Pelo terceiro ano consecutivo, PUCRS é a melhor universidade privada do Sul do País segundo o MEC

Instituição tem o melhor conceito médio dos mestrados dentre todas as universidades brasileiras e é também a segunda melhor entre as IES privadas

23/04/2021 - 18h04

Pelo terceiro ano consecutivo, PUCRS é a melhor universidade privada do Sul do País segundo o MEC Em avaliação divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) na última sexta-feira, a PUCRS é avaliada como a melhor universidade Privada do Sul do País. Os resultados são referentes ao ano de 2019 e foram divulgados nesta sexta-feira (23) pelo órgão do MEC responsável pela avaliação do Índice Geral de Cursos (IGC) contínuo. Em uma escala que vai de 1 a 5, a Universidade obteve pontuação de 3,7320, ficando na faixa 4. Houve um aumento significativo em relação aos 3,66494, alcançados na edição passada, sendo o resultado divulgado hoje o mais alto já registrado pela Universidade desde a criação do indicador, em 2006.  

Entre os destaques, a PUCRS é avaliada como a melhor universidade privada do Sul do Brasil pela terceira vez consecutiva (2017, 2018, 2019) e também como a segunda melhor entre as instituições de ensino superior (IES) privadas de todo o País, atrás apenas da PUC-Rio. 

Segundo a pró-reitora de Graduação e Educação Continuada, Adriana Kampff, ver o crescimento dos resultados de avaliação e a consolidação de uma posição de referência no cenário acadêmico é motivo de felicidade e orgulho para toda a comunidade universitária. “Nossa universidade traz uma experiência integrada para todos os alunos, com flexibilidade curricular e integração entre a graduação, a pós-graduação e o mercado de trabalho, em um ambiente inovador e cada vez mais internacionalizado. É importante lembrar que os resultados são sempre a resposta ao trabalho de uma comunidade acadêmica muito comprometida e que busca a excelência no ensino e na pesquisa”, destaca. 

Melhor conceito médio dos mestrados dentre todas as universidades do País 

A PUCRS reúne 23 opções de mestrado com excelência reconhecida pela Capes. Nos resultados do IGC de 2019, a Universidade é avaliada com o melhor conceito médio dos mestrados do País dentre Instituições públicas e privadas. 

Na Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), alcançou a melhor média nacional entre as IES públicas e privadas em dez ou mais programas de pós-graduação (PPG). Destaque para os PPGs em Gerontologia Biomédica e Letras, com nota 7; e Medicina e Ciências da Saúde, Educação, Filosofia, Serviço Social, Direito, Pediatria e Saúde da Criança, Psicologia, Ciência da Computação, com nota 6. 

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Eduardo Lobo e Silva, estes resultados reafirmam o destaque que a pós-graduação da PUCRS tem no cenário nacional e devem ser celebrados. “Mas bons resultados também nos motivam a continuar avançando em um modelo que garanta a excelência e atenda às expectativas dos nossos estudantes, em um ambiente cada vez mais internacionalizado”, completa. 

Os programas reconhecidos nacional e internacionalmente pela excelência contam com um currículo constantemente atualizado, com linhas de pesquisa conectadas com as principais tendências internacionais e uma estrutura completa de estudo e pesquisa. Além de estudar com pesquisadores renomados, o estudante de stricto sensu tem a oportunidades de concorrer a bolsas e realizar experiências internacionais durante o curso. 

Critérios de avaliação 

O IGC é uma média ponderada da avaliação da graduação por meio do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e dos cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado). Na escala que vai de 1 a 5, 1 e 2 são avaliações consideradas insatisfatórias, 3 é regular, e 4 e 5 são satisfatórias. 

Os índices determinam parâmetros para o Ministério da Educação definir, por exemplo, a participação das instituições de ensino superior em programas do governo. Em caso de sucessivas notas insatisfatórias, pode haver sanções. Em números absolutos, a avaliação das instituições de ensino superior em todo País ficou assim: 

  • Nota 1: 6 
  • Nota 2: 250 
  • Nota 3: 1.320 
  • Nota 4: 448 
  • Nota 5: 46 

Leia também: PUCRS se mantém entre as melhores universidades em países emergentes