Liga de Pediatria faz doações para entidades que atendem crianças

Doutorandos arrecadaram alimentos, materiais de higiene pessoal e roupas, entre outros

01/07/2020 - 16h10

Neste tempo de pandemia e de incertezas, o que se torna cada vez mais certo é a solidariedade. Ajudar instituições e entidades, neste momento de distanciamento social, uma vez que muitas doações diminuíram, faz muita diferença. A Liga de Pediatria da Escola de Medicina da PUCRS, tem praticado o bem levando um pouco de esperança para quem mais necessita. Recentemente, com a indicação do professor Alexander Sapiro, eles doaram alimentos, produtos de higiene pessoal, roupas, tampinhas de plásticos e lacres de alumínio para a Kinder.

Doações para a Kinder (foto: divulgação)

Segundo as diretoras do setor solidário da Liga, as alunas de graduação, Aline Petracco Petzold e Carina Marangoni, “queríamos doar para instituições focadas nas crianças, já que a nossa Liga é de pediatria, e o Kinder foi uma opção perfeita para isso. Além do Kinder, ainda estamos trabalhando em parceria com a Associação de Amigos do HMIPV (Hospital Materno Infantil Presidente Vargas) e com a ACADEF (Associação Canoense de Deficientes Físicos)”, contam. Somente para o Kinder e HMIPV, foram doados cerca de 400kg de alimentos.

De acordo com Melissa Maestri, da gestão de desenvolvimento social do Kinder, as doações da Liga vieram no momento certo. “Temos um programa que se chama Alimentando Vidas que tem por objetivo entregar cerca de 50 cestas básicas por mês para as famílias mais vulneráveis. As doações estão ajudando a manter esse programa. A Kinder se mantém através das doações recebidas. Para mantermos o trabalho realizado pela instituição as doações são importantíssimas”, relata.

Para as ligantes, é importante fazer doações em qualquer momento, independente de pandemia. “Contudo, nesse contexto de isolamento social, diversas pessoas perderam suas fontes de renda, tornando muito mais difícil o sustento das famílias. Além disso, muitas famílias também perderam instituições de apoio, como é o caso do Kinder, que estava sempre proporcionando diversas atividades para crianças e, nesse momento, não pode oferecer esse tipo de auxílio. Então, é de extrema importância que possamos manter o mínimo de ajuda possível a essas famílias que já eram antes amparadas por instituições como o Kinder”, afirmam.

E as doações continuam…

E elas não param por aí. As arrecadações que seriam apenas para o mês de maio, continuaram em junho e se estenderão ainda no mês de julho. “Quando acabarmos essa campanha, com certeza iremos atrás de outras instituições para beneficiar, além de tentar fazer outras ações com as instituições já parceiras. Uma ideia que surgiu foi realizar um trabalho de voluntariado com as crianças no Kinder”, planejam.

(Foto: divulgação)

Qualquer doação, por menor que seja, tem o poder de fazer a diferença na vida das pessoas sendo que, muitas vezes, não é possível mensurar esses efeitos. Uma das doações feitas pela Liga, gerou um impacto muito bom dentro do HMIPV. “Conseguimos um esterilizador de mamadeira, que a mãe que doou não usava em casa, e quando entregamos para o HMIPV eles nos contaram que só tinham mais um daqueles em todo o hospital e que aquilo faria uma diferença enorme para as pacientes de lá. Acreditamos, então, que doações não só te tornam mais empático, mas também mais próximo do outro e te levam a valorizar mais as pequenas coisas da vida, além de contribuir para uma sociedade mais igualitária e solidária”, lembram.

Como doar:

Quem quiser acompanhar as campanhas feitas pela Liga de Pediatria, pode acompanhá-las no Instagram (@lipedpucrs). Para fazer doações ao Kinder, basta entrar em contato através do site ou por telefone (51) 3354-4700. Para doar à Associação Amigos do Hospital Presidente Vargas, pode ser através do site ou telefone (51) 3289-3371. Já a ACADEF, recebe doações na sua sede. Para mais informações, através do site ou pelo telefone (51) 3466-9621.

Doações (Foto: divulgação)