Ir Para o Conteúdo Principal Página Principal Página de Acessibilidade Página de Contato Página da PUCRS
  • A- | A | A+
  • Versão Monocromática:

    Ativar | Desativar
Ativar | Desativar

Faça o download do livro “Diversidade, Raça e Gênero na Comunicação” (Editora Sulina, 2023), resultado das discussões do evento.

Ele está disponível nas versões:

PDF

PUB

 

O tema da diversidade e da representatividade tornou-se, enfim, incontornável nas pesquisas e nos debates acadêmicos. O Seminário Internacional da Comunicação, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, na sua décima-quinta edição, não poderia deixar de refletir sobre estas questões e realidades num país de exclusão e preconceitos estruturais.

Neste cenário áspero, a mídia ainda é fator de combate ao preconceito ou, de modo geral, já atua como ferramenta de inclusão social e de emancipação? A comunicação, como narrativa, expressa qual imaginário em relação a diversidade, representatividade, raça e gênero? O debate sobre linguagem inclusiva traduz um avanço em termos de mentalidade ou, ao contrário, revela a força dos preconceitos estruturais? Quais são as fronteiras atuais destes temas na comunicação e como é possível superar estas adversidades?

Para abordar questões importantes com a devida propriedade, o Seminário pretende realizar uma discussão online sobre estes temas a partir da participação de vozes importantes nos cenários acadêmicos e profissionais nacionais e internacionais. Ao reforçar a importância desta discussão, a academia também reforça seu papel indutor de mudança em questões que demandam atenção e transformação.

Evento Online, via Zoom, nos dias 17 e 18 de novembro de 2022.

Clique aqui e acesse a lista completa todos os trabalhos aprovados para apresentação no XV Seminário Internacional da Comunicação.

 

Acesse aqui a programação inicial dos Grupos de Trabalhos.

Modalidade Valor
Alunos PUCRS Graduação R$ 40,00
Alunos PUCRS Graduação sem trabalhos R$ 40,00
Alumni PUCRS R$ 40,00
Alumni PUCRS sem trabalhos R$ 40,00
Alunos PUCRS (Lato Sensu e Stricto Sensu) R$ 40,00
Alunos PUCRS (Lato Sensu e Stricto Sensu) sem trabalhos R$ 40,00
Professores PUCRS R$ 40,00
Professores PUCRS sem trabalhos R$ 40,00
Alunos Externos R$ 60,00
Alunos Externos sem trabalhos R$ 60,00
Público Geral R$ 80,00
Público Geral sem trabalhos R$ 80,00

Clique aqui para realizar a sua inscrição no XV Seminário Internacional da Comunicação.

Importante: Para receber o certificado de trabalho, é fundamental que no momento da inscrição  sejam preenchidos os campos (título, autor e coautores). Caso não preencha, não será possível emitir o certificado de trabalho pós-evento.

Publicação do Edital de Trabalho 01/09
Prazo Final para Submissões de Resumos expandidos – PRORROGADO 10/10
Divulgação dos Trabalhos aprovados (site do evento) 24/10
Liberação do link de inscrição para alunos sem trabalhos 04/10
Prazo de Inscrição prioritária de participantes com trabalhos aprovados 25 10 a 07/11

 

Prof. Dr. André Pase
Profª. Dra. Cleusa Maria Andrade Scroferneker
Prof. Dr. Juremir Machado da Silva

17 de novembro

Horário Atividade
9h às 12h Mesa de Abertura: Comunicação, diversidade e representatividade
Convidados: Dr. Muniz Sodré e Dra. Sheila Khan
14h às 17h Sessões dos Grupos de Trabalho

 

18 de novembro

Horário Atividade
9h às 12h Sessões dos Grupos de Trabalho
14h às 17h
19h30 às 21h Mesa de Encerramento: Linguagem, gênero e narrativa
Convidados: Dra. Ariane Pereira e Me. Ricardo Gonçalves de Sales

 

Carga horária: 15 horas.

Certificado: será fornecido certificado a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de frequência.

