas visando a sustentabilidade econômico-financeira que influenciam diretamente nos processos decisórios. Quem se forma na graduação em Ciências Contábeis da Escola de Negócios sai pronto/a para atuar nas mais diversas áreas da contabilidade como controladoria, auditoria interna e independente, consultoria, planejamento tributário, perícia, empreendedorismo, carreira acadêmica e muito mais. 

A coordenadora do curso, a professora Sandra de Vargas, destaca alguns dos principais diferenciais da graduação da PUCRS. 

“Trabalhamos com desenvolvimento de ideias e projetos inovadores dentro de disciplinas, maratonas de inovação, e programas específicos de empreendedorismo, principalmente relacionados ao Tecnopuc. Além disso, é realizado no Estúdio de Finanças, com a participação dos estudantes, atendimentos à comunidade para esclarecer dúvidas em relação ao imposto de renda pessoa física, abertura de MEI (microempreendedor individual), além de outras demandas relacionadas à legislação fiscal e tributária”, pontua a docente.

Leia mais: PUCRS é destaque no Ranking Universidades Empreendedoras

Espaços de atuação proporcionam aprendizagem na prática 

Escola de Negócios conta com diversos espaços de aprendizagem à disposição dos alunos/ Foto: Giordano Toldo

Em termos curriculares, o curso conta com um corpo docente de excelência, que é amparado pelo Núcleo de Desenvolvimento Pedagógico (NIP), que atua na formação e atualização das práticas pedagógicas. Há também o Seminário Anual de Desenvolvimento Docente da Pró-Reitora de Graduação, que atua em atualização de temáticas e tendências contemporâneas da Educação Superior.  

Além de todos os aspectos relacionados aos currículos, Sandra destaca as estruturas existentes na Escola de Negócios, que permitem a ampliação dos conhecimentos, inserção e experimentação das práticas de gestão. Entre elas, estão as ligas de estudantes, formadas a fim de proporcionar a troca de conhecimentos, validação de ideias, cocriação e o encontro com experiências além da sala de aula. Há também a Empresa Júnior Legacy, que viabiliza a prática de consultoria em projetos e organizações dos mais diversos portes e segmentos, o Laboratório de Experiência do Consumidor (Labex) e a Agência Experiencial, que proporciona aos alunos um primeiro contato com o mercado de trabalho. 

Esses espaços que proporcionam atividades práticas impactam significativamente na aprendizagem dos alunos. Para Sandra, é de suma importância que as aulas expositivas sejam complementadas por atividades práticas, como estudos de caso, simulações, projetos e estágios, que permitam aos alunos aplicarem os conceitos teóricos em situações reais e desenvolver habilidades de solução de problemas. Tais práticas proporcionam aos alunos experiências de aprendizagem autênticas e significativas. 

“Essas atividades estimulam a colaboração, a resolução de problemas em equipe, a tomada de decisões e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, contribuindo para a formação integral do aluno. O currículo é considerado uma construção social e cultural em permanente diálogo com a sociedade, tornando explícitas as experiências de ensino e de aprendizagem vividas pela comunidade acadêmica. Os laboratórios e as ofertas imersivas cumprem esse objetivo”, acrescenta. 

Franciele conta que os laboratórios e as salas de mentoria são os espaços que ela mais utiliza. Além disso, destaca as melhorias recentes da graduação e o empenho da professora Sandra em trazer avanços para o curso. “Ela vai trazer aulas práticas das rotinas contábeis, trouxe o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), onde fazemos Imposto de Renda para a população que não pode pagar, e também parcerias com grandes empresas, inclusive a empresa que trabalho no momento”, diz a estudante. 

Leia também: Mobilidade acadêmica e missões no exterior: por que estudar Relações Internacionais na PUCRS

Incentivo ao empreendedorismo e inovação estão entre os diferenciais do curso 

Egressos do curso saem preparados para enfrentar os mais diversos desafios do mercado de trabalho/ Foto: Giordano Toldo

Quem que se forma no curso de Ciências Contábeis da PUCRS sai, sem dúvida, preparado para os desafios do mercado – que possui várias e diversas oportunidades de atuação. A coordenadora Sandra explica que a formação do contador, em sua essência, é uma formação técnica, em que os profissionais podem aplicar seus conhecimentos em qualquer tipo e porte de organização. “Podem atuar como contadores de empresas públicas ou privadas, controllers, auditores, peritos e também como empreendedores da contabilidade ou de qualquer outra área.” 

Para aqueles que estão pensando em seguir essa carreira, a docente enumera os principais motivos para escolher cursar Ciências Contábeis na PUCRS: 

  • Pesquisa e conhecimento inovador em sala de aula: a PUCRS é uma Universidade que trabalha com pesquisa, extensão e graduação 
  • Aulas práticas: o curso tem práticas reais e imersivas dentro e fora da sala de aula e do campus. O Tecnopuc conta com 252 organizações, 113 startups e empresas envolvidas. Em sala de aula, são trabalhadas metodologias como o Service Learning, que traz casos reais de empresas a serem solucionados, entre outras. As aulas contam com a participação de empresas trazendo seus desafios para sala de aula a serem trabalhados pelos alunos com a supervisão do professor. 
  • Flexibilidade: o curso conta com trajetória acadêmica aberta, permitindo que o estudante tenha autonomia para escolher seu percurso de formação, levando em consideração suas habilidades e interesses. O currículo de Ciências Contábeis apresenta formativas que, combinadas, resultam em diplomas e certificados, permitindo uma formação dinâmica, inovadora e continuada. 
  • Oportunidades de carreira: os estudantes têm a oportunidade de realizar estágio e Assessoria de Gestão de Carreiras a partir do primeiro semestre do curso por meio do PUCRS Carreiras, um setor da universidade que auxilia os alunos, diplomados e comunidade no desenvolvimento de sua carreira e empregabilidade. Paralelamente, a Escola conta com uma trilha de novos negócios e estrutura para auxiliar quem quer empreender na Universidade, como o Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação (IDEAR) e o Tecnopuc Startup. 
  • Apoio aos estudantes: o Centro de Apoio Discente da PUCRS possui três núcleos, entre eles o Núcleo de Apoio à Aprendizagem, que conta com uma equipe de professores, estudantes monitores e bolsistas de iniciação científica. O Núcleo oferece atividades de monitoria individual e coletiva para os estudantes que necessitam de reforço na aprendizagem. Há também o Núcleo de Apoio Psicossocial, com a finalidade de atender as necessidades de estudantes que apresentam algumas dificuldades indicadoras de sofrimento psíquico e que impactam diretamente nos processos de ensino e aprendizagem. Há também o Núcleo da Apoio à Educação Inclusiva, que elabora e executa ações que promovem o acesso e a permanência de estudantes com transtornos de aprendizagem, deficiências e outras necessidades educacionais especiais ao longo da formação. 

Em meio a tantas possibilidades e oportunidades que a Universidade oferece, Franciele se orgulha de ter escolhido a PUCRS para cursar sua graduação. 

Quando comecei a estudar, fiquei encantada com toda a estrutura que a PUCRS oferece. Os professores são sempre superatenciosos e muito motivadores. Quando entrei na Universidade, mal sabia ligar o computador, e o Fausto, que trabalha no laboratório, me ajudou muito nesse momento. Tenho muito orgulho de estudar e de ter trabalhado em uma instituição com tanta história e oportunidades. Ficarei feliz em dizer que sou filha da PUCRS”, afirma a estudante. 

ESTUDE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA PUCRS


Leia Mais Veja todas