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TRABALHOS DESTAQUE

Salão de Iniciação Científica (SIC)

O Salão de Iniciação Científica (SIC) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em sua 22ª edição em 2021, é promovido pela Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade e representa um espaço de socialização de atividades de pesquisa envolvendo estudantes da graduação e professores/pesquisadores de diferentes universidades e instituições de pesquisa regionais e/ou brasileiras.

A Iniciação Científica busca proporcionar ao aluno, orientado por um professor/ pesquisador, a aprendizagem de métodos e técnicas de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa. 

Devido às recomendações dos órgãos oficiais de saúde e determinações institucionais de isolamento social visando a prevenção ao SARS-CoV-2, o 22º SIC ocorrerá, excepcionalmente, de maneira online e síncrona.

Objetivos do SIC

  • Proporcionar o intercâmbio de conhecimentos e dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas de Iniciação Científica em projetos orientados por pesquisadores.
  • Promover a divulgação da pesquisa no âmbito da Graduação da Universidade e da comunidade científica e acadêmica em geral.
  • Incentivar a participação dos alunos de Graduação em Programas de Iniciação Científica. 

Públicos de Interesse 

Bolsistas de Iniciação Científica de Instituições de Ensino Superior do país e seus orientadores e da própria Universidade.

 

Inscrições  09/08 a 27/8/2021 PRORROGADAS ATÉ O DIA 27/08
Divulgação do Cronograma de Apresentações  Após 20/9/2021
Abertura 04/10/2021 10h30min às 12h

Avaliando Percepção em Faces: Uma abordagem Computacional

Palestrante: Profa. Dra. Soraia Raupp Musse

Acesse o evento 

ID do webinar: 936 6187 5970

Senha de acesso: 573195

Apresentações 04/10/2021 Tarde: 14h às 17h30min
Noite: 19h30min às 22h30min
05 a 07/10/2021 Manhã: 8h30min às 12h
Tarde: 14h às 17h30min
Noite: 19h30min às 22h30min
08/10/2021 Manhã: 8h30min às 12h
Tarde: 14h às 17h30min
Encerramento / Divulgação dos Trabalhos Destaque 08/10/2021 18h30min às 20h

PALESTRA DE ENCERRAMENTO + DIVULGAÇÃO DOS DESTAQUES DO EVENTO

Título: Quais deveriam ser os conselhos de Cajal para jovens pesquisadorxs em 2021?

Palestrante: Prof. Dr. Rodrigo Grassi de Oliveira

Acesse o Evento

ID do webinar: 928 6833 6497

Senha de acesso: 989135

Premiação  28/10/2021 17h

O Regulamento contém as informações necessárias para o processo de inscrição. Recomendamos a leitura integral do mesmo antes de realizar a inscrição.

Regulamento: Acesse aqui

As inscrições estarão abertas no período de 9 de agosto até às 18h do dia 25 de agosto de 2021 e deverão ser realizadas no link abaixo.

No momento da inscrição, preste muita atenção ao preencher os dados do seu trabalho, pois somente essas informações serão consideradas na emissão do certificado de participação.

Categorias de Público e Valores:

Categoria de Público Valores
Alunos PUCRS ISENTO
Alunos Externos vinculados a projetos de pesquisa na PUCRS ISENTO
Alunos Externos R$ 50,00

Modelo de Resumo: Acesse aqui

IMPORTANTE: Os resumos que não seguirem o padrão e as regras do modelo disponibilizado não serão publicados no e-book.

Os orientadores de trabalhos inscritos na modalidade Grupo de Pesquisa deverão encaminhar Carta de Anuência para o e-mail [email protected], conforme modelo abaixo:

Modelo – Carta de Anuência: clique aqui.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 

Tutorial de inscrição: clique aqui.

As apresentações deverão ser realizadas em formato PowerPoint ou similar. Ela será virtual e síncrona com compartilhamento de tela via plataforma Zoom perante uma comissão de 2 (dois) ou 3 (três) avaliadores. A apresentação oral deve durar entre 10 e 12 min e será seguida por até 15 min de questionamentos pelos avaliadores.