Ariane Pereira: graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Londrina (1999), mestra em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2005) e doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro, Paraná, no Departamento de Comunicação Social (Decs) e no Programa de Pós-Graduação em História. Atua também como docente convidada nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais (Doutorado) e em Problemáticas Contemporâneas da Comunicação (Mestrado) da Universidade Nacional de Jujuy (UNJu), em Jujuy, Argentina. É vice-líder do Grupo de Pesquisas Conversas Latinas em Comunicação (CLC).

Muniz Sodré: graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1964), mestre em Sociologia da Informação e Comunicação – Université de Paris IV (Paris-Sorbonne) (1967) e doutor em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), é Livre-Docente em Comunicação pela UFRJ. Atualmente é Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Presidente da Fundação Biblioteca Nacional de 2005 a 2011, órgão vinculado ao Ministério da Cultura. Possui cerca de 40 livros publicados nas áreas de Comunicação e Cultura. Ocupa a cadeira 33 na Academia de Letras da Bahia. Durante o evento irá lançar o livro “O Fascismo da Cor”.

Ricardo Gonçalves de Sales: mestre pelo programa de pós-graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), graduado em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela mesma instituição (2008) e especialização em Comunicação Institucional (2011).

Sheila Khan: investigadora, no âmbito do seu pós-doutoramento, nas Universidades de Manchester, Department of Spanish and Portuguese Studies, e de Coimbra, Centro de Estudos Sociais (CES). É investigadora convidada no Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS), da Universidade do Minho e, mais recentemente, investigadora convidada no Departamento de Antropologia Social, da Norwegian University of Science and Technology (NTNU). Doutora em Estudos Étnicos e Culturais pela Universidade de Warwick, mestre em Psicologia Social pelo Instituto de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE); e licenciada em Sociologia das Organizações pela Universidade do Minho.

Serão oferecidos 12 Grupos de Pesquisa, com a inclusão de um Grupo relacionado ao tema do evento. Os grupos contarão com o apoio e participação dos estudantes do Programa.

GT1 – Comunicação Política: Prof. Dr. Jacques Wainberg
Enfoca as pesquisas direcionadas aos fatos, às linguagens e às instituições da comunicação política nas democracias contemporâneas e nos regimes de exceção, sob as seguintes perspectivas: comunicação política; comunicação política e processos eleitorais; as relações entre a mídia e a política, tanto nas democracias quanto nos regimes de exceção; enfoques teóricos da política e da democracia; a influência dos meios de comunicação no comportamento político; política e novas mídias.

GT2 – Comunicação Organizacional e Relações Públicas: Profa. Dra. Cleusa Scroferneker
Comunicação organizacional e Relações Públicas sob diferentes abordagens paradigmáticas. O ensino e a pesquisa em Relações Públicas e Comunicação Organizacional. Trajetórias e perspectivas teóricas.

GT3 – Estudos em Jornalismo: Profa. Dra. Beatriz Dornelles
Enfoca o estudo do jornalismo como prática profissional e/ou campo teórico. Reflexão sobre diferentes métodos de pesquisa. História, conceitos e diferentes modelos de jornalismo. Organização, produção, circulação e recepção. Impactos das tecnologias e novas tendências.

GT4 – Estudos em Televisão: Profa. Dra. Cristiane Finger
Compreende trabalhos e pesquisas sobre as perspectivas teóricas e metodológicas; digitalização e convergência; sistemas, plataformas e dispositivos móveis; desdobramentos políticos, econômicos e culturais do meio; produção e consumo de produtos audiovisuais; estéticas e narrativas dos produtos audiovisuais; jornalismo e ficção audiovisual.

GT5 – Manifestações Visuais Contemporâneas: Prof. Dr. Roberto Tietzmann
Discutir características das imagens contemporâneas que contribuem para a constituição da visualidade pós-moderna. Busca estabelecer contrastes entre as produções modernas e aquelas produzidas no final do século XX e início do século XXI, nas mais diversas mídias, relativas ao imaginário e à nova estética que se configura.

