Impacto Social

Agência Experiencial da Escola de Negócios combina imersão no mercado de trabalho e impacto social

sexta-feira, 28 de julho | 2023

Agência Experiencial promove a articulação entre ensino e mercado de trabalho/ Foto: Giordano Toldo

Em um cenário de negócios que passa por inúmeras e constantes transformações, a intersecção entre o mundo acadêmico e o mundo do trabalho torna-se ainda mais essencial para a formação de novos profissionais. Quando conectada ao empreendedorismo e suas possibilidades de aprendizagem, essa união se torna ainda mais produtiva, tanto para alunos quanto para profissionais. Essa é a proposta da Agência Experiencial da Escola de Negócios da PUCRS, núcleo que articula estudantes, empresas e sociedade, com o propósito de promover um ensino baseado na prática da gestão de negócios.  

A agência oportuna uma imersão dos alunos/as no ecossistema de inovação e empreendedorismo da PUCRS e da cidade de Porto Alegre, fortalecendo o desenvolvimento de competências e a formação de seus portfólios. Por meio de disciplinas extensionistas, os estudantes atendem as empresas participantes, realizando entregas de projetos com soluções práticas para essas organizações.  

A iniciativa, que passou a operar no segundo semestre de 2022, ao todo conta com quase 600 pessoas envolvidas, entre alunos/as, professores e técnicos/as administrativos/as, e 34 empresas participantes já beneficiadas. Além da participação em disciplinas extensionistas, estudantes de graduação também são incentivados a participar da ação inscrevendo suas empresas, de amigos ou familiares para serem atendidas pela agência. Já os alunos/as de pós-graduação, podem atuar como monitores, apoiando nos projetos.  

Aprender num dos maiores ecossistemas da América Latina 

A professora Ana Cristina Schneider – uma das coordenadoras da agência – destaca que para os alunos/as a participação acaba sendo um grande diferencial na composição da trajetória de aprendizagem. Afinal, promove sua efetiva imersão em ambientes reais, o contato com diferentes realidades, trabalhando desde microempreendimentos, em comunidades, até o que há de mais atual no ecossistema de inovação e empreendedorismo do País. “Temos o papel de nos aproximarmos das empresas e da comunidade e trazê-las para sala de aula, para que consigamos cumprir o desafio do impulsionamento de aprendizagem na prática”, ressalta a docente. 

Com o reposicionamento do modelo de ensino da Escola de Negócios, bem como a fusão com o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), a Agência Experiencial tem como principal papel compilar o acervo de possibilidades e de serviços ofertados pelas diferentes estruturas da Universidade de forma que sejam facilmente compreendidas e acessadas. A conexão direta com o ecossistema do Tecnopuc é uma importante oportunidade para estudantes que desejam mergulhar na prática profissional. Por meio da conexão com diferentes empresas nacionais e internacionais e áreas do mundo dos negócios, a PUCRS conecta seus estudantes da Escola de Negócios com tudo o que eles podem aproveitar no Campus para alavancar suas trajetórias no mercado.  

A Agência Experiencial também exerce papel complementar a outros laboratórios e espaços da Escola de Negócios como o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) e o Escritório de Finanças, com o objetivo de articular todas essas diferentes estruturas e promover o aprendizado conectado entre alunos/as e ambientes de negócios.  

Agência Experiencial exerce um importante papel de impacto social/ Foto: Divulgação

“A agência é o elo entre o mercado e os alunos/as. No sentido de inovação de educação em negócios, ela tem o papel de captar empresas e organizações para os desafios de aprendizagem propostos, de maneira a permitir que este modelo inovador seja implementado”, pontua Ana Cristina. 

O trabalho realizado pela agência também se mostra um importante mecanismo de impacto social em Porto Alegre, dando às empresas públicas e privadas a oportunidade de conexão com o ambiente acadêmico de inovação. Além disso, a atuação junto a empresas privadas e órgãos públicos potencializa tal impacto, demonstrando mais um diferencial da Escola de Negócios da PUCRS: a formação de cidadãos protagonistas de mudança emergentes na sociedade. “A partir do processo de aprendizagem dos alunos são propostas ideias, projetos, realizados questionamentos, discutidos seus mercados, produtos, serviços, propostas de valor, frente ao mercado atual e todos os padrões mais elevados de competitividade”, explica a coordenadora.  

Disciplinas, serviços e intercâmbio 

Atualmente, a agência está trabalhando por meio de três disciplinas extensionistas, cada uma com seu portfólio de serviços desenvolvidos. São elas: 

  • Análise e Direcionamento de Capital de Giro – ciclo operacional e ciclo financeiro; gestão de crédito e contas a receber e pagar; painel de indicadores; cenários de crédito e de financiamentos. 
  • Diagnóstico de Tendências de Inovação de uma Região ou Indústria – identificação do tipo de inovação da empresa/órgão público de acordo com o Manual de Oslo e com as tendências de inovação do setor; atores e mecanismos que fomentam a inovação. 
  • Assessoria de Empreendedorismo – análise de produtos e negócios similares da concorrência; definição da proposta de valor e do público-alvo. 

Ao todo, no primeiro semestre de 2023, foram atendidas 34 empresas/organizações, tendo havido envolvimento de 17 turmas, com um total de 581 alunos – além da participação de um mestrando, um doutorando e 12 professores da Escola.  

Também foi realizado um projeto piloto em parceria com a Universidade de Medellín (EAFIT), com o objetivo de facilitar o intercâmbio intercultural entre estudantes das duas instituições e internacionalização das trajetórias. Esse intercâmbio se deu no contexto da disciplina de Marketing Digital da EAFIT, que teve como convidados estudantes da Escola de Negócios e da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da PUCRS, como atividade extracurricular. A atividade durou três semanas e teve a participação de quatro alunos da Escola de Negócios, da disciplina de Marketing Global e Inteligência de Mercado, que atenderam duas empresas colombianas. “Foi um primeiro ensaio cujos alunos entregaram uma análise do site e das redes sociais, propondo melhorias”, conta Ana Cristina. 

A Agência Experiencial funciona diariamente das 10 às 20h, está localizada no 10º andar da Escola de Negócios – prédio 50 – junto à Secretaria da Escola. O e-mail é [email protected] e o telefone (51) 3335.6222. 

Parceria com a Prefeitura de Porto Alegre promove impacto social 

Parceria com a Prefeitura Municipal girou em torno do engajamento com o Pacto Alegre/ Foto: Bruno Todeschini

Segundo a coordenadora, uma das parcerias mais importantes formadas no semestre foi com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre. O trabalho, proposto na disciplina de Inovação e Desenvolvimento, girou em torno da possibilidade de um maior engajamento dos jovens universitários nos projetos bancados pelo Gabinete de Inovação da Prefeitura, referente ao Pacto Alegre.  

“Os alunos estudaram as propostas elaboradas pela sociedade organizada em torno do Pacto (universidades, empresas, governo e sociedade civil organizada), desdobradas em projetos executivos, com a finalidade de encontrar formas de contribuir com sua execução, podendo ampliar seu escopo e, sobretudo, sugerindo formas de engajamento”, explica Ana. 

Os temas foram definidos pelos alunos, entre eles: educação, mobilidade, atividades indutoras de novos negócios e marca da cidade. As propostas dos estudantes são preliminares e garantem alinhamento com o objetivo de tornar essas temáticas mais conhecidas e fazê-las mobilizar um envolvimento efetivo, indo de encontro ao chamado protagonismo cidadão. 

A coordenadora destaca, entre as propostas apresentadas pelos alunos/as, uma apontada pelo secretário Luiz Carlos Pinto da Silva Filho como sendo de grande valor e potencial para implementação: um olhar para as redes sociais da Prefeitura de Porto Alegre e uma série de recomendações estratégicas para incrementar a divulgação e o engajamento do público 

“Segundo o secretário, a Prefeitura precisa cada vez mais contar com o olhar dessa faixa etária jovem, a fim de cumprir seu papel e inovar. A partir desta oportunidade de continuidade, o professor da disciplina, Luís Humberto Villwock, o Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) e a Agência Experiencial já estão trabalhando em mecanismos para que esta proposta avance em implementação, com o apoio necessário à Prefeitura e aos alunos.” 

A professora Ionara Rech, coordenadora do curso de Administração da Escola de Negócios, destaca a importância da Agência para a formação de seus alunos. 

“A oportunidade de ter em sala de aula uma empresa real, participando e interagindo com os estudantes nos aspectos de gestão de seus negócios, tem se tornado o diferencial do curso de Administração. Estamos proporcionando aos alunos uma aprendizagem que realmente conecta teoria e prática e a Agência Experiencial é a estrutura da Escola de Negócios que tem apoiado de sobremaneira no planejamento e operacionalização do nosso relacionamento com as empresas”, pontua. 

INGRESSE NA ESCOLA DE NEGÓCIOS

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