Médicas residentes em Pediatria chegam à Porto Alegre para intercâmbio entre Brasil e Moçambique

Elas irão realizar imersão no Centro de Extensão Universitária Vila Fátima e Hospital Materno Presidente Vargas

04/08/2023 - 14h52

Foto: Helena Oliveira

Três médicas residentes de Moçambique chegaram a Porto Alegre para conhecer o sistema brasileiro de saúde. Elas irão realizar essa imersão no Centro de Extensão Universitária Vila Fátima (CEUVF), e no Hospital Materno Presidente Vargas, desde a última terça-feira (01/08).

Yara Quelhas Tarmamade, Judite Salência Ferrão e Belarmina Mate são médicas residentes em Pediatria em Maputo, no Moçambique, e permanecerão em Porto Alegre por um período de dois meses, participando de um enriquecedor intercâmbio entre os dois países.

Para Yara, estar aqui é uma oportunidade única de aprendizado e de estabelecer uma interação valiosa com os brasileiros. “Esperamos que aprendamos muito com essa vinda aqui. Ter uma boa interação com os brasileiros e conseguimos saber como se trabalha aqui como que é a dinâmica no Brasil que é muito diferente de Moçambique”, comenta.

Durante a estadia, elas terão a oportunidade de trocar conhecimentos com profissionais da área da saúde brasileira, compartilhando experiências e aprimorando suas habilidades. Esse tipo de iniciativa é fundamental para o fortalecimento dos laços entre os países e para o enriquecimento do conhecimento mútuo.

Ao final desses dois meses de intercâmbio, as médicas retornarão a Moçambique levando consigo não apenas novos conhecimentos técnicos, mas também uma experiência enriquecedora de vivência e convivência em um ambiente diferente do seu país de origem.