Professor Thiago Viola conclui com êxito uma missão internacional na Aarhus University, na Dinamarca

13/11/2023 - 15h10

O Professor Thiago Wendt Viola, vinculado aos programas de pós-graduação em Medicina e Ciências da Saúde e Pediatria e Saúde da Crinaça na PUCRS, concluiu com êxito uma missão internacional na Aarhus University, na Dinamarca, de maio a julho de 2023. Em colaboração estreita com os Drs. Grassi-Oliveira e Wegener, o professor conduziu experimentos moleculares focalizados no sequenciamento de amostras de DNA para investigar os efeitos epigenéticos da exposição à cocaína. Durante esse período, amostras de animais e indivíduos humanos expostos à cocaína tiveram seu DNA extraído e foram submetidas a técnicas avançadas de sequenciação, enfatizando a obtenção de sequências de leitura longa. Essa abordagem permitiu uma análise mais abrangente dos padrões de metilação do DNA. Os resultados obtidos serão utilizados em futuras publicações científicas e servirão como dados preliminares para editais de fomento à pesquisa. Destaca-se ainda que, durante a estadia na Dinamarca, dois projetos foram submetidos a chamadas de pesquisa, um do CNPq e outro para uma fundação dinamarquesa, a Innovation Fund.