Inscrições para 18º Salão de Iniciação Científica são prorrogadas

É possível se inscrever até 21 de agosto

09/08/2017 - 12h28

18º Salão de Iniciação CientíficaCom o objetivo de promover um espaço de socialização de atividades de pesquisa envolvendo estudantes da graduação, professores e pesquisadores, a PUCRS promove o 18º Salão de Iniciação Científica, de 2 a 6 de outubro. As inscrições foram prorrogadas até 21 de agosto e podem ser efetuadas no site http://www.pucrs.br/eventos/inst/salaoic/. Serão oferecidas oficinas de diversos temas para os bolsistas inscritos no evento.

A programação contará também com o Espaço Jovem Cientista, no qual estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de escolas de POA, região metropolitana e interior do estado poderão apresentar seus projetos de pesquisa.  Mais informações e inscrições neste link: http://www.pucrs.br/eventos/inst/espacojovemcientista/.

PÚBLICO ALVO

Bolsistas de Iniciação Científica de Instituições de Ensino Superior do país e seus orientadores.

PROGRAMAÇÃO

A abertura do 18º Salão de Iniciação Científica será no dia 2 de outubro, às 14h, no Salão de Atos da PUCRS, e as apresentações dos bolsistas serão realizadas nos dias 3, 4, 5 e 6 de outubro, no 3º, 4º e 6º andar do Prédio 40. No dia 26 de outubro, às 17h, ocorrerá a premiação dos bolsistas destaques e dos melhores trabalhos do Espaço Jovem Cientista.

O INÍCIO NA PESQUISA

A iniciação científica proporciona espaços de diálogo, de aprendizado e de trocas de experiências, permitindo que os alunos atuem em projetos de diversas áreas do conhecimento. Ricardo Trentin, 30 anos, é graduando do 11° semestre de Medicina na PUCRS. Em junho deste ano, recebeu o Prêmio Lundbeck de Incentivo à Pesquisa. O primeiro contato do futuro médico com a pesquisa ocorreu já na graduação. “Isso me proporcionou oportunidades de aprender com profissionais que trilham este caminho há mais tempo”, justifica.

A coordenadora de Iniciação Científica da PUCRS, Fernanda Morrone, diz que o programa é uma oportunidade para aprofundar conhecimentos e se preparar para o futuro acadêmico. “Os resultados das pesquisas são percebidos na vida do estudante por meio do seu rendimento, das obras publicadas coletivamente e da divulgação dos trabalhos em eventos como o Salão de Iniciação”, explica.

Confira a matéria completa, da edição 184 da Revista PUCRS, aqui.