Dissertação traz reflexões sobre comunicação preventiva nas organizações educacionais

Juliana Vencato de Oliveira teve sua pesquisa aprovada com louvor, nesta quinta

22/02/2024 - 19h21

A pesquisadora Juliana Vencato de Oliveira, da Escola de Comunicação, Artes e Design/Famecos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), apresentou sua dissertação de mestrado nesta quinta-feira (22). O estudo, intitulado “Comunicação Preventiva à Luz da Cultura do Cuidado: Um Olhar Para as Organizações Educacionais”, foi orientado pela professora Dra. Cleusa Maria Andrade Scroferneker. A defesa ocorreu na sala 318 da Famecos e foi aprovada, com louvor, conferindo a Juliana o título de mestre.

Na perspectiva teórica, a pesquisadora aprofundou seus conhecimentos na área de risco e crise. Na abordagem empírica, analisou o ataque ocorrido em uma creche de Blumenau, em Santa Catarina, em abril de 2023. O ataque resultou na perda de quatro vidas infantis e deixou outras cinco crianças feridas.

Em suma, a pesquisa busca realizar uma análise aprofundada do cenário de crise enfrentado por instituições educacionais, avaliando sua capacidade de gestão diante de situações críticas. Também visa examinar a preparação dessas instituições para lidar com crises, bem como identificar e analisar materiais de gerenciamento relacionados a essa temática, como cartilhas existentes.

“Precisamos construir uma comunicação preventiva à luz da cultura do cuidado. A prática do cuidado precisa ser um compromisso de todas as pessoas. Precisamos, através dessas reflexões a respeito da comunicação, preparar as pessoas para se cuidarem, mas também cuidarem dos outros, proporcionando espaços mais acolhedores e seguros”, afirma Juliana.

A banca avaliadora foi composta pela professora Dra. Rosângela Florczak, especialista em gestão de riscos, prevenção de crises e cultura do cuidado, e pela professora Dra. Ana Karin Nunes, também pesquisadora dedicada à área de riscos e crises, da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação/Fabico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Juliana obteve aprovação na seleção de doutorado da Famecos e está prestes a ingressar no curso no próximo mês, mantendo seu compromisso contínuo de pesquisa na área de riscos e crises.

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas