Apresentação

O PPGCOM foi aprovado no mês de novembro de 1993 e iniciou suas atividades nos níveis de mestrado em 1994 e de doutorado em 1999. Centenas de pesquisadores já passaram pelo Prédio 7 da PUCRS e produziram pesquisas importantes para o campo de estudos. Os resultados das pesquisas têm alta incidência sobre as práticas profissionais, como professores ou profissionais inovadores e diferenciados.

Os pesquisadores integram redes de pesquisa nacionais e internacionais, o que favorece atividades com parceiros institucionais. O PPGCOM conta com diferentes estruturas de pesquisa. São três laboratórios, um núcleo e 14 grupos de pesquisa, além da infraestrutura do Tecnopuc Tecna (Centro Tecnológico Audiovisual, da PUCRS).

Outro destaque são os Grupos de Estudos do Corpo Discente. Organizados desde 2008, constituem um espaço de diálogo acadêmico, contribuindo para a qualificação dos/as pesquisadores/as do Programa.

Em 2022, o PPGCOM conquistou excelência na Avaliação da Capes, atingindo o conceito 6.

Diferenciais do PPGCOM

Entre os diferenciais do PPGCOM / PUCRS, está a Revista Famecos – Mídia, cultura e tecnologia que é referência na área (Qualis A2), com recebimento de artigos em fluxo contínuo e acervo destacado no campo da comunicação. Desde 2000, a Editora Universitária da PUCRS publica títulos na Coleção Comunicação (impresso) e a Coleção do Núcleo de Pesquisas em Ciências da Comunicação (NUPECC), (EdiPUCRS), com obras de pesquisadores, professores e alunos, de programas de outras instituições.

A cada dois anos, desde 1996, o PPGCOM promove o Seminário Internacional da Comunicação (Seicom), conhecido pela participação de pesquisadores internacionais e nacionais.

Já sediou eventos importantes como o Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine), International Association for Media and Communication Research (IAMCR), Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (ABRAPCORP) e Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (Forcine).

As parcerias com diversas instituições de ensino estrangeiras consolidaram as estratégias de internacionalização. Além da presença constante de professores de universidades de diferentes lugares do mundo, os estudantes podem participar de programas de cotutela e realizar estudos no exterior através de bolsas-sanduíches.

Em 2007, por meio do Programa da Escola de Altos Estudos da Capes, o Programa contou com a participação do professor visitante Lucien Sfez durante um semestre, simbolizando uma marca em termos de intercâmbio – praticado semestralmente até hoje.

O Programa recebe professores estrangeiros como Philippe Joron e Vincenzo Susca, da Universidade Paul-Valéry, Montpellier III, França; Nelson Ribeiro da Universidade Católica Portuguesa, Jorge Pedro Sousa, da Universidade Fernando Pessoa, entre outros.

Foto: Giordano Toldo

Também merece registro a honraria de doutor honoris causa destinada a Edgar Morin, Michel Maffesoli e Gilles Lipovetsky. Em relação aos intercâmbios nacionais, merece destaque o Programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter) realizado junto à Universidade Federal do Maranhão (UFMA) entre 2012 e 2017 e o Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa Nacional (Procad)  promovido em conjunto com a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade de Sorocaba (Uniso) entre 2012 e 2015.

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRS tem como objetivo formar pesquisadores de alto nível no campo da comunicação de forma a contribuir para uma compreensão reflexiva da área no contexto social, assim como incidir sobre o espaço das práticas para ampliar a qualidade da comunicação em todas as dimensões da vida e da sociedade.

Para isso, a atuação dos pesquisadores é direcionada pelos objetivos específicos:

1) contribuir para o desenvolvimento da pesquisa e da produção de conhecimento científico no campo da Comunicação;

2) formar profissionais qualificados para atuação na docência;

3) construir um ambiente reflexivo para o aprimoramento de pesquisadores, profissionais da área e docentes por meio da promoção de eventos científicos e oportunidade de intercâmbios em âmbito nacional e internacional;

4) estabelecer e consolidar a interlocução acadêmica qualificada com instituições no Brasil e no exterior por meio de intercâmbio de alunos e professores;

5) incentivar, dentro dos parâmetros da Capes e do Ministério da Educação, o desenvolvimento e a internacionalização da ciência e da produção de conhecimento na área da Comunicação.

Orientado por uma perspectiva de reflexão e pesquisa sobre as práticas e cultura da comunicação tendo em vista os imaginários, as tecnologias, o audiovisual, os poderes e as organizações, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRS busca preparar pesquisadores para a transdisciplinaridade no campo comunicacional por meio do estímulo à reflexão e à pesquisa, permitindo um avanço conceitual dos estudos da área.

Com isso, o Programa capacita professores e forma pesquisadores vinculados em várias instituições do país. Os egressos, em sua maioria, atuam em instituições de ensino superior e em organizações da área da Comunicação.

Conceito Capes: 6
Mestrado: 18 créditos