Informações para alunos

NÚMERO DE CRÉDITOS

O número de créditos exigido para a conclusão é o seguinte:

  • Curso de Mestrado: é composto de 24 créditos em disciplinas e seminários (1 crédito), além de orientação de Dissertação. Dos referidos 24 créditos, no mínimo 13 créditos deverão ser cursados em disciplinas do PPGCOM, e o restante poderá ser cursado em disciplinas do próprio PPGCOM assim como de outros Programas da PUCRS.
  • Curso de Doutorado é composto de 36 créditos obtidos em disciplinas e seminários (2 créditos), além de orientação da Tese. Dos referidos 36 créditos, no mínimo 19 créditos deverão ser cursados em disciplinas e seminários do PPGCOM, e o restante poderá ser cursado em disciplinas do próprio PPGCOM assim como de outros Programas da PUCRS. O aluno que tiver 22 créditos reaproveitados de seu Mestrado deverá cursar um total de 14 (quatorze) créditos em disciplinas e seminários, na condição de Doutorando. Caso haja reaproveitamento de um curso externo, o aluno deverá cursar o restante dos créditos no PPGCOM/PUCRS. Caso não tenha obtido o aproveitamento de 22 créditos do Mestrado realizado em curso externo, poderá fazer até 06 créditos em outros PPGs, desde que colaborem para o seu projeto, mais o restante dos créditos em disciplinas do PPGCOM. Caso haja reaproveitamento do Curso de Mestrado do PPGCOM, o aluno deverá cursar 06 créditos no próprio Programa e o restante dos 08 créditos poderá fazer em outros PPGs, desde que colaborem para o seu projeto.
  • No caso de haver interesse em disciplinas de outros Programas da PUCRS (ou mesmo de outros Programas externos à PUCRS), o aluno somente aproveitará estes créditos se contar com a indicação de seu orientador e a autorização da Comissão Coordenadora do PPGCOM.
  • Todas as disciplinas do PPGCOM têm 03 créditos, com exceção dos seminários, sendo oferecidas tanto para alunos do Curso de Mestrado quanto para os de Doutorado.
  • Os alunos do PPGCOM deverão cursar as disciplinas obrigatórias, são elas: Teorias da Comunicação e Metodologia da Pesquisa em Comunicação (Mestrado) e Seminário de Pesquisa em Estudos de Mídia: pragmática x metodologia (Doutorado) e a do seu orientador.

APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS

É possível o aproveitamento de créditos para Mestrandos e Doutorandos, obtidos em disciplinas de cursos afins ao programa de estudo do Aluno Regular, cursadas em outros PPGs/PUCRS ou em PPGs de outras instituições de ensino superior, reconhecidas pelo MEC, ministradas por professor doutor. Para tanto, o aluno deverá encaminhar, no primeiro semestre letivo, pedido por escrito, juntamente com as ementas e programas das disciplinas e respectivas cargas horárias, ano/semestre, ministrante e titulação do professor responsável, com carimbo da instituição de origem. Os prazos de validade dos créditos para aproveitamento serão de, no máximo, cinco anos. Deve ser observado o limite que consta no Regulamento do PPGCOM.

É possível aproveitar créditos de disciplinas cursadas no PPGCOM/PUCRS, na qualidade de Aluno Especial.


FREQUÊNCIA

Para fins de aprovação nas disciplinas, além dos trabalhos regulares a serem realizados, a frequência é obrigatória, exigindo-se um mínimo de presença em 75% do total das aulas ministradas. Cada disciplina terá 15 encontros semestrais, sendo que o professor poderá compensar ausências em horários alternativos, desde que acordado com os alunos. A carga horária é variada:

  • Disciplinas – 03 créditos (45 horas/aula)
  • Seminários – 02 créditos (30 horas/aula) ou 01 crédito (15horas/aula)

AVALIAÇÃO

Uma avaliação é feita em cada disciplina por meio de graus numéricos, expressos em valores de zero a dez. Será considerado aprovado o aluno que alcançar, no mínimo, grau final não inferior a 6,0 (seis).


ENTREGA DE TRABALHOS

A entrega de trabalhos de conclusão de disciplinas terá como prazo data estabelecida pelo professor que seguirá o calendário acadêmico da Universidade.


TÍTULO CONFERIDO

Os títulos de Mestre ou de Doutor em Comunicação Social são conferidos com a especificação da área de concentração.


CANCELAMENTO OU TRANCAMENTO DE DISCIPLINAS

O trancamento ou cancelamento de disciplina(s) deverá ser solicitado em requerimento dirigido à Comissão Coordenadora, contendo justificativa e assinatura do professor orientador. Esse pedido poderá ser efetuado uma única vez em cada disciplina do curso.


