Informações para alunos

NÚMERO DE CRÉDITOS

  • Curso de Mestrado: é composto de 18 créditos em disciplinas e orientação de Dissertação.
  • Curso de Doutorado é composto de 30 créditos em disciplinas e de orientação da Tese.
  • No caso de haver interesse em disciplinas de outros Programas da PUCRS (ou mesmo de outros Programas externos à PUCRS), o (a) aluno (a) somente aproveitará estes créditos se contar com a indicação do (a) orientador (a) e a autorização da Comissão Coordenadora do PPGCOM.
  • Todas as disciplinas do PPGCOM têm 03 créditos, com exceção das intensivas, sendo oferecidas tanto para alunos (as) do Curso de Mestrado quanto para os (as) de Doutorado.
  • No decorrer dos cursos os (as) alunos (as) do PPGCOM deverão cursar as disciplinas obrigatórias de Teorias da Comunicação, Metodologia da Pesquisa em Comunicação e a do seu (sua) orientador (a).

PLANO DE APOIO DISCENTE

O PAD (Plano de Apoio Discente) é destinado ao custeio de atividades de pesquisa desenvolvidas no âmbito de Programas de Pós-Graduação. As atividades custeadas são definidas pelo Manual de Procedimentos da PROPESQ e devem estar relacionadas aos estudos e à produção de Dissertações e Teses, bem como à manutenção e desenvolvimento dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Dentre os itens financiáveis pelo Programa encontram-se atividades como fomento à participação de estudantes e professores em eventos científicos nacionais e no exterior, desde que possuam relação estreita com as atividades desenvolvidas no âmbito do curso de Pós-Graduação e que atendam aos critérios estabelecidos pelo regulamento do Programa. Neste sentido, informamos que são financiáveis inscrições em eventos, passagens aéreas, passagens terrestres e publicação de artigo referente à sua Dissertação/Tese em periódicos científicos.

            Para submeter sua solicitação de apoio, o interessado deverá providenciar documentação que comprove a participação no evento ou carta de aceite para publicação de artigo, preencher o formulário específico apresentado no final deste documento e encaminhar os materiais para a secretaria geral do Programa. As solicitações deverão ser submetidas no prazo mínimo de até 30 (trinta) dias antes do evento.

No caso de evento, o trabalho selecionado para apresentação deverá ser completo, com tema relacionado com a Tese/Dissertação do aluno. O evento escolhido deverá possuir relevância para a área, além da participação ser considerada interessante pelo Programa. É necessário apresentar carta de aceite do trabalho a ser apresentado na solicitação do pedido, juntamente com anuência do (a) orientador (a).

Após a participação no evento ou a publicação do texto, o (a) discente deverá realizar uma apresentação para a comunidade acadêmica do PPGCOM. O evento poderá ser presencial ou online e deverá ser focado em questões que envolvem a produção do material e como outros alunos também podem realizar isto futuramente.

A Comissão Coordenadora do PPGCOM irá deliberar sobre a avaliação do pedido de auxílio. A aprovação também está condicionada à disponibilidade do valor junto ao orçamento do Programa.

Informações Adicionais:

Estão aptos para solicitar apoio:

  • Estudantes de Mestrado e Doutorado de Pós-Graduação regularmente matriculados e com no mínimo 50% dos créditos concluídos;
  • Estudantes que já concluíram o curso (egressos) selecionados para eventos cuja apresentação de trabalho acadêmico esteja relacionada com o tema da sua dissertação/tese;
  • Alunos aprovados com distinção de Louvor na Banca de Dissertação e/ou Tese ou com média geral não inferior a 9.0 [nove ponto zero] na soma das disciplinas cursadas. Em caso de desempate, será considerada a média mais alta. A distinção com Louvor na Dissertação e/ou Tese é necessária para alunos que já concluíram sua titulação.

Eventos de interesse do Programa:

Eventos Nacionais/Regionais: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom) Nacional e Regional, Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores de. Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abracorp), Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), Encontro Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Rede Alcar), Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine), Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) e outros que forem considerados de interesse.

Eventos Internacionais: Congresso da Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC), Congresso Ibero-Americano de Comunicação (IBERCOM), Congresso da Federação Lusófona de Ciências da Comunicação (Lusocom), Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM), Congresso da International Association for Media and Communication Research (IAMCR), Congresso da International Communication Association (ICA), Congresso da Media Ecology Association (MEA) e outros que forem considerados de interesse.

Documentos Necessários

O aluno deverá apresentar estes documentos no momento da entrega da sua solicitação de auxílio:

  • Histórico acadêmico comprovando os créditos concluídos;
  • Carta de aceite do trabalho a ser apresentado;
  • Orçamento para o serviço com CNPJ (quando existente);
  • Íntegra do documento que será publicado;
  • Formulário presente no final deste documento;
  • Anuência do(a) orientador(a).

