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Salão de Iniciação Científica (SIC)

O Salão de Iniciação Científica (SIC) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, é uma realização da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade e representa um espaço de socialização das atividades de pesquisa envolvendo estudantes da graduação e professores/pesquisadores de diferentes universidades e instituições de pesquisa, regionais e/ou brasileiras.

A Iniciação Científica busca proporcionar ao aluno, orientado por um professor/pesquisador, a aprendizagem de métodos e técnicas de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar científico e criativo, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

Objetivos:

  • Avaliar a participação dos bolsistas no projeto de pesquisa de Iniciação Científica no qual estão envolvidos.
  • Proporcionar o intercâmbio de conhecimentos e dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas de Iniciação Científica.
  • Promover a divulgação da pesquisa no âmbito da Graduação da Universidade e da comunidade científica e acadêmica em geral.
  • Incentivar a participação dos alunos de Graduação em Programas de Iniciação Científica.
  • Oportunizar aos bolsistas um momento de reflexão sobre sua contribuição para a qualificação do projeto de pesquisa de Iniciação Científica.

Públicos de Interesse 

Bolsistas de Iniciação Científica CNPq, FAPERGS, PUCRS e de Instituições de Ensino Superior do país e seus orientadores.

O 24º Salão de Iniciação Cientifica da PUCRS ocorrerá no formato presencial.

Inscrições  03/07 à 18/08/2023 Até às 18h
Abertura   02/10/2023 10h às 12h

Palestra com o prof. Dr. Rodrigo Coelho Barros, Escola Politécnica, abordará o tema: 

“Inteligência Artificial e a Pesquisa no Século XXI”.

Cronograma de Apresentações DATA TURNO
02/10/2023 Tarde: 14h às 17h30mim

Noite: 19h às 22h30mim

03,04 e 05/10/2023 Manhã: 8h30mim às 12h

Tarde: 14h às 17h30mim

Noite: 19h às 22h30mim

06/10/2023 Manhã : 8h30mim às 12h

Tarde : 14h às 17h30mim

Premiação  26/10/2023 16h às 18h

 

O Regulamento contém as informações necessárias para o processo de inscrição. Recomendamos a leitura integral do mesmo antes de realizar a inscrição.

Regulamento: Clique aqui (arquivo em anexo)

As inscrições estarão abertas no período de 03 de julho e se encerram às 18h do dia 25 de agosto de 2023 e deverão ser realizadas no link abaixo.

No momento da inscrição, preste muita atenção ao preencher os dados do seu trabalho, pois somente essas informações serão consideradas na emissão do certificado de participação.

Categorias de Público e Valores:

Categoria de Público Valores
Alunos PUCRS ISENTO
Alumni PUCRS ISENTO
Alunos Externos vinculados a projetos de pesquisa CNPq ou FAPERGS na PUCRS ISENTO
Alunos Externos R$ 100,00

Modelo de Resumo: Clique aqui(arquivo em anexo)

IMPORTANTE: Os resumos que não seguirem o padrão e as regras do modelo disponibilizado não serão publicados no e-book.

Tutorial – Inscrições: Clique aqui (arquivo em anexo)

Para fazer sua inscrição, clique no botão “inscreva-se” e preencha corretamente os campos indicados no Formulário de Inscrição.

Antes, porém, leia com muita atenção as instruções.

Todos os participantes deverão fazer sua inscrição pessoal.

Preencha corretamente seu e-mail no formulário de inscrição.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 

 

Todos os resumos serão homologados em até 48h após a realização da inscrição, via envio de mensagem automática ao endereço de e-mail cadastrado.

Os resumos não homologados deverão ser substituídos até a data de encerramento das inscrições.

Aluno PUCRS deve solicitar o cancelamento da matrícula junto ao Centro de Educação Continuada (EDUCON) pelo correio eletrônico [email protected] ou pelo telefone (51) 3320.3727 e refazer a inscrição.

Aluno Externo com resumo não homologado encaminhará o resumo atualizado para o e-mail: [email protected]

 

As apresentações deverão ser realizadas em formato PowerPoint ou similar. Recomendamos utilizar o formato disponível na página do evento, não sendo obrigatório.

O aluno inscrito fará uma apresentação oral perante uma comissão de 2 (dois) ou 3 (três) avaliadores com duração entre 10 e 12 min, seguida por questionamentos pelos avaliadores por um período total de até 15 min.