BANCA DE QUALIFICAÇÃO

Estarão aptos a solicitar Banca de Qualificação os alunos que tiverem concluído com aprovação um mínimo de 17 créditos para os mestrandos e 30 créditos para os doutorandos. As inscrições para a Banca de Qualificação deverão ser feitas em formulário próprio solicitado à secretaria. A banca será composta pelo orientador e mais dois professores doutores. Um dos dois avaliadores se comprometerá a constituir a Banca de Defesa no momento da conclusão do projeto de pesquisa. O Relatório para a Banca de Qualificação deverá ser entregue, em três exemplares, na secretaria do PPGCOM, juntamente com um formulário indicando a nominata sugerida pelo orientador para compor a Banca Examinadora. A Banca de Qualificação não é pública e sua realização ocorrerá 15 dias após a entrega do Relatório, que deverá observar as regras da ABNT. O projeto examinado poderá ser aprovado, aprovado com recomendações ou reprovado. Haverá uma ata da banca que registrará as recomendações ao aluno para prosseguir na realização da dissertação/tese. O relatório a ser apresentado à banca deverá contar com a aprovação do orientador e apresentar as seguintes etapas:

  1. Folha de rosto com a identificação do aluno e o título provisório da dissertação/tese
  2. Projeto de dissertação/tese (apresentação da justificativa, objetivos, problemas, hipóteses (facultativo) e procedimentos metodológicos adotados para a realização da dissertação/tese)
  3. Apresentação da literatura sobre o objeto da tese (revisão bibliográfica a respeito do assunto)
  4. Apresentação dos resultados preliminares da pesquisa elaborada para a dissertação/tese (caso já existam alguns resultados)
  5. Referências bibliográficas
  6. O Relatório de Qualificação de Mestrado deverá conter, no mínimo 50 páginas e o Relatório de Qualificação de Doutorado deverá conter, no mínimo, 120 páginas, excluídas as referências bibliográficas.

Obs.: qualificação de Mestrado deverá ocorrer, no máximo, até seis meses antes da defesa final, cujo prazo é de 24 meses de curso, podendo ser prorrogado unicamente por um semestre. Se a defesa final acontecer no 24º mês, a qualificação será feita até o 18º mês. Se houver prorrogação de seis meses para 30 meses, a qualificação acontecerá até o 24º mês. Não será concedida a prorrogação de 24 para 30 meses sem a qualificação.

A Qualificação de Doutorado deverá acontecer até 12 meses antes da defesa final, cujo prazo é de 48 meses, podendo ser prorrogado por mais um semestre. Não haverá prorrogação se a qualificação já não tiver sido feita, no mínimo, seis meses antes da matrícula para o semestre suplementar.

FORMULÁRIO PARA BANCA DE QUALIFICAÇÃO


BANCA DE DEFESA

A Comissão Examinadora de Dissertação ou Tese será constituída, a partir da indicação do professor orientador, sendo integrada:

  • Mestrado: por três (3) professores doutores: dois do Programa, sendo um deles o orientador, e um terceiro professor convidado, externo ao PPGCOM, podendo ser da PUCRS ou de outra instituição, filiado a um programa de pós-graduação.
  • Doutorado: por cinco (5) professores doutores: dois do Programa, sendo um deles o orientador, um professor convidado externo ao PPGCOM, podendo ser de outro PPG da PUCRS, e dois externos à Universidade, filiados a um programa de pós-graduação.

A Dissertação ou Tese deverá ser entregue na secretaria do PPGCOM, juntamente com um formulário indicando a nominata sugerida pelo orientador para compor a Banca Examinadora.

A Banca de Defesa é pública e sua realização ocorrerá 30 dias após a entrega do trabalho, que deverá observar as regras da ABNT. Cada membro da Comissão Examinadora, com exceção do orientador, atribuirá um conceito: Aprovado ou Aprovado com louvor ou reprovado.

O aluno deverá entregar à secretaria do Programa:

  • Mestrado: três exemplares (3) em PDF em pen drive ou a cópia física, de acordo com a necessidade do (s) membro (s) da banca, que serão encaminhados para a Comissão Examinadora; e depois da defesa, mais um exemplar em pdf por e-mail para a secretaria do PPGCom, ([email protected]) no qual constará as retificações solicitadas pela Banca.
  • Doutorado: cinco (5) exemplares em PDF em pen drive ou a cópia física, de acordo com a necessidade do (s) membro (s) da banca, que serão encaminhados para a Comissão Examinadora; e depois da defesa, mais um exemplar, no quais constará as retificações solicitadas pela Banca.

O diploma somente será homologado e encaminhado após a entrega dos exemplares acima especificados contendo o exemplar da dissertação/tese.

FORMULÁRIO PARA BANCA DE DEFESA


Onde publicar

O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Acesse o link abaixo para buscar revistas na área da Comunicação:

http://www-periodicos-capes-gov-br.ez94.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pmetabusca&mn=70&smn=78&sfx=find-ej-1&type=p&sfx=buscaRapida&Itemid=136


BIBLIOTECA

Os alunos do PPGCOM poderão usar a Biblioteca Central (prédio 16) para o empréstimo e consulta de livros e periódicos.