Escola de Medicina recebe alunos internacionais para programa de internato

Estudantes têm a oportunidade de atuar no Hospital São Lucas da PUCRS

19/07/2018 - 12h08
Escola de Medicina, internato, Fundación Universitaria Autónoma de las Américas, Assessoria de Cooperação Internacional da PUCRS, medicina, Estágio Curricular, Santigado Giraldo Artunduaga, Hospital São Lucas, HSL, Marcelo Garcia Toneto, aluno internacional, intercâmbio, américa latina

Santiago e a coordenadora da Assessoria de Cooperação Internacional, Sandra Mino, intermediadora do convênio / Foto: Mariana Haupenthal

O recente convênio com a Fundación Universitaria Autónoma de las Américas, assinado em fevereiro de 2018, por meio da Assessoria de Cooperação Internacional da PUCRS, permite que estudantes de medicina da universidade colombiana participem do Internato, também chamado de Estágio Curricular, na Escola de Medicina. O primeiro resultado efetivo dessa parceria é a chagada do estudante Santiago Giraldo Artunduaga, que está se qualificando na área de Dermatologia do Hospital São Lucas. O internato representa o último ciclo do curso de graduação em Medicina, livre de disciplinas acadêmicas, durante o qual o estudante deve receber treinamento sistemático, com supervisão contínua dos professores.

Para o acadêmico colombiano, a mobilidade internacional tem sido uma experiência de crescimento. “Escolhi fazer meu internato aqui na PUCRS não só por conhecer um novo país e cultura, mas também pela possibilidade de conquistar conhecimento teóricos e práticos na área”, afirma Artunduaga. Se no início o futuro médico estava apreensivo em vir para um país com idioma diferente, agora se mostra satisfeito pelos aprendizados, tanto no campo da medicina como do idioma e ambiente sociocultural.

Experiência internacional

Para o professor Marcelo Garcia Toneto, coordenador do programa para alunos internacionais, o internato tem como objetivo proporcionar aos universitários a oportunidade de adquirir e desenvolver técnicas e habilidades indispensáveis ao exercício de atos médicos. “A presença de estudantes internacionais permite a interação entre culturas diferentes, o que sempre é interessante para o crescimento de todas as pessoas envolvidas no processo. Também permite aos alunos estrangeiros a possibilidade de criarem vínculos com a PUCRS, seja nos programas de Residência Médica oferecidos pelo HSL ou nos programas de Pós-Graduação”, avalia Toneto. Para o segundo semestre de 2018, mais estudantes internacionais deverão realizar internato na PUCRS.