Atenção: Inscrições Prorrogadas até 16/09
|
Salão de Iniciação Científica (SIC)
O Salão de Iniciação Científica (SIC) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, é promovido pela Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade e representa um espaço de socialização de atividades de pesquisa envolvendo estudantes da graduação e professores/pesquisadores de diferentes universidades e instituições de pesquisa regionais e/ou brasileiras.
A Iniciação Científica busca proporcionar ao aluno, orientado por um professor/pesquisador, a aprendizagem de métodos e técnicas de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.
Em sua 23ª edição, o Salão de Iniciação Científica ocorrerá no formato presencial.
Objetivos do SIC
Públicos de Interesse
Bolsistas de Iniciação Científica de Instituições de Ensino Superior do país e seus orientadores e da própria Universidade.
Inscrições | 25/8 a 16/9/2022 | Até às 18h | |
Abertura
Palestra: Aviação, plataformas de petróleo e hospitais: a pesquisa interdisciplinar em sistemas sociotécnicos complexos Palestrante: Prof. Éder Henriqson – Escola de Negócios |
3/10/2022 | 11h às 12h30min | |
Cronograma de Apresentações | DATA | TURNO | UNIDADE/ESCOLA |
3/10/2022 | Tarde
Noite |
Bancas da Escola de Direito | |
4/10/2022 | Manhã
Tarde Noite |
Bancas da Escola de Ciências da Saúde e da Vida | |
5/10/2022 | Manhã
Tarde Noite |
Bancas da Escola de Humanidades | |
6/10/2022 | Manhã
Tarde Noite |
Bancas da Escola de Medicina e da Escola Politécnica |
|
7/10/2022 | Manhã
Tarde |
Bancas da Escola de Negócios.
Escola de Comunicação Artes e Design e outras bancas (Apoio Técnico, Núcleo de Aprendizagem e PET Saúde). |
|
Premiação | 27/10/2022 | 16h às 18h |
O Regulamento contém as informações necessárias para o processo de inscrição. Recomendamos a leitura integral do mesmo antes de realizar a inscrição.
Clique aqui para acessar o Regulamento
Modelo de Resumo: clique aqui
IMPORTANTE: Os resumos que não seguirem o padrão e as regras do modelo disponibilizado não serão publicados no e-book.
As inscrições estarão abertas no período de 25 de agosto até dia 16 de setembro de 2022 e deverão ser realizadas no link abaixo.
No momento da inscrição, preste muita atenção ao preencher os dados do seu trabalho, pois somente essas informações serão consideradas na emissão do certificado de participação.
Categorias de Público e Valores:
Categoria de Público | Valores |
---|---|
Alunos PUCRS | ISENTO |
Alumni PUCRS | ISENTO |
Alunos Externos vinculados a projetos de pesquisa CNPq ou FAPERGS na PUCRS | ISENTO |
Alunos Externos | R$ 100,00 |
Para fazer sua inscrição, você deverá clicar no botão de inscrições abaixo e preencher os campos indicados no formulário. |
Tutorial de inscrição: clique aqui
As apresentações deverão serão realizadas através de exposição via PowerPoint ou similar, perante uma comissão de 2 (dois) ou 3 (três) avaliadores e deverá durar entre 10 e 12 min, sendo seguida por até 15 min de questionamentos da banca avaliativa.
Sugerimos que o(a) estudante apresentador(a) esteja disponível durante todo o turno de apresentação dos trabalhos na sessão para a qual será designado(a).
Modelo de Apresentações – Arquivo PPTX: clique aqui.
OBSERVAÇÕES:
– Não serão permitidas apresentações em duplas.
– Não serão realizadas alterações no cronograma de apresentações.