Observações importantes sobre a solicitação:

  • A solicitação de auxílio deve ser encaminhada via Secretaria do PPGCOM, juntamente com os documentos necessários em um prazo mínimo de 30 (trinta) dias de antecedência ao evento;
  • A passagem aérea sempre será adquirida pela PUCRS, sem a possibilidade de ressarcimento de passagens adquiridas. A definição da companhia aérea e horário é feita considerando o voo de menor valor dentro do intervalo de horários solicitados bem como margem para eventuais contratempos;
  • Para orçamentos em moeda estrangeira, é necessário informar a conversão informada pelo site do Banco Central;
  • O benefício será concedido aos discentes uma vez ao ano, devendo estes respeitar o prazo de concessão anual para encaminhar nova solicitação;
  • Após a participação no evento ou a publicação do texto, o aluno deverá realizar uma apresentação para a comunidade discente;
  • A aprovação da solicitação estrá condicionada a disponibilidade do valor junto ao orçamento do Programa.

FORMULÁRIO


APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS

  • É possível o aproveitamento de créditos para Mestrandos (as) e Doutorandos (as), obtidos em disciplinas de cursos afins ao programa de estudo do (a) Aluno (a) Regular, cursadas em outros PPGs/PUCRS ou em PPGs de outras instituições de ensino superior, reconhecidas pelo MEC, ministradas por professor doutor. Para tanto, o (a) aluno (a) deverá encaminhar, no decorrer do curso, pedido por escrito, juntamente com as ementas e programas das disciplinas e respectivas cargas horárias, ano/semestre, ministrante e titulação do (a) professor (a) responsável, com carimbo da instituição de origem. Os aproveitamentos serão analisados pela Comissão Coordenadora do PPGCOM, observando os limites que constam no Regulamento do PPGCOM.
  • É possível aproveitar créditos de disciplinas cursadas no PPGCOM/PUCRS, na qualidade de Aluno Especial.
  • É possível aproveitar créditos por atividades de formação acadêmica e profissional, para tanto, o (a) aluno (a) deverá encaminhar, no decorrer do curso, pedido por escrito através de formulário próprio disponível na página do PPGCOM, juntamente com as respectivas comprovações. Os pedidos serão analisados pela Comissão Coordenadora do PPGCOM, observando os limites que constam regulamentados na Instrução Normativa Nº 001/2022.
Regulamento
Instrução normativa
Formulário de aproveitamento de créditos

 


FREQUÊNCIA

Para fins de aprovação nas disciplinas, além dos trabalhos regulares a serem realizados, a frequência é obrigatória, exigindo-se um mínimo de presença em 75% do total das aulas ministradas. Cada disciplina terá 15 encontros semestrais, sendo que o professor poderá compensar ausências em horários alternativos, desde que acordado com os alunos. A carga horária é variada:

  • Disciplinas – 03 créditos (45 horas/aula)
  • Seminários – 02 créditos (30 horas/aula) ou 01 crédito (15horas/aula)

AVALIAÇÃO

Uma avaliação é feita em cada disciplina por meio de graus numéricos, expressos em valores de zero a dez. Será considerado aprovado o aluno que alcançar, no mínimo, grau final não inferior a 6,0 (seis).


ENTREGA DE TRABALHOS

A entrega de trabalhos de conclusão de disciplinas terá como prazo data estabelecida pelo professor que seguirá o calendário acadêmico da Universidade.


TÍTULO CONFERIDO

Os títulos de Mestre ou de Doutor em Comunicação Social são conferidos com a especificação da área de concentração.


CANCELAMENTO OU TRANCAMENTO DE DISCIPLINAS

O trancamento ou cancelamento de disciplina(s) deverá ser solicitado em requerimento dirigido à Comissão Coordenadora, contendo justificativa e assinatura do professor orientador. Esse pedido poderá ser efetuado uma única vez em cada disciplina do curso.


BANCA DE QUALIFICAÇÃO

Estarão aptos a solicitar Banca de Qualificação os (as) alunos (as) que tiverem concluído com aprovação um mínimo de 11 créditos para os mestrandos (as) e 24 créditos para os doutorandos (as). As inscrições para a Banca de Qualificação deverão ser feitas em formulário próprio solicitado à secretaria ou disponível na página do PPGCOM. A banca será composta pelo (a) orientador (a) e mais 2 professores (as) doutores (as). Um (a) dos (as) 2 avaliadores (as) se comprometerá a constituir a Banca de Defesa no momento da conclusão do projeto de pesquisa. O Relatório para a Banca de Qualificação deverá ser entregue, no formato PDF, na secretaria do PPGCOM, juntamente com um formulário indicando a nominata sugerida pelo (a) orientador (a) para compor a Banca Examinadora. A Banca de Qualificação não é pública e sua realização ocorrerá 15 dias após a entrega do Relatório, que deverá observar as regras da ABNT. O projeto examinado poderá ser aprovado, aprovado com recomendações ou reprovado. Haverá uma ata da banca que registrará as recomendações ao (à) aluno (a) para prosseguir na realização da dissertação/tese. O relatório a ser apresentado à banca deverá contar com a aprovação do (a) orientador (a) e apresentar as seguintes etapas:

