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Salão de Iniciação Científica (SIC)

O Salão de Iniciação Científica (SIC) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, é promovido pela Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade e representa um espaço de socialização de atividades de pesquisa envolvendo estudantes da graduação e professores/pesquisadores de diferentes universidades e instituições de pesquisa regionais e/ou brasileiras.

A Iniciação Científica busca proporcionar ao aluno, orientado por um professor/pesquisador, a aprendizagem de métodos e técnicas de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa. 

Em sua 23ª edição, o Salão de Iniciação Científica ocorrerá no formato presencial.

Objetivos do SIC

  • Proporcionar o intercâmbio de conhecimentos e dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas de Iniciação Científica em projetos orientados por pesquisadores.
  • Promover a divulgação da pesquisa no âmbito da Graduação da Universidade e da comunidade científica e acadêmica em geral.
  • Incentivar a participação dos alunos de Graduação em Programas de Iniciação Científica. 

Públicos de Interesse 

Bolsistas de Iniciação Científica de Instituições de Ensino Superior do país e seus orientadores e da própria Universidade.

Inscrições  25/8 a 16/9/2022 Até às 18h
Abertura 

Palestra: Aviação, plataformas de petróleo e hospitais: a pesquisa interdisciplinar em sistemas sociotécnicos complexos 

Palestrante: Prof. Éder Henriqson – Escola de Negócios 

3/10/2022 11h às 12h30min
Cronograma de Apresentações DATA TURNO UNIDADE/ESCOLA
3/10/2022 Tarde

Noite

Bancas da Escola de Direito
4/10/2022 Manhã

Tarde

Noite

Bancas da Escola de Ciências da Saúde e da Vida
5/10/2022 Manhã

Tarde

Noite

Bancas da Escola de Humanidades
  6/10/2022 Manhã

Tarde

Noite

Bancas da Escola de Medicina
e da Escola Politécnica
  7/10/2022 Manhã

Tarde

Bancas da Escola de Negócios.

Escola de Comunicação Artes e Design e outras bancas (Apoio Técnico, Núcleo de Aprendizagem   e PET Saúde).

Premiação  27/10/2022 16h às 18h

 

O Regulamento contém as informações necessárias para o processo de inscrição. Recomendamos a leitura integral do mesmo antes de realizar a inscrição.

Clique aqui para acessar o Regulamento

Modelo de Resumo: clique aqui

IMPORTANTE: Os resumos que não seguirem o padrão e as regras do modelo disponibilizado não serão publicados no e-book.

As inscrições estarão abertas no período de 25 de agosto até dia 16 de setembro de 2022 e deverão ser realizadas no link abaixo.

No momento da inscrição, preste muita atenção ao preencher os dados do seu trabalho, pois somente essas informações serão consideradas na emissão do certificado de participação.

Categorias de Público e Valores:

Categoria de Público Valores
Alunos PUCRS ISENTO
Alumni PUCRS ISENTO
Alunos Externos vinculados a projetos de pesquisa CNPq ou FAPERGS na PUCRS ISENTO
Alunos Externos R$ 100,00

Para fazer sua inscrição, você deverá clicar no botão de inscrições abaixo e preencher os campos indicados no formulário.
Antes, porém, leia com muita atenção as instruções.
Todos os participantes deverão fazer sua inscrição pessoal.
Preencha corretamente seu e-mail no formulário de inscrição.

 

Tutorial de inscrição: clique aqui

As apresentações deverão serão realizadas através de exposição via PowerPoint ou similar, perante uma comissão de 2 (dois) ou 3 (três) avaliadores e deverá durar entre 10 e 12 min, sendo seguida por até 15 min de questionamentos da banca avaliativa.

Sugerimos que o(a) estudante apresentador(a) esteja disponível durante todo o turno de apresentação dos trabalhos na sessão para a qual será designado(a).

Modelo de Apresentações – Arquivo PPTX: clique aqui.

OBSERVAÇÕES:

– Não serão permitidas apresentações em duplas.
– Não serão realizadas alterações no cronograma de apresentações.

PROGRAMAÇÃO DE APRESENTAÇÕES SIC 2022 (1)

Cronograma das apresentações:

3/10 (2ª Feira) 4/10 (3ª Feira) 5/10 (4ª Feira) 6/10 (5ª Feira) 7/10 (6ª Feira)
Manhã

(8h30min – 12h)

ABERTURA Bancas da Escola de Ciências da Saúde e da Vida (Biociências) Bancas da Escola de Humanidades Bancas da Escola de Medicina

Bancas da Escola Politécnica

Bancas da Escola de Negócios

Bancas da Escola de Comunicação, Artes e Design

Tarde

(14h – 17h30min)

Bancas da Escola de Direito Bancas da Escola de Ciências da Saúde e da Vida (Demais Áreas) Bancas da Escola de Humanidades Bancas da Escola Politécnica Demais bancas avaliativas (Núcleo de Aprendizagem , PET Saúde…)
Noite

(19h – 22h30min)

