André Lemos, da UFBA, ministra aulas no PPGCOM, da PUCRS

22/09/2022 - 20h56

O professor e pesquisador fala como o acesso a dados pessoais na internet se tornou acessível nas plataformas

A internet tem o potencial de difundir informações em segundos. Basta um clique e o mundo todo pode saber o que uma pessoa fez – independente da distância que ela está. Porém, toda essa possibilidade requer de cautela. É o que ensina André Lemos, mestre em Política de Ciência e Tecnologia (UFRJ), doutor em Sociologia pela Université Paris V (René Descartes – 1995) e pós-doutor pela University of Alberta e Mcgill University no Canadá (2007-2008).

Segundo Lemos, o perigo surgiu quando a tecnologia e plataformas digitais começaram a ter acesso a informações pessoais do usuário, ou seja, elas passaram a usar esses dados para criar um algoritmo de identificação de tendências e interesses do consumidor.

Na aula realizada na PUCRS, o professor ensina sobre erros e falhas da própria cultura digital. Mesmo que o sistema de coleta de dados seja muito prático, ele acaba gerando essa busca de informação pessoal sem o devido cuidado.

Professor André Lemos em sala de aula olhando para o computador, com um aluno prestando atenção enquanto ele ministra aula

Professor André Lemos no Living360. Foto: Marinah Nogueira/Famecos/PUCRS

As aulas abordam como os meios jurídicos e técnicos surgiram para criar a proteção do usuário, como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

As aulas começaram nesta segunda-feira (19) e vai até sexta-feira (23), sendo ministrado presencialmente na PUCRS e na Unisinos, em Porto Alegre.