Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

5 dicas: como aprimorar o trabalho em equipe em tempos de distanciamento

Gabriele Jeffman, analista de Projetos de Empreendedorismo e Inovação do Idear, sugere práticas para ampliar a colaboração durante o home office

17/09/2020 - 09h29
5 dicas: como aprimorar o trabalho em equipe em tempos de distanciamento

Foto: iStock

Um dos temas mais comentados durante as mudanças provocadas pela pandemia da Covid-19, é o desafio do modelo de trabalho remoto.

Para quem quer aprimorar a colaboração e o trabalho em equipe durante o distanciamento, Gabriele Jeffman, analista de Projetos de Empreendedorismo e Inovação do Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS (Idear), preparou sugestões. Confira:

1. Conheça sua equipe: quando estamos atrás das telas, nem sempre temos a oportunidade de perceber as reações de cada colega. Por isso, é importante promover momentos de integração online, incentivando conversas entre a equipe. Esses momentos também oportunizam o compartilhamento de experiências e a expressão de qualidades ou pontos a serem aprimorados. Reserve espaços para a descontração e tenha proximidade com o seu time. Isso facilita o processo! 

2. Defina papeis no time: ao trabalharmos com outras pessoas, é fundamental conhecer os papeis que cada integrante irá assumir. Em uma equipe, sempre teremos pessoas com perfis e conhecimentos diferentes. Identificar essas características e estabelecer funções de acordo com elas aprimora o fluxo de trabalho. Dentro dos papeis de cada membro do time, também é importante destacar as principais atividades a serem realizadas e como elas se relacionam com o restante da equipe.

3. Permita-se aprender: esteja aberto a aprender com sua equipe. Provavelmente você terá contato com áreas em que não possui tanta proximidade, então aproveite para explorar novos conhecimentos. Seja curioso/a, faça perguntas aos seus colegas e otimize suas competências.

4. Explore ferramentas: muita informação a nossa disposição na internet, o desafio é filtrar e utilizar as ferramentas em nosso benefício. E isso não é diferente para aprimorar o trabalho em equipe. Existem muitos aplicativos e ferramentas gratuitas para fazermos brainstoming e apresentações criativas, entre outros recursos que podemos utilizar. 

O Idear disponibiliza um e-book com várias atividades para trabalhar competências empreendedoras, além de indicar ferramentas e trazer diversas dicas valiosas. O download pode ser feito de forma gratuita, aqui. 

5. Viva a experiência: para encerrar essa série de dicas, aqui vai o conselho de ouro: viva a experiência! Ao ajustarmos a nossa rotina em tantas áreas, temos a oportunidade de investir tempo e energia para repensar e melhorar processos. Transforme o distanciamento físico em proximidade através do relacionamento, da interatividade em rede, criatividade e inovação online. É hora de encontrar novas soluções.

Dica bônus 

Hoje é último dia para realizar a inscrição na Maratona de Inovação da PUCRS e aprimorar o trabalho em equipe, na prática. Nesta edição, o tema será “como construiremos as cidades que queremos viver?”, com desafios que trarão aprendizados tanto pessoais quanto profissionais. Saiba mais sobre o evento neste link.