Carros elétricos: PUCRS sediará primeiro laboratório para segurança e desempenho de baterias

Projeção aponta que em 2035 mais de 60% dos veículos comercializados no País possuirão baterias elétricas

29/04/2022 - 12h02
carros elétricos

Laboratório E-mobility será na PUCRS

O primeiro laboratório privado para ensaios de baterias para carros elétricos do Brasil será instalado na PUCRS . Fruto de parceria entre setores público e privado, o espaço nomeado E-mobility contará com equipamentos rastreados e calibrados, que garantam mais segurança e melhor desempenho às baterias e estações de carga dos veículos. O anúncio de definição da sede foi feito pelas instituições durante a Expo Dubai 2022.  

Com início da operação prevista para 2023, o laboratório atende à crescente demanda mundial por carros elétricos mais econômicos e menos poluentes. Além da importância para o mercado interno, que até 2035 deverá ser composto em sua maioria por veículos híbridos e elétricos, o Brasil será pioneiro na América Latina no estabelecimento dos requisitos para este tipo de produto, podendo exportar tecnologia e conhecimento aos países vizinhos.   

O projeto é fruto de uma cooperação entre Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), PUCRS – por meio de seu complexo de Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica, Calibração e Ensaios (Labelo) – e o grupo global de certificação de produtos PCN, da Coreia do Sul. No evento, a indústria nacional esteve representada por Fernando Castelão, Diretor Geral da Divisão de Baterias de Lítio e dos Negócios de Logística e Transportes no Grupo Moura, e Raphael Torrano, Diretor Executivo na unidade da WEG no Oriente Médio.  

Alavancando a mobilidade elétrica  

A iniciativa está fundamentada no Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação. A Universidade, por meio do Labelo – reconhecido como um dos mais importantes do segmento no Brasil por sua relevância e capacidade técnica na calibração de instrumentos de medição e ensaios da conformidade para certificação de produtos -, será responsável por gerenciar o fundo arrecadado, construir o laboratório e comprar equipamentos.    

O anúncio da construção no Rio Grande do Sul é um dos desdobramentos de um termo de cooperação firmado no final de 2021. O objetivo macro do termo é desenvolver infraestrutura de qualidade no segmento de mobilidade, fazendo com que carros elétricos e operações cheguem aos consumidores de maneira segura, eficiente e padronizada.   

carros elétricos, Labelo E-mobility

Projeto atende à crescente demanda por carros elétricos

Também em Dubai, o Inmetro firmou uma carta de intenção junto ao Ministério de Comércio, Indústria e Energia do governo sul coreano, representado pelo ente público KTL (Korea Testing Laboratory), um dos laboratórios mais avançados do mundo para avaliações em sistemas de controle e armazenamento de energia. O acordo prevê a importação e transferência de tecnologia para as Diretorias de Metrologia Científica, Metrologia Legal e a Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro, além de atividades de benchmarking que subsidiarão as operações do laboratório no Brasil.  

O diretor do Labelo-PUCRS, Israel Teixeira, destaca que, para a Universidade, participar da criação e implementação do laboratório é uma forma de assumir em plenitude as funções inerentes à gestão do conhecimento: a geração, o armazenamento e a sua disponibilidade e transferência à sociedade. “A PUCRS tem um direcionamento estratégico de inovação e desenvolvimento. Integrar esse projeto é uma missão da qual nos orgulhamos e um grande compromisso que assumimos”, ressalta.  

Segundo o presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson, o laboratório atenderá a crescente demanda mundial por carros elétricos e a tecnologia e conhecimento adquiridos poderão ser exportados aos países vizinhos. Já Kim Rieffel, CEO para as operações da PCN na América Latina, destaca a importância da celebração do acordo junto ao governo sul coreano. 

“Referência mundial em sistemas de controle e armazenamento de energia, a Coreia do Sul é uma das nações que mais trabalha o conceito de mobilidade elétrica. A ideia é que possamos, com base nesta e outras referências internacionais, estabelecer no Brasil boas práticas de certificação dentro do segmento, garantindo a proteção dos consumidores e a concorrência justa entre os players do mercado”, ressalta Rieffel.  

O Labelo   

É responsável por calibração de instrumentos de medição e ensaios da conformidade para certificação de produtos. Com a missão de preservar a vida através dos cuidados com a segurança, contribui para garantir ao mercado a oferta de bens e serviços que atendam aos critérios de qualidade para o consumidor final há mais de 50 anos. Presta serviços à indústria e contribui para garantir a oferta de bens e serviços que atendam aos critérios de qualidade para o consumidor final. Conheça os laboratórios. 

Leia também: Mobilidade sustentável pode transformar as cidades profundamente


Leia Mais Veja todas