Bancas da Escola de Direito Bancas da Escola de Ciências da Saúde e da Vida (Odontologia e Psicologia) Bancas da Escola de Humanidades Bancas da Escola de Medicina

 

As bancas avaliativas serão estruturadas de acordo com as áreas e subáreas contempladas nas respectivas Escolas, conforme descrito abaixo:

Escola de Direito:

– Ciências Sociais Aplicadas (Direito)

Escola de Ciências da Saúde e da Vida:

– Ciências Biológicas

– Ciências da Saúde (exceto Medicina)

– Ciências Humanas (Psicologia)

Escola de Humanidades

– Ciências Humanas (exceto Psicologia)

– Linguística, Letras e Artes

– Ciências Sociais Aplicadas

Escola de Medicina

– Ciências da Saúde (Medicina)

Escola Politécnica

– Ciências Exatas e da Terra

– Engenharias

Escola de Negócios

– Ciências Sociais Aplicadas (Administração, Ciências Econômicas e Relações Internacionais)

Escola de Comunicação, Artes e Design

– Ciências Sociais Aplicadas (Comunicação Social)

Demais bancas avaliativas:

– Trabalhos vinculados ao Programa de Apoio Técnico/BPA PUCRS 2022

– Projetos vinculados à Chamada PEC-DES/BPA PUCRS 2022

– Projetos vinculados ao Núcleo de Aprendizagem

– Projetos vinculados ao Programa de Educação Tutorial (PET)

– Projetos de extensão

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPESQ

Comissão Coordenadora

Prof. Dr. Carlos Eduardo Lobo e Silva – Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação
Profª. Dr. Fernanda Bueno Morrone – Diretora de Pesquisa da PROPESQ
Prof. Dr. Júlio César Bicca-Marques – Coordenadoria de Iniciação Científica
Profª. Dr. Maria Ivete B. Rockenbach – Coordenadoria de Iniciação Científica
Profª. Dr. Laura Roberta Pinto Utz – Coordenadoria de Iniciação Científica
Profª. Dr. Clarice Beatriz da Costa Söhngen – Escola de Direito
Prof. Dr. Claudio Luis Crescente Frankenberg – Escola Politécnica
Prof. Dr. Gustavo Inacio de Moraes – Escola de Negócios
Prof. Dr. Lucas Porcello Schilling – Escola de Medina
Prof. Dr. Luis Carlos dos Passos Martins – Escola de Humanidades
Prof. Dr. Rafael Reimmann Baptista – Escola de Ciências da Saúde e da Vida

Equipe Organizadora
Deise Silveira Scheffel – Coordenadoria de Iniciação Científica
Isadora Azambuja Nobre Fernandes – Coordenadoria de Iniciação Científica
Cristiane Dornelles Cardoso – Coordenadoria de Iniciação Científica

Equipe de Apoio
PROAF

marista PUCRS - Original - web Logo CNPQ logo-fapergs-300x156

Perguntas Frequentes

Quem é obrigado a participar do evento?

R: A participação de todos os bolsistas de Iniciação Científica com cota institucional BPA/PUCRS ativos e bolsistas com cota institucional do CNPq e FAPERGS com vigência de agosto/2021 a julho/2022 no evento é OBRIGATÓRIA, pois ela faz parte da prestação de contas exigida pelas agências de fomento conforme descrito nos Termos de Concessão do CNPq e FAPERGS e no Termo de Outorga e Aceitação de Bolsa de Iniciação Científica BPA/PUCRS.

Quem poderá apresentar o trabalho?
R: O aluno/bolsista inscrito é o único APRESENTADOR.

Qual será o formato da apresentação?

R: A apresentação será presencial, oral e via PowerPoint ou similar.

Como recebo meu certificado de participação?
R: O certificado será encaminhado, via e-mail, após 30 dias úteis do encerramento do evento. Somente receberão Certificado os alunos que comparecerem às sessões e apresentarem os trabalhos.

Como saberei do resultado da avaliação do meu trabalho?
R: O resultado das avaliações será encaminhado por e-mail em data a ser designada pela Comissão Organizadora.

Como os trabalhos são avaliados?
R: O processo de avaliação dos trabalhos obedece aos seguintes critérios: qualidade do resumo, domínio do conteúdo, contribuição para o desenvolvimento da pesquisa, clareza/objetividade na exposição oral do trabalho, utilização adequada do tempo de apresentação, adequação das respostas aos questionamentos da banca avaliadora.

Haverá premiação para o Trabalho Destaque?
R: Todos os trabalhos que obtiverem a nota máxima cinco (5) serão considerados Trabalhos Destaque e receberão um Certificado. Os melhores Trabalhos Destaque por Grandes Áreas serão selecionados seguindo os critérios descritos no Regulamento. Os vencedores serão anunciados no evento de Premiação.

O Orientador precisa estar presente na minha apresentação?
R: Sim. A presença do orientador é fundamental na apresentação do trabalho do bolsista.

Clique aqui e acesse o histórico de anais do Salão de Iniciação Científica.

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