GT6 – Publicidade e Propaganda: Profa. Dra. Cristiane Mafacioli Carvalho
Teoria da publicidade e da propaganda. Linguagem publicitária. Publicidade e propaganda no composto de marketing. Novas tecnologias na publicidade. Publicidade e sua projeção no desenvolvimento econômico e social. Publicidade e propaganda como atividade técnica e profissional. Ética na publicidade. O ensino da publicidade e propaganda. Publicidade como área de atuação. Publicidade como campo de estudo das Ciências da Comunicação e das Ciências Humanas e Sociais.

GT7 – Sociologia da Imagem e Imaginários: Prof. Dr. Juremir Machado da Silva
Imagens em seus diferentes suportes. Das manifestações em pedra à profusão na rede, produção, circulação e recepção das imagens e os aspectos filosóficos, sociais e culturais constitutivos de imaginários plurais e do imaginário contemporâneo.

GT 8 – Diversidade, raça e gênero na comunicação: doutoranda Suelen Gotardo e mestrando Edson Luís Dutra
Dialogar e aproximar as reflexões sobre diversidade, raça e gênero, a partir de uma perspectiva comunicacional. Pensar a inclusão e a (in)visibilização de minorias no campo da Comunicação. Refletir e relacionar as dimensões práticas, históricas, políticas, éticas e epistemológicas de questões de representatividade e diversidade (de raça, etnia, gênero e população LGBTQIA+) bem como a sua relação nos processos comunicacionais. O papel do identitarismo, da interseccionalidade e do debate decolonialista no processo de resistência e sobrevivência destes grupos em contextos hegemônicos, bem como a função social das pesquisas em comunicação.

GT 9 – Comunicação e as Cidades: Prof. Dr. Deivison Campos
Seja através de telas conectadas, outdoors ou mensagens em muros, a cidade tornou-se um grande meio composto por vários outros, em uma espécie de palimpsesto contemporâneo. Este GT, vinculado com pesquisa do Programa financiada pelo CNPq, discute este fenômeno, compreendendo como o cidadão comunica, seja através dos seus registros voluntários ou mesmo através dos rastros digitais que formam um novo tecido urbano.

GT 10 – GT Comunicação na América Latina: Prof. Dr. Antonio Hohlfeldt
Dentre as diretrizes a nortearem o funcionamento do PG em Comunicação Social da FAMECOS/PUCRS, está a aproximação com os estudos comunicacionais produzidos no âmbito da América Latina. Tais estudos podem incluir perspectivas teóricas, como aqueles produzidas a partir do CIESPAL, históricos, como o desenvolvimento do jornalismo ou de outros mídias em determinado país, ou estudos monográficos sobre personalidades dos processos comunicacionais do continente ou sobre determinada publicação, empresa comunicacional – aí incluídas empresas de publicidade, estações de televisão, rádio-emissoras, etc. Embora a proximidade geográfica do Brasil com os demais países latino-americanos e a existência de instituições multilaterais, como a ALAIC, temos um reconhecimento bastante diminuto entre nós. Daí a oportunidade deste GT que aceitará trabalhos variados, desde que vinculados ao continente.

GT11 – Iniciação Científica: Profa. Dra. Camila Kieling e Doutoranda Soraya Bertoncello
Promover o reconhecimento das diferentes pesquisas em andamento na área da Comunicação Social, bem como a partilha de trajetórias teórico-metodológicas que permeiam a relação dinâmica entre o sujeito pesquisador e sua pesquisa, a partir da apresentação de projetos de Iniciação Científica em Comunicação.

GT 12 – Comunicação Digital
O enfoque do grupo é discutir trabalhos que envolvam os diferentes aspectos da Comunicação Digital. Neste escopo, estão englobados os estudos das plataformas, visualizações e apropriações sociais mediadas por informações digitais.

Caso você tenha alguma dúvida, entre em contato com a equipe do Seminário pelo e-mail [email protected]

Mídias Sociais

icone do facebook icone do twitter icone do instagram

Compartilhar