  1. Folha de rosto com a identificação do (a) aluno (a) e o título provisório da dissertação/tese
  2. Projeto de dissertação/tese (apresentação da justificativa, objetivos, problemas, hipóteses (facultativo) e procedimentos metodológicos adotados para a realização da dissertação/tese)
  3. Apresentação da literatura sobre o objeto da tese (revisão bibliográfica a respeito do assunto)
  4. Apresentação dos resultados preliminares da pesquisa elaborada para a dissertação/tese (caso já existam alguns resultados)
  5. Referências bibliográficas
  6. O Relatório de Qualificação de Mestrado deverá conter, no mínimo 50 páginas e o Relatório de Qualificação de Doutorado deverá conter, no mínimo, 120 páginas, excluídas as referências bibliográficas.

Obs.: qualificação de Mestrado deverá ocorrer, no máximo, até seis meses antes da defesa final, cujo prazo é de 24 meses de curso, podendo ser prorrogado unicamente por um semestre. Se a defesa final acontecer no 24º mês, a qualificação será feita até o 18º mês. Se houver prorrogação de seis meses para 30 meses, a qualificação acontecerá até o 24º mês. Não será concedida a prorrogação de 24 para 30 meses sem a qualificação.

A Qualificação de Doutorado deverá acontecer até 12 meses antes da defesa final, cujo prazo é de 48 meses, podendo ser prorrogado por mais um semestre. Não haverá prorrogação se a qualificação já não tiver sido feita, no mínimo, seis meses antes da matrícula para o semestre suplementar.

FORMULÁRIO PARA BANCA DE QUALIFICAÇÃO


BANCA DE DEFESA

A Comissão Examinadora de Dissertação ou Tese será constituída, a partir da indicação do (a) professor (a) orientador (a), sendo integrada:

Mestrado: por três professores doutores: dois do Programa específico, sendo um deles o (a) orientador (a), e um (a) terceiro (a) professor (a) convidado (a) externo (a) ao Programa específico ou externo à própria Universidade. Dos três professores, dois deverão ter participado da Banca de Qualificação, sendo um deles o (a) orientador (a);

Doutorado: por cinco (5) professores doutores: dois do Programa específico, sendo um deles o (a) orientador (a), um (a) professor (a) convidado (a) fora do Programa específico, e ainda dois convidados fora da própria Universidade, sendo um deles de preferência de um outro estado da federação. Dos cinco professores, dois deverão ter participado da Banca de Qualificação, sendo um (a) deles o (a) orientador (a).

A Dissertação ou Tese deverá ser enviada à secretaria do PPGCOM, no formato PDF, juntamente com um formulário específico disponível na página do PPGCOM indicando a nominata sugerida pelo (a) orientador (a) para compor a Banca Examinadora, que terão um prazo mínimo de 20 dias para o recebimento da Dissertação ou Tese.

A Banca de Defesa é pública e sua realização ocorrerá 30 dias após a entrega do trabalho, que deverá observar as regras da ABNT. Cada membro da Comissão Examinadora, com exceção do (a) orientador (a), atribuirá um conceito: Aprovado ou Aprovado com louvor ou reprovado.

O aluno deverá entregar à secretaria do Programa:

Mestrado: A dissertação no formato PDF ou a cópia física, de acordo com a necessidade do (s) membro (s) da banca, que serão encaminhados para a Comissão Examinadora em um prazo mínimo de 20 dias; No prazo máximo de até 30 após a defesa o (a) mestrando  (a) deverá enviar ao orientador (a)  a versão final da dissertação para validação dos ajustes realizados, a partir disso o (a) orientador (a) será responsável por submeter o arquivo final acompanhado de um breve parecer para a secretaria do PPGCOM, indicando seu parecer favorável à publicação.

Doutorado: A tese no formato PDF ou a cópia física, de acordo com a necessidade do (s) membro (s) da banca, que serão encaminhados para a Comissão Examinadora em um prazo mínimo de 20 dias; No prazo máximo de até 30 após a defesa o (a) doutorando  (a) deverá enviar ao orientador (a)  a versão final da dissertação para validação dos ajustes realizados, a partir disso o (a) orientador (a) será responsável por submeter o arquivo final acompanhado de um breve parecer para a secretaria do PPGCOM, indicando seu parecer favorável à publicação.

O diploma, somente será emitido e homologado após entrega da versão final, conforme especificações acima respeitando os prazos estipulados pela Coordenadoria de Registro Acadêmico.

FORMULÁRIO PARA BANCA DE DEFESA


Onde publicar

O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Acesse o link abaixo para buscar revistas na área da Comunicação:

http://www-periodicos-capes-gov-br.ez94.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pmetabusca&mn=70&smn=78&sfx=find-ej-1&type=p&sfx=buscaRapida&Itemid=136


BIBLIOTECA

Os alunos do PPGCOM poderão usar a Biblioteca Central (prédio 16) para o empréstimo e consulta de livros e periódicos.