Cronograma das apresentações:
3/10 (2ª Feira) | 4/10 (3ª Feira) | 5/10 (4ª Feira) | 6/10 (5ª Feira) | 7/10 (6ª Feira) | |
Manhã
(8h30min – 12h) |
ABERTURA | Bancas da Escola de Ciências da Saúde e da Vida (Biociências) | Bancas da Escola de Humanidades | Bancas da Escola de Medicina
Bancas da Escola Politécnica |
Bancas da Escola de Negócios
Bancas da Escola de Comunicação, Artes e Design |
Tarde
(14h – 17h30min) |
Bancas da Escola de Direito | Bancas da Escola de Ciências da Saúde e da Vida (Demais Áreas) | Bancas da Escola de Humanidades | Bancas da Escola Politécnica | Demais bancas avaliativas (Núcleo de Aprendizagem , PET Saúde…) |
Noite
(19h – 22h30min) |
Bancas da Escola de Direito | Bancas da Escola de Ciências da Saúde e da Vida (Odontologia e Psicologia) | Bancas da Escola de Humanidades | Bancas da Escola de Medicina |
As bancas avaliativas serão estruturadas de acordo com as áreas e subáreas contempladas nas respectivas Escolas, conforme descrito abaixo:
Escola de Direito:
– Ciências Sociais Aplicadas (Direito)
Escola de Ciências da Saúde e da Vida:
– Ciências Biológicas
– Ciências da Saúde (exceto Medicina)
– Ciências Humanas (Psicologia)
Escola de Humanidades
– Ciências Humanas (exceto Psicologia)
– Linguística, Letras e Artes
– Ciências Sociais Aplicadas
Escola de Medicina
– Ciências da Saúde (Medicina)
Escola Politécnica
– Ciências Exatas e da Terra
– Engenharias
Escola de Negócios
– Ciências Sociais Aplicadas (Administração, Ciências Econômicas e Relações Internacionais)
Escola de Comunicação, Artes e Design
– Ciências Sociais Aplicadas (Comunicação Social)
Demais bancas avaliativas:
– Trabalhos vinculados ao Programa de Apoio Técnico/BPA PUCRS 2022
– Projetos vinculados à Chamada PEC-DES/BPA PUCRS 2022
– Projetos vinculados ao Núcleo de Aprendizagem
– Projetos vinculados ao Programa de Educação Tutorial (PET)
– Projetos de extensão
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPESQ
Comissão Coordenadora
Prof. Dr. Carlos Eduardo Lobo e Silva – Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação
Profª. Dr. Fernanda Bueno Morrone – Diretora de Pesquisa da PROPESQ
Prof. Dr. Júlio César Bicca-Marques – Coordenadoria de Iniciação Científica
Profª. Dr. Maria Ivete B. Rockenbach – Coordenadoria de Iniciação Científica
Profª. Dr. Laura Roberta Pinto Utz – Coordenadoria de Iniciação Científica
Profª. Dr. Clarice Beatriz da Costa Söhngen – Escola de Direito
Prof. Dr. Claudio Luis Crescente Frankenberg – Escola Politécnica
Prof. Dr. Gustavo Inacio de Moraes – Escola de Negócios
Prof. Dr. Lucas Porcello Schilling – Escola de Medina
Prof. Dr. Luis Carlos dos Passos Martins – Escola de Humanidades
Prof. Dr. Rafael Reimmann Baptista – Escola de Ciências da Saúde e da Vida
Equipe Organizadora
Deise Silveira Scheffel – Coordenadoria de Iniciação Científica
Isadora Azambuja Nobre Fernandes – Coordenadoria de Iniciação Científica
Cristiane Dornelles Cardoso – Coordenadoria de Iniciação Científica
Equipe de Apoio
PROAF
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Perguntas Frequentes
Quem é obrigado a participar do evento?
R: A participação de todos os bolsistas de Iniciação Científica com cota institucional BPA/PUCRS ativos e bolsistas com cota institucional do CNPq e FAPERGS com vigência de agosto/2021 a julho/2022 no evento é OBRIGATÓRIA, pois ela faz parte da prestação de contas exigida pelas agências de fomento conforme descrito nos Termos de Concessão do CNPq e FAPERGS e no Termo de Outorga e Aceitação de Bolsa de Iniciação Científica BPA/PUCRS.
Quem poderá apresentar o trabalho?
R: O aluno/bolsista inscrito é o único APRESENTADOR.
Qual será o formato da apresentação?
R: A apresentação será presencial, oral e via PowerPoint ou similar.
Como recebo meu certificado de participação?
R: O certificado será encaminhado, via e-mail, após 30 dias úteis do encerramento do evento. Somente receberão Certificado os alunos que comparecerem às sessões e apresentarem os trabalhos.
Como saberei do resultado da avaliação do meu trabalho?
R: O resultado das avaliações será encaminhado por e-mail em data a ser designada pela Comissão Organizadora.
Como os trabalhos são avaliados?
R: O processo de avaliação dos trabalhos obedece aos seguintes critérios: qualidade do resumo, domínio do conteúdo, contribuição para o desenvolvimento da pesquisa, clareza/objetividade na exposição oral do trabalho, utilização adequada do tempo de apresentação, adequação das respostas aos questionamentos da banca avaliadora.
Haverá premiação para o Trabalho Destaque?
R: Todos os trabalhos que obtiverem a nota máxima cinco (5) serão considerados Trabalhos Destaque e receberão um Certificado. Os melhores Trabalhos Destaque por Grandes Áreas serão selecionados seguindo os critérios descritos no Regulamento. Os vencedores serão anunciados no evento de Premiação.
O Orientador precisa estar presente na minha apresentação?
R: Sim. A presença do orientador é fundamental na apresentação do trabalho do bolsista.
Clique aqui e acesse o histórico de anais do Salão de Iniciação Científica.
Fale Conosco
Para sugestões ou novas informações entre em contato conosco através do formulário eletrônico abaixo: