Ciência da Computação: aproximação com a indústria de tecnologia é definitiva para escolher onde cursar

Gabriela Zorzo fez uma transição de carreira baseada na importância que a área de TI tem no nosso cotidiano

01/11/2023 - 14h32

Aluna de Ciência da Computação, Gabriela Zorzo já é formada em Engenharia Civil na PUCRS. / Foto: Giordano Toldo

Desde a criação do primeiro computador nos Estados Unidos, em 1946, o ser humano vem buscando maneiras de se tornar mais conectado com essa tecnologia. No Brasil, o primeiro computador só chegou em 1957. Hoje, mais de 50 anos depois, essa máquina já passou por diversas transformações e segue presente na vida de muitos brasileiros. Seja pelo computador, ou por tablets, smartphones e outros aparelhos, nossa rotina é completamente organizada por ferramentas e softwares desenvolvidos por cientistas especializados nas tecnologias da informação (TI). 

O curso de Ciência da Computação da PUCRS prepara os/as estudantes para atuar em todas as áreas relacionadas à TI, como o desenvolvimento de jogos e softwares variados, a gerência de projetos e a análise de testes. Para Gabriela Zorzo, estudante do curso de Ciência de Computação da Escola Politécnica da PUCRS, escolher este curso foi um processo fácil: a aluna, que já é formada em Engenharia Civil pela Universidade, teve vontade de trocar de área ao perceber que todas as outras profissões utilizam a tecnologia da informação para alguma coisa: 

“Eu também senti que o curso traz diversas oportunidades para impactarmos de maneira positiva a vida das pessoas. Aproveitei para cursar como disciplina eletiva algumas cadeiras da Ciência da Computação no meu último semestre da Engenharia Civil para ver se eu gostava mesmo. Acabei me encantando na área e optei pelo reingresso diplomado em 2020”, conta a estudante de 26 anos.  

Antes mesmo de iniciar sua primeira graduação, Gabriela já conhecia muito bem a PUCRS. A atual aluna de Ciência da Computação estudou durante o Ensino Médio no Colégio Marista Champagnat, uma das escolas da Rede Marista, localizada dentro do Campus. Devido à proximidade, Gabriela vê a Universidade como sua segunda casa e, por isso, sua escolha sobre onde cursar o Ensino Superior foi mais fácil. Além da familiaridade com o espaço, Gabriela acredita que a estrutura da instituição para a área de TI tem um grande diferencial em comparação as outras universidades por causa do seu Parque CientÍfico Tecnológico, o Tecnopuc.  

Leia mais: Tecnopuc é reconhecido como quarto melhor Ecossistema de Inovação Global 

“Para alguém que trabalha na área da TI, ter essa oportunidade de utilizar esse espaço e poder se conectar com profissionais é maravilhoso. Além disso, gosto muito da proximidade que temos com os professores, muito solícitos para nos auxiliarem na nossa formação”, destaca. 

Parque Tecnológico e laboratórios projetados para o futuro   

A PUCRS conta com diferentes espaços planejados e disponíveis para o aprendizado dos/as estudantes. O Tecnopuc, um ecossistema de inovação global localizado dentro do Campus, oferece uma série de oportunidades para novas empresas, startups e alunos/as se desenvolverem. Empresas como Huawei, Thoughtworks Brasil, UOL EdTech , HP, Apple, Sebrae X, entre outras estão instaladas no parque, e Gabriela Zorzo é uma das estudantes que já esteve em contato direto com essas organizações.  

Para Gabriela, os laboratórios bem equipados fazem toda a diferença na hora do aprendizado. / Foto: Giordano Toldo

A aluna de Ciência da Computação venceu em 2022, junto com outros cinco estudantes, o Swift Student Challenge, uma competição da Conferência Anual de Desenvolvedores da Apple (WWDC), que visa estimular o interesse dos estudantes em programação. Devido à premiação, Gabriela foi convidada para prestigiar presencialmente um dos maiores eventos de tecnologia do mundo: a Conferência Anual de Desenvolvedores da Apple, onde foram apresentados novos lançamentos da marca.  

A Escola Politécnica, local onde a estudante tem aulas do curso, conta com mais de 50 espaços de aprendizagem, disponíveis para alunos e alunas dos mais de 20 cursos de graduação presencial. Para Gabriela, um dos grandes diferenciais da Universidade é a oportunidade de aprender na prática em laboratórios bem equipados: 

Aqui na PUCRS conseguimos ter aulas práticas em laboratórios e isso é fundamental, principalmente nos cursos de TI. A Universidade consegue oferecer aos/as estudantes um espaço para que esse desenvolvimento aconteça.” 

Para os/as alunos/as de Tecnologia da Informação a Escola oferece os laboratórios de Redes de Computadores, de Computação Gráfica e Jogos, de Organização de Computadores, e de Alto Desempenho, além da Agência Experimental de Engenharia de Software. O coordenador e professor do curso de Ciência da Computação, Alexandre Agustini, destaca que esses locais são essenciais para um processo pedagógico completo.  

“Os laboratórios e os demais espaços de aprendizagem oferecidos pelos cursos de TI possibilitam que estudantes adquiram e dominem conceitos básicos e avançados. Estes conceitos os habilitam a atuar no mercado, desenvolvendo soluções tecnológicas que envolvam todas as áreas de tecnologia”, explica o docente, que também é doutor em Informática. 

Leia também: Engenharia de Computação: laboratórios e conexão com a indústria fazem toda a diferença na formação 

Graduação conectada com o mercado e com a pesquisa 

Com o currículo atualizado, a graduação em Ciência da Computação da PUCRS tem tradição e reconhecimento no mercado. O professor Alexandre explica que para manter a grade curricular atualizada, os/as professores/as seguem referenciais nacionais e internacionais para passar as novidades mais atuais para os/as estudantes.  

“O nosso curso conta com um corpo docente altamente qualificado, com professores com mestrado e doutorado obtidos em instituições de referência do Brasil e do Exterior”, pontua. 

Durante a graduação, estudantes conseguem se aprofundar em temas como linguagens de programação, sistemas operacionais, segurança de sistemas, entre outros. No curso de Ciência da Computação, os/as alunos/as também têm contato com pesquisas realizadas na Universidade. Sendo uma área que apresenta mudanças e descobertas constantes, a PUCRS busca oferecer aos estudantes uma educação contínua com integração direta com a pós-graduação. 

A Universidade também oferece a Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC), uma das melhores do Brasil com nota 7, a maior distinção concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para a pós-graduação no país.  

Estude Ciência da Computação na PUCRS


Leia Mais Veja todas