Ir Para o Conteúdo Principal Página Principal Página de Acessibilidade Página de Contato Página da PUCRS
  • A- | A | A+
  • Versão Monocromática:

Ativar | Desativar

Após os encontros do Ciclo Preparatório PUCRS Rumo à Conferência Regional da Educação Superior na América Latina e Caribe de 2018, elaboramos este relatório como contributo a partir das reflexões sobre o papel da Universidade no contexto contemporâneo. Acesse a contribuição da PUCRS a partir dos Encontros Preparatórios em Português, Espanhol e Inglês.

A Conferência aconteceu entre os dias 11 e 15 de junho em Córdoba, na Argentina.

Confira como foi a participação da PUCRS na CRES 2018.

O Ciclo Preparatório PUCRS 2017-2018 é um espaço de reflexão na comunidade acadêmica da Universidade que aborda os temas centrais da Terceira Conferência Regional da Educação Superior da América Latina e Caribe (Cres) – Unesco Iesalc de 2018. O evento será realizado na Cidade de Córdoba, Argentina, em junho de 2018, visando a Conferência Mundial de Educação Superior que acontecerá no ano de 2019, em Paris (Unesco).

Em sete encontros, os temas serão discutidos por integrantes da comunidade acadêmica e, ao longo do Ciclo Preparatório, será elaborada uma carta manifesto com as nossas contribuições e reflexões sobre a Educação Superior.

Acesse a declaração de Porto Alegre da Reunião Preparatória para o Cres.

Entre os dias 11 e 15 de junho de 2018 será realizada a Conferência Regional de Educação Superior na América Latina e no Caribe 2018 (Cres). O evento ocorre na Universidade Nacional de Córdoba, berço da Reforma Universitária de 1918, movimento que influenciou de forma decisiva o desenvolvimento do ensino superior na região.

Visando reafirmar o sentido da educação como um direito humano, um bem público e uma responsabilidade social dos Estados, a conferência reunirá reitores, dirigentes, acadêmicos, estudantes e representantes da sociedade com o objetivo de refletir sobre a educação superior na região e de traçar um plano de ação para a próxima década. A atividade é organizada pelo Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior da América Latina e do Caribe (Iesalc), em conjunto com a Universidade Nacional de Córdoba, o Conselho Interuniversitário Nacional da Argentina e a Secretaria de Políticas Universitárias do Ministério da Educação e do Esporte da Argentina.

16 de novembro de 2017
Desafios da Educação Superior no contexto contemporâneo –
Veja como foi

O encontro abordará as características da educação superior na região no contexto do sistema educativo, sua relação com a qualidade e os desafios postos “para fortalecer a capacidade institucional de ser responsável por aumentar os níveis de qualidade em todas as suas funções e tarefas”.

Local: Biblioteca Central Ir. José Otão
Evilázio Borges Teixeira – Reitor da PUCRS
Mediador: Prof. Dr. Jaderson Costa da Costa – Vice-reitor da PUCRS

29 de novembro de 2017
Papel da Educação Superior frente aos desafios sociais –
Veja como foi

“A Universidade atual, seguindo sua tradição crítica e orientadora das ações da sociedade, está chamada a ser agente de qualidade educativa e espaço em que a sociedade se revise a si mesma, adquira competências para transformar suas práticas e avance no mapeamento e construção de um futuro sustentável”.

Prof. Dr. Hermilio Pereira dos Santos Filho – Professor da PUCRS
Ir. Marcelo Bonhenberger – Pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da PUCRS
Mediador: Ir. Manuir Mentges – Pró-reitor de Graduação e Educação Continuada da PUCRS

8 de janeiro de 2018
Educação Superior, diversidade cultural e interculturalidade –
Veja como foi

“Inclusão através de programas e de políticas públicas pertinentes de inclusão, equidade, pertinência, avaliação e acreditação da qualidade e “interculturalização”.

Prof. Dr. Draiton Gonzaga de Souza – Decano da Escola de Humanidades da PUCRS
Profª. Drª. Jane Prates – Coordenadora de Pós-graduação em Serviço Social da PUCRS
Mediadora: Profª. Drª. Bettina Steren dos Santos – Professora da PUCRS

21 de março de 2018
A pesquisa científica, tecnológica e a inovação como motor do desenvolvimento humano, social e econômico – Veja como foi

“(…) a crise de civilização que vive o mundo é produto de uma maneira particular de gestão do conhecimento e da informação, o que inclui o financiamento econômico da produção e apropriação científico-tecnológica produtiva”.

Prof. Dr. Jorge Luis Nicolas Audy – Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS
Prof. Dr. Antônio Gomes – Arquiteto-chefe do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da HP Brasil
Mediador: Prof. Dr. Éder Henriqson – Decano da Escola de Negócios da PUCRS

12 de abril de 2018
O papel estratégico da Educação Superior no desenvolvimento sustentável – Veja como foi

Profª. Drª. Betina Blochtein – Diretora do Instituto do Meio Ambiente da PUCRS
Prof. Dr. Júlio Cesar Bicca Marques – Professor da PUCRS
Mediadora: Profª. Drª. Carla Denise Bonan – Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-graduação da PUCRS

26 de abril de 2018

Educação Superior, internacionalização e integração regional – Veja como foi

Aborda “o processo de internacionalização do ensino superior da região latino-americana e caribenha, além de fornecer um conjunto de recomendações para orientar políticas públicas e institucionais na região”.

Profª. Drª. Heloisa Orsi Koch Delgado – Assessora chefe da Assessoria para Assuntos Internacional e Interinstitucionais da PUCRS
Profª. Drª. Marília Morosini – Coordenadora do Centro de Estudos em Educação Superior da PUCRS
Mediadora: Profª. Drª. Magda Rodrigues da Cunha – Coordenadora de Pesquisa da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS

10 de maio de 2018