Tendências 2023: relações sociais, cidades e mobilidade elétrica

Professores da PUCRS refletem sobre as tendências para o próximo ano em diversas áreas

04/01/2023 - 19h30
tendência 2023

Foto: Divulgação

Depois de mais um ano de incertezas e grandes eventos mundiais acontecendo, o próximo ano promete novos desafios e aprendizados. O PUCRS Pesquisa realizou um especial com pesquisadores de diferentes áreas e Escolas da Universidade para entender quais serão as tendências para 2023. Vamos falar sobre temas como Cidades, Tecnologia, Relações Sociais e Cuidado Humano, a partir da perspectiva dos professores e pesquisadores Eduardo Campos Pellanda e Francisco Arseli Kern. Confira! 

Competências socioemocionais e cuidado humano 

Globalmente, o ano de 2022 foi caracterizado por uma série de aprendizados e desafios complexos, é o que aponta o professor e pesquisador da Escola de Humanidades Francisco Arseli Kern. Ele explica que no ano que passou, novas dinâmicas relacionais foram instauradas em nosso cotidiano, trazendo transformações importantes e a necessidade de criarmos novas formas de comunicação com o outro, por exemplo. 

Para o docente, estamos aprendendo e reaprendendo aos poucos que “tudo o que tem vida pede por cuidado”. Seguindo essa lógica, em sua previsão para 2023, ele ressalta a importância do desenvolvimento de competências socioemocionais, como autoconsciência emocional, transparência, franqueza e autenticidade no trato das emoções e das convicções das metas a serem atingidas. Se destacam também a capacidade de mediação de crises, adaptabilidade, flexibilidade, otimismo para visualizar o melhor da situação, empatia para ter escuta sensível e colaboração para trabalhar em equipe, com um clima amistoso e solidário, entendendo que todas as partes têm poder de voz para se manifestar.  

“O que nos cabe é potencializarmos a vida em todas suas manifestações e expressões, fazendo do cuidado a nossa essência humana. Quem sabe, esta possa ser a tendência para 2023 para um mundo com menos dor, menos sofrimento, mais igualdade humana, social e cuidado com a vida”, pontua Francisco.  

Cidades, Comunicação e Tecnologia 

living 360, alunos, comunidade

Foto: Camila Cunha

Após um período mais intenso de pandemia, 2022 foi o primeiro ano em que descobrimos novos hábitos de sociabilidade e comunicação nas cidades. Na PUCRS, o professor e pesquisador da Escola de Comunicação, Artes e Design Eduardo Campos Pellanda coordena o grupo de pesquisa Ubiquidade e Convergências Tecnológicas na Comunicação, responsável por analisar comportamentos e compreender tendências e aspectos de comunicação na sociedade.  

Conforme o pesquisador, neste ano que passou se intensificou a presença de Nômades Digitais, ou seja, empresários e profissionais que conseguem realizar suas tarefas de trabalho independente de sua localização física. Este grupo de pessoas faz uso de novas tecnologias, navegação em nuvem e internet para conduzir seus negócios, trabalhar remotamente e produzir renda de onde quer que estejam vivendo. Pellanda cita a cidade de Lisboa, em Portugal, como um exemplo de cidade que realiza ações para atrair este tipo de profissional, como a oferta de cafeterias, locações e espaços públicos com conforto e boa conexão com internet. 

Com as análises e levantamentos feitos no grupo de pesquisa para entender os novos espaços virtuais, o docente destaca como tendência para 2023 as cidades projetadas virtualmente no metaverso. Mais do que apenas um espaço digital, o metaverso apresenta um ambiente virtual onde as pessoas podem interagir entre si e fazer atividades típicas do mundo físico, como assistir shows. Nos últimos anos, cidades como Seul, na Coreia do Sul, já apresentaram estruturas como o prédio da prefeitura no metaverso para que seus cidadãos pudessem criar avatares e explorar o espaço virtual. 

carros elétricos, Labelo E-mobility, tendência 2023

Imagem: Divulgação

Além disso, o docente ressalta o Tik Tok e o Be Real como novas redes sociais em ascensão e devem permanecer influentes no próximo ano. Como coordenador do Plug, hub do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS que discute o futuro da mobilidade, Pellanda é também responsável por realizar diversas pesquisas sobre carros elétricos e mobilidade sustentável, nas quais observa o crescimento deste mercado e das iniciativas de empresas e entidades de fomento à tecnologia. 

Leia: Mobilidade sustentável pode transformar as cidades profundamente  

Para o futuro, deve entrar em operação o E-mobility, primeiro laboratório privado para ensaios de baterias para carros elétricos do Brasil, que será instalado na PUCRS. Uma iniciativa em parceria entre setores públicos e privado, que contará com equipamentos rastreados e calibrados, garantindo mais segurança e melhor desempenho às baterias e estações de carga dos veículos.  

A PUCRS recebeu em 2022 a visita de especialistas da Coreia do Sul para debater os avanços da mobilidade elétrica. Principal referência mundial na mobilidade elétrica, o país tem avançado na transição de veículos a combustão para modelos eletrificados, com a produção de veículos e instalação de estrutura para o carregamento. Em 2020, o governo da cidade de Seul, capital sul-coreana, anunciou a iniciativa “Sem Diesel”, que pretende substituir 100% dos carros a combustão por veículos elétricos e movidos a hidrogênio em todo o setor público até 2025.   

Saiba mais: PUCRS sediará primeiro laboratório para segurança e desempenho de baterias 


Leia Mais Veja todas