Ranking QS destaca PUCRS como a melhor universidade privada do Sul do Brasil

Levantamento internacional lista as melhores universidades do mundo

09/06/2021 - 12h06
Ranking PUCRS

Resultado desta edição do ranking considera dados referentes ao ano de 2019/Foto: Bruno Todeschini

QS World University Rankings 2022 classifica a PUCRS como a melhor universidade privada da Região Sul do Brasil. O levantamento, feito pela Quacquarelli Symonds (QS), analista global de ensino superior, listou as 1,3 mil melhores universidades do mundo. 

O resultado desta edição considera dados referentes ao ano de 2019. A melhor universidade no ranking mundial segue sendo o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), pela 10ª vez seguida. Na América Latina, o Brasil é o país com mais universidades no ranking, 27, superando Argentina e México, cada uma com 24. No Rio Grande do Sul, quatro universidades integram a lista. A PUCRS como primeira e única instituição de ensino privada, junto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).  

Leia também: Pelo terceiro ano consecutivo, PUCRS é a melhor universidade privada do Sul do País segundo o MEC  

Critérios que avaliam a excelência  

Seis critérios são considerados para a classificação das melhores universidades do mundo: reputação acadêmica, reputação entre empregadores, citações por faculdade, proporção de docentes por aluno, proporção de professores de outros países e proporção de estudantes internacionais. Nesta edição, os resultados são baseados na distribuição e desempenho de 14,7 milhões de trabalhos acadêmicos publicados entre 2015 e 2019, em 96 milhões de citações recebidas por esses trabalhos e também correspondem às opiniões de mais de 130 mil professores universitários e 75 mil empregadores.  

Sobre o QS 

A iniciativa é promovida pela QS Quacquarelli Symonds, empresa britânica que atua na área de ensino superior, com mais de 250 funcionários em 5 continentes. A QS é mais conhecida por publicar o QS World University Rankings, considerado um dos sistemas de classificação universitária mais populares do mundo. 

Confira outras premiações recentes que são motivo de orgulho para a nossa Universidade: 


Leia Mais Veja todas