Sugerimos que o(a) estudante apresentador(a) esteja disponível durante todo o turno de apresentação dos trabalhos na sessão para a qual será designado(a) e instale o aplicativo selecionado em seu computador, tablet ou celular.

IMPORTANTE: .

Cronograma de Apresentações: ACESSE AQUI.

Modelo de Apresentações – Arquivo PPTX: Acesse aqui

 

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPESQ

Comissão Coordenadora
Prof. Dr. Carlos Eduardo Lobo e Silva – Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação
Profª. Dr. Fernanda Bueno Morrone – Diretora de Pesquisa da PROPESQ
Prof. Dr. Júlio César Bicca-Marques – Coordenadoria de Iniciação Científica
Profª. Dr. Maria Ivete B. Rockenbach – Coordenadoria de Iniciação Científica
Profª. Dr. Rosane Souza da Silva – Coordenadoria de Iniciação Científica
Profª. Dr. Bartira Ercilia Pinheiro da Costa – Escola de Medicina
Profª. Dr. Clarice Beatriz da Costa Söhngen – Escola de Direito
Prof. Dr. Claudio Luis Crescente Frankenberg – Escola Politécnica
Profª. Dr. Maria Eulália Pinto Tarrago – Escola Politécnica
Prof. Dr. Gustavo Inacio de Moraes – Escola de Negócios
Prof. Dr. Luis Carlos dos Passos Martins – Escola de Humanidades
Prof. Dr. Rafael Reimmann Baptista – Escola de Ciências da Saúde e da Vida

Equipe Organizadora
Deise Silveira Scheffel – Coordenadoria de Iniciação Científica
Isadora Azambuja Nobre Fernandes – Coordenadoria de Iniciação Científica
Cristiane Dornelles Cardoso – Coordenadoria de Iniciação Científica

Equipe de Apoio
PROAF

marista PUCRS - Original - web Logo CNPQ logo-fapergs-300x156

Perguntas Frequentes

Quem é obrigado a participar do evento?
R: A participação de todos os bolsistas de Iniciação Científica com cota institucional BPA/PUCRS ativos e bolsistas com cota institucional do CNPq e FAPERGS com vigência de agosto/2020 a julho/2021 no evento é OBRIGATÓRIA, pois ela faz parte da prestação de contas exigida pelas agências de fomento conforme descrito nos Termos de Concessão do CNPq e FAPERGS e no Termo de Outorga e Aceitação de Bolsa de Iniciação Científica BPA/PUCRS.

Quem poderá apresentar o trabalho?
R: O aluno/bolsista inscrito é o único APRESENTADOR.

Preciso fazer um pôster da minha apresentação?
R: Não. A apresentação é exclusivamente oral.

Como recebo meu certificado de participação?
R: O certificado será encaminhado, via e-mail, após 30 dias úteis do encerramento do evento. Somente receberão Certificado os alunos que comparecerem às sessões e apresentarem os trabalhos.

Como saberei do resultado da avaliação do meu trabalho?
R: O resultado das avaliações será encaminhado por e-mail em data a ser designada pela Comissão Organizadora.

Como os trabalhos são avaliados?
R: O processo de avaliação dos trabalhos obedece aos seguintes critérios: qualidade do resumo, domínio do conteúdo, contribuição para o desenvolvimento da pesquisa, clareza/objetividade na exposição oral do trabalho, utilização adequada do tempo de apresentação, adequação das respostas aos questionamentos da banca avaliadora.

Haverá premiação para o Trabalho Destaque?
R: Todos os trabalhos que obtiverem a nota máxima cinco (5) serão considerados Trabalhos Destaque e receberão um Certificado. Os melhores Trabalhos Destaque por Grandes Áreas serão selecionados seguindo os critérios descritos no Regulamento. Os vencedores serão anunciados no evento de Premiação.

O Orientador precisa estar presente na minha apresentação?
R: Sim. A presença do orientador é fundamental na apresentação do trabalho do bolsista.

Clique aqui e acesse o histórico de anais do Salão de Iniciação Científica.

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