PPGCOM da PUCRS promove 15ª edição de Seminário Internacional

22/09/2022 - 20h00

Evento debaterá diversidade, raça e gênero na comunicação. Inscrições de trabalhos foram prorrogadas até 10 de outubro

Acontece nos dias 17 e 18 de novembro, na PUCRS, o XV Seminário Internacional da Comunicação (SEICOM), com o tema Diversidade, Raça e Gênero na Comunicação. O evento, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, promove o encontro de pesquisadores, docentes, estudantes e interessados em dialogar sobre o tema central, assim como apresentar pesquisas diversas sobre a comunicação.

O Seminário acontece no ambiente virtual e tem, entre as principais atrações, duas mesas de diálogo com pesquisadores de destaque. Na mesa de abertura, será debatido o tema: Comunicação, diversidade e representatividade, com a presença da socióloga moçambicana e doutorada em Estudos Étnicos e Culturais pela Universidade de Warwick, Sheila Khan e do pesquisador da universidade Federal do Rio de Janeiro e autor de diversos livros,  Muniz Sodré,.

Já a mesa de encerramento debaterá Linguagem, gênero e narrativa, com a presença da professora universitária e vice-líder do Grupo de Pesquisas Conversas Latinas em Comunicação, Ariane Pereira e de Ricardo Gonçalves de Sales, consultor internacional no tema da Diversidade.

Além das mesas de debate, o Seminário conta com 11 Grupos de Trabalho para apresentação de resultados de pesquisas acadêmicas. Para participar nas sessões dos GTs, é preciso se inscrever o dia 10 de outubro de 2022.

O Seicom está sendo retomado em clima de entusiasmo depois de ter sido suspenso em decorrência da pandemia da Covid-19. A edição 2022 também marca a conquista da nota 6 pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRS, na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – em uma escala que vai até 7 .

O evento será realizado totalmente online através da plataforma Zoom. As informações completas sobre a submissão de trabalhos e demais participações podem ser encontradas no site do evento.