Sugerimos que o estudante apresentador esteja disponível durante o turno de apresentação dos trabalhos na sessão para a qual será designado. O bolsista deve levar um documento com foto no momento da apresentação.

IMPORTANTE:

– Não serão permitidas apresentações em duplas.

– Não serão realizadas alterações no cronograma de apresentações.

Cronograma de Apresentações: Clique Aqui  (Arquivo em anexo)

TODAS AS APRESENTAÇÕES SERÃO REALIZADAS NO PRÉDIO 40 ( 5º E 6º ANDAR)

Modelo de Apresentações – Arquivo PPTX: Clique Aqui (Arquivo em anexo)

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPESQ

Comissão Coordenadora

  • Prof. Dr. Carlos Eduardo Lobo e Silva – Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação
  • Profª. Dra. Maria Martha Campos – Diretora de Pesquisa da PROPESQ
  • Prof. Dra. Laura Roberta Pinto Utz – Coordenadora de Iniciação Científica
  • Profª. Dr. Marcio D´Avila – Assessor da Coordenadoria de Iniciação Científica

Comissão Organizadora           

  • Profª. Dra. Clarice Beatriz da Costa Sohngen – Escola de Direito
  • Prof. Dr. Claudio Luis Crescente, Frankenberg – Escola Politécnica
  • Prof. Dr. Gustavo Inácio de Moraes – Escola de Negócios
  • Prof. Dr. Luis Carlos dos Passos Martins – Escola de Humanidades
  • Profª. Dra. Maria Ivete Bolzan Rockenbach – Escola de Ciências da Saúde e da Vida
  • Prof. Me. Lúcio Andre Brandt – Escola de Ciências da Saúde e da Vida
  • Prof. Dr. Lucas Porcello Schilling – Escola de Medicina
  • Profª. Dra. Cleusa Maria Andrade Scroferneker (Escola de Comunicação, Artes e Design – FAMECOS)                                                                                                                   

Equipe Organizadora

  • Cristiane Dornelles Cardoso – Coordenadoria de Iniciação Científica
  • Deise Silveira Scheffel – Coordenadoria de Iniciação Científica
  • Jonatas Dias – Coordenadoria de Iniciação Científica

Equipe de Apoio
PROAF

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Perguntas Frequentes

Quem é obrigado a participar do evento?
R: A participação de todos os bolsistas de Iniciação Científica com cota institucional BPA/PUCRS- CHAMADA EXTRAORDINÁRIA e bolsistas com cota institucional do CNPq e FAPERGS com vigência de setembro/2022 a agosto/2023 é OBRIGATÓRIA. Esta apresentação faz parte da prestação de contas exigida pelas agências de fomento conforme descrito nos Termos de Concessão do CNPq e FAPERGS e no Termo de Outorga e Aceitação de Bolsa de Iniciação Científica BPA/PUCRS.

Quem poderá apresentar o trabalho?
R: O aluno/bolsista inscrito é o único APRESENTADOR.

Qual será o formato da apresentação?
R: A apresentação será presencial, oral e via PowerPoint ou similar.

Como recebo meu certificado de participação?
R: O certificado será encaminhado, via e-mail, após 30 dias úteis do encerramento do evento. Somente receberão Certificado os alunos que comparecerem às sessões e apresentarem os trabalhos.

Como saberei do resultado da avaliação do meu trabalho?
R: O resultado das avaliações será encaminhado por e-mail em data a ser designada pela Comissão Organizadora.

Como os trabalhos são avaliados?
R: O processo de avaliação dos trabalhos obedece aos seguintes critérios: qualidade do resumo, domínio do conteúdo, contribuição para o desenvolvimento da pesquisa, clareza/objetividade na exposição oral do trabalho, utilização adequada do tempo de apresentação, adequação das respostas aos questionamentos da banca avaliadora.

Haverá premiação para o Trabalho Destaque?

 R: Todos os trabalhos que obtiverem a nota máxima cinco (5) serão considerados Trabalhos Destaque e receberão um Certificado. Os melhores Trabalhos Destaque por Grandes Áreas serão selecionados seguindo os critérios descritos no Regulamento. Os vencedores serão anunciados no evento de Premiação.

O Orientador precisa estar presente na minha apresentação?
R: Sim. A presença do orientador é fundamental na apresentação do trabalho do bolsista.

Clique aqui e acesse o histórico de anais do Salão de Iniciação Científica.

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