Preparação para o Cres aborda tecnologia e inovação

A exposição de ideias foram para a Conferência que ocorrerá em Córdoba, na Argentina

26/03/2018 - 18h06
cres, ciclo preparatório

Arquiteto Chefe do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da HP Brasil, Antônio Gomes,
Foto: Camila Cunha

A pesquisa científica, tecnológica e a inovação como motor do desenvolvimento humano, social e econômico. Este foi o tema debatido em mais um encontro do Ciclo Preparatório PUCRS 2017-2018 para a Terceira Conferência Regional da Educação Superior da América Latina e Caribe (Cres) – Unesco Iesalc de 2018. O evento ocorreu no dia 21 de março, no 6º andar da Biblioteca Central. Os painelistas foram o Arquiteto Chefe do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da HP Brasil, Antônio Gomes, e o Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy. O mediador foi o professor Éder Henriqson, Decano da Escola de Negócios da PUCRS.

Foco em experiências

O executivo da HP iniciou a palestra comparando as linhas de transmissão de dados de 20 anos atrás com as atuais. “Hoje em dia, muitos usuários tem a possibilidade de terem 200 megabytes, a um custo aceitável, para assistir filmes em casa”, exemplificou. Devido à velocidade de inovação, fez possíveis projeções de lembranças de um futuro próximo. “Poderemos ter ao invés da foto do primeiro cachorro a do primeiro robô. Ao invés da primeira viagem, uma primeira viagem espacial. Num passado recente, não imaginávamos viver tão a frente do que estamos agora. Logo, precisamos saber como trabalhar com essas mudanças”, comentou.

Gomes enfatizou que, para o desenvolvimento de produtos, a HP foca nas experiências de vida. “É preciso observar as megatendências, que estão moldando a sociedade e economia, que são a rápida urbanização, a mudança demográfica, a hiper globalização e a aceleração da inovação”, disse.  Dentro dessa realidade, a parceria entre HP e CriaLab tem sido um lugar que entende e resolve esses problemas, permitindo a criação de soluções.

cres, ciclo preparatório

Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy
Foto: Camila Cunha

Impacto do futuro do trabalho

“Recentemente, me perguntaram sobre as tendências do futuro do trabalho. Na verdade, já mudou e muita gente não se deu conta”, foi dessa maneira que Audy iniciou a sua palestra. O executivo da PUCRS salientou que vivemos na era exponencial, na qual o crescimento é muito mais veloz. “São 7,5 bilhões de pessoas no mundo, sendo que 4 bilhões são usuários internet e 3,2 bilhões são ativos em redes sociais. Além disso, são realizadas 3,5 milhões pesquisas no Google por minuto. Isso demonstra que a transformação já aconteceu”, frisou.

Outros dados mostram essa mudança global. Nos Estados Unidos, em 1917, as dez maiores empresas eram do ramo de petróleo, telefonia e alimentação. Já em 2017, quase todas são relacionadas à tecnologia, sendo que as cinco mais importantes (Apple, Google, Amazon, Microsoft e Facebook) surgiram dentro dos ambientes de inovação de universidades. A publicidade também teve os mesmos efeitos. No ano passado, as mesmas cinco empresas de tecnologia foram as maiores anunciantes.

Audy também comentou que, apesar do grande desenvolvimento de parques tecnológicos espalhados pelo Rio Grande do Sul, ainda faltam incentivos financeiros no país, principalmente na formação de pesquisas. “Para termos uma noção, se o Canadá não formasse mais doutores em pesquisa, o Brasil teria 20 anos para conseguir empatar com aquele país”. Além disso, o superintendente de inovação alertou a queda em índices de inovação e transferência de conhecimento para a indústria no Brasil.

Conclusões do ciclo

No encerramento, o mediador, o professor Eder Henriqson destacou que os painelistas mostraram o grande potencial de sinergia que existe entre empresas, parques tecnológicos e universidades. Principalmente, com a consolidada parceria estratégica entre a PUCRS e a HP, que formou diversas pessoas e pesquisadores, além de ser uma peça fundamental dentro ecossistema de inovação.

O questionamento professor foi em relação aos 15 anos desta aliança. Gomes enfatizou que o capital humano é raro no país e, praticamente, só existe por meio das universidades e o desafio está na geração de novas tecnologias. Já Audy lembrou que, inicialmente, o foco dos parques tecnológicos era de atrair grandes empresas para que, em torno delas, outras menores e startups pudessem crescer. O momento atual é de consolidar essas parcerias com empresas estratégicas, bem como alavancar fortemente a geração de startups em um curto prazo de tempo.

Próximo evento

No dia 12 de abril, ocorre próximo encontro na PUCRS, que terá o tema O papel estratégico da educação superior no desenvolvimento sustentável. Como palestrantes estarão a diretora do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais, a professora Betina Blochtein e o coordenador da Iniciação CientíficaJúlio Bicca Marques. A medicação será com a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), Carla Bonan.

A programação completa do ciclo pode ser acessada neste link. Já os textos relacionados aos encontros na Universidade podem ser consultados pelo Portal PUCRS.

Sobre o Ciclo Preparatório

O Ciclo Preparatório PUCRS conta com sete encontros, que se configuram em um espaço de reflexão na comunidade acadêmica. Cada evento busca discutir algum dos temas centrais abordados pela CRES. Ao final da programação, será elaborada uma carta manifesto sobre a Educação Superior, com as contribuições e reflexões dos representantes da Universidade. A CRES será realizada em junho, na Cidade de Córdoba (Argentina), promovido pelo Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (Iesalc-Unesco).